Dinâmicas







FAIXA  ETÁRIA - 4  a  7   anos



Escravos de Jó Diferente

(A partir dos 5 anos.)
 
OBJETIVO GERAL: Observação da importância da participação no
grupo e do compromisso com seus objetivos.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Cantar a música, passando os objetos sem
errar.
COMO APLICAR:
- Forme um círculo no chão com todas as pessoas presentes.
Distribua as peças a serem passadas (caixas de fósforo, bloquinhos
de madeira, etc.).
- Explique que vamos fazer o jogo três vezes seguidas: a primeira,
cantando a letra; a segunda, cantando "lá-lá-lá-lá"; e a terceira, em
silêncio.
- Cada vez que o grupo errar, irá se dividir em dois. Isto ocorre
sucessivamente até que se tenham apenas duplas ou trios jogando.
- Agora, proponha que os grupos se unam e tentem conseguir chegar
ao fim sem errar.
- Processamento do jogo: Como cada um se sentiu? Qual a
importância de todos colaborarem? E outros comentários que
surgirem.






Atividade: Máquina do Tempo

Objetivo: Identificar em Jesus o modelo mais perfeito que Deus oferece a humanidade e o
 caminho para sermos felizes, através da vivência de sua doutrina.
 Conteúdo: Jesus - O modelo, o caminho, a verdade e a vida.
  Reforma íntima
  Lei de causa e efeito
1º MOMENTO: IMITAÇÃO
O evangelizador convidará as crianças a participarem da atividade de seguir o mestre imitando tudo o que ele fizer.
Ex.: Sons, ações, simples, ações amorosas, movimento de animais, etc .
2º MOMENTO:
Todos sentados em roda, perguntar o que mais gostaram de imitar buscando direcionar para as ações amorosas.
- Vamos pensar: quem seria a pessoa mais legal que vocês gostariam de imitar?
- Imitar é bom?
- Questionar o por que de querer imitar a pessoa escolhida levando- as a deduzirem que as coisas boas que ela faça foi imitação dos atos e ensinos de Jesus. Citar o trecho "Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão pelo meu intermédio."
Sendo assim, quem é modelo mais perfeito para imitarmos que Deus nos deu?
Para isso devemos  conhece- lo bem. Vocês já pensaram se pudéssemos voltar no tempo e
conhece- lo  pessoalmente? Seria a melhor forma de conhece- lo?
Na verdade não podemos, mas na imaginação podemos sim. Podemos até voltar na infância de Jesus.
Vocês gostariam de viajar na minha máquina do tempo?
OBS: Questionar todas as respostas dadas diante das situações apresentadas, tanto das vividas por Jesus quanto
se fossem com eles inclusive as consequencias de uma má reação - lei de causa e efeito.






Anjos da guarda

Grupo FEPC
A respeito deste tema espírita, observamos crianças com alguma clareza e outras bem confusas. Isso vem, em parte, da educação no lar e de provirem de outras religiões, mas também de divulgações espíritas, que às vezes usam anjos com asinhas e outras imagens que não correspondem à visão espírita. O que podemos fazer a respeito? Como falar destes anjos sem fazer confusão com todo este "modismo" de anjos em livros e programas de rádio e TV?
A idéia que propomos nos dois planos a seguir seria não começar diretamente falando de um "ícone" como o anjo-da-guarda, mas com algumas questões sobre sermos Espíritos reencarnados e nossa situação aqui na Terra.
Plano de trabalho 1 - 3 a 6 anos
Objetivo: Refletir sobre o que é o anjo-da-guarda, como ele atua e como/quando podemos contar com ele.
Idade sugerida: 3 a 6 anos
Parte 1 (na semana anterior):
Plantar um feijão, no algodão, num copinho plástico de café.
Cada criança levará para casa um copinho onde colocaria algodão, um feijãozinho e um pouquinho de água. Depois, com a participação da mãe, cada criança regaria a sementinha durante toda a semana, até a próxima aula.
Pedir para que a criança traga um de seus brinquedos, além do feijãozinho, na próxima semana.
Parte 2: Diálogo
Ao chegar, conversaríamos sobre como é cuidar de uma sementinha. Dá trabalho? Foi bom?
E assim,enquanto o feijãozinho brota, estaríamos conversando com as crianças sobre a criação, o surgimento da vida, a proteção necessária para que a vida se estabeleça. Falaríamos, então, sobre nossa proteção, faríamos analogias, utilizando exemplos concretos para a criança começar a entender:
O que é proteger? Como se protege uma plantinha? Como se protege uma criança pequena? A criança pequena protege alguém? Se "não", por que "não"? Quais as qualidades que precisa ter "o que" ou "quem protege"? Deus nos protege? De que formas? Se nossos pais nos protegem, quem protege hoje nossos pais? Contamos com algum tipo de proteção e ajuda em nosso progresso, enquanto estamos aqui na Terra? Quem seriam estes seres que nos ajudam e protegem?
(A hipótese dos anjos surgiria, então, vinda dos alunos, e nós poderíamos verificar o que é plausível e o que não é, na idéia tradicional do anjo-da-guarda.)
Parte 3: Troca dos brinquedos
Colocar todos os brinquedos no centro do círculo, misturar e redistribuir de modo que ninguém fique com o seu próprio.
Vamos brincar agora de ser anjos-da-guarda dos brinquedos dos nossos amigos! O que precisamos ser para ser bons anjos da guarda? Vamos experimentar? Observar as reações das crianças e fazer a experiência por alguns minutos, estabelecendo tarefas para o anjo como "apresentar ao seu brinquedo protegido uma árvore", "ser carinhoso com ele", "ensina-lo a ser bom e amigo", etc. No final, cada anjo irá entregar o brinquedo de volta ao seu dono.
Parte 4: Interiorização
Agora que já temos algumas idéias sobre o anjo-da-guarda, vamos fechar os olhos e, ao som de uma música, buscar sentir o nosso perto de nós. Há algo que gostaríamos de dizer ou perguntar a ele? Isto pode ser feito, em pensamento.

Criação e Design: Rita Foelker - ritafoelker@edicoesgil.com.br
BARATA ASSUSTADA  

Forma-se um círculo grande de crianças e uma bola é passada de um a um, sem parar, o mais depressa possível. ao ouvirem um apito, a bola deve voltar na direção contrária, imediatamente, sem perda de tempo. Quem errar, sai da brincadeira ou paga uma prenda.







FAIXA  ETÁRIA - 8  a  10   anos



Dinâmica sobre Reencarnação

A verdade é que vou utilizar esta dinâmica para introduzir o temaImortalidade da Alma para meus jovens, pois também fica muito bom.
É o seguinte: vi esta dinâmica no filme O Pequeno Buda. Sim. Foi no filme, feito de uma maneira mais dramática, por assim dizer, mas achei excelente.
Você pega uma pequena garrafa, um copo, uma vasilha ou bacia qualquer, um pano limpo, agua na garrafa na medida do copo.
A analogia é a seguinte: Vou mostrar aos jovens a garrafa com água, perguntando a eles o que tem dentro da garrafa. Eles dirão que é água. Eu vou confirmar que é isso mesmo.
Vou derramar a água no copo, perguntando a eles: Agora, o que tem no copo? Eles dirão água, e eu confirmarei. Farei isso do copo para a bacia também. Então, uso o pano para "pegar" a água da bacia e perguntarei, no final, o que há no pano. Eles dirão água. Eu confirmarei.
Então, perguntarei para eles o que foi passado de recipiente em recipiente, para que eles repitam que é água. Perguntarei se houve alguma mudança no conteúdo.
Entendeu o sistema? Mudou o corpo, mas não a essência, que é o Espírito, Filho de Deus. Ele modifica-se em cada corpo (para melhor, no caso), e a destruição do corpo não acaba com sua essência




Plano de trabalho 2 - 7 a 11 anos

Objetivo: Refletir sobre o que é o anjo-da-guarda, como ele atua e como/quando podemos contar com ele.
Idade sugerida: 7 a 11 anos
Parte 1: Dinâmica
Formam-se duplas. Um dos participantes da dupla tem os olhos vendados por faixa ou lenço. O outro será o guia, o protetor. Todos terão de caminhar pela sala (melhor se tivermos espaço). O Protetor irá cuidar para que seu protegido não bata em ninguém e consiga chegar até um ponto determinado pelo coordenador.
Parte 2: Diálogo
Propor à turma questões, sobre a dinâmica: Como é se pensentir (1)protegendo alguém? Como é se pensentir sendo protegido por alguém? Qual a nossa dificuldade em aceitar os comandos do protetor? Qual a rapidez com que o Protetor nos livra de bater nos outros? O Protetor pode errar? Nós conseguimos fazer tudo o que o protetor nos comunica? Essa comunicação é fluente, é entendida ou é difícil?
E por aí vai, quando podemos falar em protetores que tem evolução maior que a nossa mas ainda estão evoluindo, e que nós também poderemos ser protetores em um futuro...
Em seguida, dialogar sobre o tema, procurando adaptar as questões à realidade da sua turma: O que é proteger? Como se protege uma árvore recém-plantada? Como se protege uma peça num Museu? Como se protege uma criança pequena? A criança pequena protege alguém? Se "não", por que "não"? Quais as qualidades que precisa ter "o que" ou "quem protege"? Deus nos protege? De que formas? Se nossos pais nos protegem, quem protege hoje nossos pais? Proteger é substituir? Será contamos com algum tipo de proteção e ajuda em nosso progresso, enquanto estamos aqui? Quem seriam estes seres que nos ajudam e protegem? (A hipótese dos anjos surgiria, então, vinda dos alunos, e nós poderíamos verificar o que é plausível e o que não é, na idéia tradicional do anjo-da-guarda.)
Parte 3: Objeto compartilhado
Em uma grande folha de papel e com materiais de pintura, a turma irá montar uma representação deste Espírito, onde seus atributos seriam fruto do diálogo entre eles. Algumas questões podiam surgir, ex.: um anjo-da-guarda pode ser japonês, mulato, mulher?... Ele é jovem ou idoso? Ele pode ser músico ou escritor?
Seriam investigações interessantes, que abririam o leque das possibilidades e diluiriam a imagem mais comum do anjo-da-guarda".
Parte 4: Interiorização
Idem Plano 1
Nota:
1. Pensentir é uma palavra criada pelo Grupo de Filosofia Espírita para Crianças para referir-se a um estado de observação de um assunto através tanto da razão quando do sentimento. 


Criação e Design: Rita Foelker - ritafoelker@edicoesgil.com.br





JOGO  DAS  VIRTUDES                        

     Divide-se a turma em dois grupos.
    Um elemento de cada grupo vai à frente, escreve a 1ª sílaba de uma virtude. Em seguida vai um outro elemento do  grupo e continua colocando outra sílaba tentando formar uma virtude,     vence o grupo que marcar mais pontos.

Ex: per + dão  =  20 pontos para o grupo
       ca + ri + da + de = 40 pts.  para o grupo
      so + li + da + ri + e + da + de = 70  pts. para o grupo




GERAL

QUEBRA-GELO  

    Fazer um círculo com as crianças sentadas. Cada um diz o seu nome. Levantam-se. A evangelizadora fica no centro da roda e joga um  lenço falando o nome de alguém . A criança citada deverá fazer de tudo para pegar o lenço antes que ele caia no chão. Se alcança-lo vai para o centro da roda e continua a brincadeira. Caso não consiga pegar o lenço ou não consiga dizer o nome de alguém, pagará uma prenda.


A TEMPESTADE

1) Organiza-se um círculo, todos os sentados, não devendo sobrar cadeira vazia.

2) O animador se coloca no centro do círculo e diz: 'Estamos todos num barco, que se encontra no alto mar, rumo desconhecido". Quando disser: "Olá a direita", todos deverão mudar de lugar, sentando-se na cadeira de seu vizinho da direita. quando disser: "Olá á esquerda", todos se sentarão na cadeira do vizinho da esquerda.

3) O animador dará várias ordens, ora para a direita, ora para a esquerda. A certa altura exclamará: "tempestade". Nesse momento todos deverão mudar de lugar, indistintamente, procurando ocupar uma cadeira qualquer.

4) Após uma terceira ou quarta ordem, o animador aproveitará a confusão, ocupando uma das cadeiras, e quem ficar sem assento, continuará coordenação do jogo.






A  CORRESPONDÊNCIA

1) O animador organiza os participantes, ou sentados ou em pé, em forma circular.

2) À certa altura, o animador dirá: "Chegou uma correspondência pra quem estiver de chinelo... de óculos... de sapatos pretos... de blusa azul... de calça comprida..."

3) Quem for assim caracterizado, deve mudar imediatamente de lugar.