segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como Fazer Mocidade na Casa Espírita


A estrutura de trabalho que apresentaremos está detalhada no livro: Noções Básicas de Evangelização Juvenil (www.editoraautadesouza.com.br)

A INTEGRAÇÃO DO JOVEM NO CENTRO ESPÍRITA
“A melhor forma de integração do jovem, na Casa Espírita, é através do trabalho. [...]. O jovem espírita é o nosso continuador. Engajá-lo nas atividades habituais, procurando fazer com que ele sinta a responsabilidade da casa, que se vincule, que assuma compromissos dentro do seu nível de conhecimento e das suas possibilidades [...] para que nos ajudem a arrebentar os ranços que trazemos do passado e dêem ao nosso movimento uma dinâmica nova.” (Divaldo Franco, Diálogo com dirigentes e trabalhadores espíritas, 3. ed., p. 67-69).
O INSTITUTO DO JOVEM
O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos. Proporcionará à juventude um espaço participativo, criativo e de interação cristã. Dividir-se-á em duas ações: formação da mentalidade cristã do jovem e a especialização de trabalhadores para a Evangelização Juvenil.
Organização do Instituto do Jovem
O Instituto do Jovem compõe uma estrutura organizacional específica como os demais Institutos da Casa Espírita, trabalhando em conjunto com ações especializadas junto à Direção da Instituição, e é composto pelas seguintes funções administrativas:
- Direção do Instituto Jovem;
- Conselho Executivo do Instituto Jovem;
- Secretaria Geral;
- Escola para Formação de trabalhadores;
- Núcleo de Mocidade;
- Núcleo do Trabalhador Jovem;
- Núcleos especializados.
Add caption


A MOCIDADE ESPÍRITA
A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem a partir de 12 anos nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuição do jovem para a própria Mocidade e para o Centro Espírita a qual está vinculado.  Propõe em seu trabalho, cursos, atividades práticas, oficinas de arte e recreação, atividades de reforma íntima e alegria cristã que visam enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação.
“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).

  • Objetivos da Mocidade Espírita:
- TRAÇAR DIRETRIZES SEGURAS, DENTRO DO EVANGELHO, A FIM DE QUE, ATRAVÉS DA SUA FORMAÇÃO MORAL, SEJA O JOVEM A BASE DE UMA SOCIEDADE FELIZ.
- ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MORAL E PSICOLÓGICO DO JOVEM, PROPORCIONANDO ESTUDOS DOUTRINÁRIOS E ATIVIDADES PRÁTICAS.

- ESTIMULAR O JOVEM AO TRABALHO E À INICIATIVA DA AUTO-EDUCAÇÃO.

- PROPICIAR MEIOS DE INTEGRAR A JUVENTUDE A JESUS

  • Estrutura Pedagógica

Divisão em níveis
A editora Auta de Souza divulga a metodologia “O Centro Espírita: Escola da alma”, que em sua proposta de evangelização tem início na Escola de Evangelização Espírita Infantil com a divisão pedagógica em Nível I (Crianças de 0 a 5 anos) e Nível II (Crianças de 06 a 11 anos) dando continuidade na Mocidade com os níveis III (Jovens de 12 e 13 anos) e Nível IV(Jovens a partir de 14 anos), cada nível possui uma grade curricular própria com vistas a um atendimento adequado a cada realidade.
O atendimento aos jovens que participam da Mocidade dar-se-á em dois níveis obedecendo ao critério de idade, visto a necessidade de um acompanhamento adequado às transformações espirituais, físicas e psicológicas específicas de cada fase.
Esta divisão em níveis fica estabelecida apenas para fins pedagógicos.

Nenhum comentário: