Atividades - Arte e Espiritismo



O QUE É ARTE ESPÍRITA?

"A arte é a mais elevada contemplação por parte das criaturas."
(Emmanuel, O Consolador, 15. ed., p.16)

"A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna [...]"
"[...] podemos conhecê-la através do espetáculo que o universo oferece aos nossos sentidos, e também das obras que ela inspira aos homens de talento."
(Leon Denis, o Espiritismo na Arte, 1.ed., p.7)

OBJETIVOS  DA ARTE ESPÍRITA

"O espiritismo abre à arte um campo inteiramente novo, imenso e ainda inexplorado. Quando o artista houver de reproduzir com convicção o mundo espírita, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações e seu nome viverá por séculos vindouros, porque, às preocupações de ordem material e efêmeras do presente, sobreporá o estado da vida futura e eterna da alma."
(Allan Kardec, Obras Póstumas, 19. ed., 159)



Música

"A música elevada é sublime em qualquer parte."
(André Luiz, Os Mensageiros)



OFICINA DE MÚSICA


            A música pode ser utilizada em conjunto com outras atividades, como nas artes plásticas, no teatro, na dança e em muitas outras atividades.
            A criação de uma oficina de música, em horário próprio, contudo, favorecerá o desenvolvimento gradual da harmonia interior, melhorando cada vez mais o tônus vibratório de cada um.
            Na oficina de música poderão ser realizadas as mais diversas atividades tais como:

            Musicalização:  Explore o ritmo, músicas com gestos, rodas cantadas. Utilize a música e a poesia juntas. Veja em biblioteca  item música, sugestões de livros que poderão ser utilizadas nestas atividades.
            Trabalhando os sons: Procure trabalhar com as crianças pequenas com os sons da natureza. Não será difícil gravar a chuva caindo, pássaros cantando, o som do grilo, da cigarra, os latidos de um cão, etc. Trabalhe também a diferença dos sons: sons de metal, madeira, instrumentos musicais, a diferença entre ruído e música.
            Bandinha rítmica: Com as crianças pequenas, pode-se forma uma bandinha rítmica, com grande sucesso e muitas possibilidades de desenvolver o senso estético, a noção de ritmo e melodia. Veja sugestões no item bandinha rítmica.
            Coral ou Grupo Musical:  A preparação de um coral infantil, embora seja tarefa fácil e agradável, requer certos cuidados do educador que não podem ser esquecidos. Veja sugestão no item  Coral Infantil.


  BANDINHA RITMICA

            A criança pequena se liga muito ao ritmo da música. Numa bandinha rítmica, o fator mais importante é exatamente o ritmo.
            As crianças poderão explorar todos os instrumentos, um a um. Depois de feita a escolha, as crianças ficarão agrupadas de acordo com os naipes dos instrumentos. Por exemplo: grupo de guisos, chocalhos, etc.
            Os instrumentos se dividem em:
            Metais: Triângulos, chocalhos, guizos, sinos, pratos, marimba, agogô, campainhas. Obs.: Pode existir pandeiro de metal ou de madeira.
            Madeira:  reco-reco, pauzinhos de ritmo, castanholas, maracá, bloco de lixa, côco, tambor, afuchê, pandeiro.
            Os instrumentos poderão ser colocados da seguinte maneira: metais à direita do regente e madeira à esquerda. Os pandeiros e pratos poderão ficar no centro.

JOGOS

Damas
Aqui vai uma idéia para um Jogo de Damas.
Foram usados os seguintes materiais:
  • tampinhas de garrafa PET nas cores branca e vermelha (12 de cada cor);
  • tampa de uma embalagem de pizza;
  • um papel vermelho (embalagem de papel sulfite, de onde foram recortados os quadradinhos);
  • tesoura;
  • cola.
Medi a tampa da pizza e dividi em 8 x 8 quadrados.
Depois cortei os quadradinhos no tamanho certo e colei. Meus filhos já o usam há muito tempo e continua ótimo




MANCALAS



Os mancalas constituem uma família de jogos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas pedrinhas.
A família dos Mancalas é muito antiga e sua origem é incerta. Espalhou-se por vários continentes e tornou-se muito popular na África.
Uma de suas versões mais comuns é jogada no tabuleiro tradicional egípcio, com duas fileiras de 6 buracos e um buraco maior que ocupa as duas fileiras em cada ponta. Os seis buracos de baixo são seus e o buraco maior da direita é a sua mancala, ou seu depósito de pedras capturadas.

O objetivo do jogo é capturar o maior número de pedras.
O jogo começa em geral com 4 pedras em cada buraco. Sua jogada consiste em escolher um buraco, retirar suas fichas e distribui-las pelos outros buracos, uma por buraco, no sentido anti-horário (em algumas versões do jogo, no sentido horário). Quando você passa por sua mancala, você deixa uma pedra nela como se fosse um buraco normal. Mas a mancala do adversário você pula.
Se a última pedra distribuída cair na sua própria mancala, você joga de novo. E se ela cair em um dos seus buracos e ele estiver vazio, você leva para sua mancala não apenas essa pedra, mas todas as pedras que estiverem no buraco adversário exatamente oposto.
Quando os 6 buracos de um jogador estão vazios, o adversário coloca todas as pedras que estiverem na sua metade do tabuleiro em sua mancala. Somam-se então as pedras e quem tiver mais vence.


... Dizem que é o jogo mais antigo que existe, também conhecido como "Jogo da Semente".
Esta foto é de um jogo de mancala que fiz usando:
  • uma caixa de ovos;
  • duas caixinhas de sabonete Francis;
  • bolinhas de gude;
  • papelão;
  • tinta plástica.


*********************************************************************

TEATRO  E  DRAMATIZAÇÕES

PRIMAVERA
Nísia Anália
 Personagens: Narrador, Girassol, Margarida, Rosa, Árvore, Passarinho 1 e 2, Borboleta, Primavera, Chuva e Sol.
Cenário: Um campo ou jardim
Narrador: Olá amiguinhos, como estão vocês, tudo bem? Comigo está tudo ótimo, graças a Deus.  Sabe, quando eu estava vindo para cá, aconteceu um fato muito interessante. Fiquei observando a Natureza e... Bem, não achem que eu fiquei meio maluco, mas... (Fala como que baixinho para o público) eu estava ouvindo as flores, as árvores e todas as plantas desse lugar conversarem.... Isso mesmo, elas estavam conversando uma com as outras. (Fala com o público) Vocês estão duvidando? Querem ouvir essa conversa? (Incentiva para que digam sim). Então prestem bastante atenção. Todos devem ficar com os olhos bem fechados...
(Entram em cena o Girassol, a Rosa, a Margarida e a Árvore).
Narrador: Muito bem! Agora podem abrir... Era uma vez um lindo campo, onde moravam várias plantinhas. Lá os pássaros, as borboletas e as crianças adoravam passear. Acontece que naquele campo, estava acontecendo algo diferente. As plantinhas estavam muito tristes... Sabem por quê? É porque... Bom, não serei eu que vou lhes contar, ouçam vocês mesmos a conversa entre elas... Muita atenção. (Vai saindo de cena).
Girassol: Veja como estou, amiga Margarida. Minhas folhas já caíram quase todas.
Margarida: E minhas pétalas, vejam como estão! Rasgadas, sem vida...
Rosa: E eu então? Pareço ter apenas espinhos.
Árvore: Eu também quase não tenho mais folhas.
Girassol: O que está acontecendo?
(Nesse instante entram dois passarinhos, cantarolando, e falam):
Passarinhos:
Tudo, tudo nessa vida,
Tem sua razão de ser.
Não fiquem tristes amigos,
Outro dia irá nascer.
Árvore: Bom dia amigos passarinhos.
Passarinhos: Bom dia! Bom dia!
Rosa: Por que vocês disseram, que tudo na vida tem sua razão de ser?
Margarida: Qual é a razão de estarmos assim, despetaladas, sem flores?
Passarinho 1:  Estamos com muita pressa, não temos tempo para lhes explicar.
Passarinho 2:  Quando a borboleta Borborina aparecer por aqui, perguntem a ela, pois ela é muito sábia e poderá responder as dúvidas de vocês.
Passarinhos: Até logo, já vamos... Mas, lembre-se: (repetem o poeminha anterior e vão saindo).
Todos: Esperem!
(Os passarinhos saem cantarolando).
Girassol: Assim não vale.
Rosa: Eles nos deixaram curiosos.
Margarida: O que faremos?
Árvore: O jeito é aguardarmos a visita da amiga Borborina.
(Nesse momento entra a borboleta Boborina, cantarolando ou, ao som de uma música).
Borborina: Bom dia, amigos! (boa tarde, ou boa noite, de acordo com o horário da apresentação).
Todos: Bom dia, Borborina.
Girassol: Estávamos esperando você.
Borborina: Esperando por mim? Que bom! Mas, para quê?
Rosa: Gostaríamos que nos explicasse a razão de estarmos assim...
Margarida: Por que nossas folhas e pétalas estão caindo?
Borborina: Ora, amigos! Antes de tornar-me borboleta e voar por toda parte, eu era uma simples lagarta a rastejar com muita dificuldade. Para a minha transformação tive que ficar por algum tempo em um casulo, e...
Girassol: O que esse fato tem a ver com nossa situação?
Borborina: É que toda renovação exige algum sacrifício e esforço da nossa parte.
Árvore: Como assim?
Borborina: Para ser uma borboleta, tive antes de passar pelo esforço de ficar em um casulo. Assim, vocês, para terem folhas e pétalas novas, têm antes de passar pelo sacrifício de perder as velhas.
(Nesse momento, entram os dois passarinhos cantarolando e falando).
Passarinhos:
A primavera está chegando
Para a natureza renovar.
Alegria, muita alegria,
É o que ela distribuirá.
Todos: A Primavera?
Rosa: Quem é a Primavera?
Girassol: Será a prima da Vera?
Pass. 1 : Não, não é a prima da Vera. Primavera é a estação do ano encarregada de renovar toda natureza!
Pass. 2 : É ela que ajudará todos vocês a renovarem suas folhas e pétalas.
Margarida e Girassol: Mesmo?
Borborina: Sim, é isto que eu queria lhes explicar.
Árvore: E quando ela chegará?
Pass. 1 : A partir do dia 22 de setembro.
Pass. 2: E esse dia já está chegando!
Todos: Oba! Oba, que alegria!
Borborina: Bom, amigos, agora já tenho que ir embora, tenho muito trabalho a fazer. Até logo.
Passarinhos: Nós também já estamos indo, até breve amigos! (Saem repetindo o poema sobre a chegada da primavera).
(Nesse momento entra o Narrador).
Narrador: As plantinhas ficaram na expectativa. Cada uma imaginando alguma coisa. O que será? Acho que cada uma estava imaginando como seria a primavera e em como gostariam de ficar, ou seja, lindas, lindas. A noite chegou trazendo consigo as estrelas e a lua prateada. Cada plantinha pôs-se a dormir para sonhar em como ficariam com a chegada da estação primavera. Quando o dia estava quase amanhecendo, algo diferente aconteceu. As plantinhas foram acordadas por uma brisa diferente. O que estaria acontecendo?
(Nesse instante, coloca-se uma música, e entra uma menina com roupa bem colorida, bailando, representando a primavera. Ela deverá trazer um cesto em sua mão, contendo algumas folhas e pétalas - de papel ou outro material -, que irá entregando ou colando em cada plantinha da história. Todas deverão mostrar um sorriso bem alegre à medida que forem recebendo. Junto com a Primavera, deverão entrar a chuva - caracterizada - molhando todas as plantas e depois o sol. Concluída esta encenação, a Primavera ficará entre a chuva e o sol).
Girassol: Como fiquei belo!
(Nesse momento pode-se colocar a música O Girassol – Vinícius de Moraes – e ele dançar uma coreografia. Pode ainda acrescentar alguns bailarinos caracterizados de girassóis).
Rosa: E eu? Vejam como estou colorida e bela.
Margarida: Minhas pétalas se renovaram!
(Colocar uma música para que elas se aproximem do público, mostrando a renovação que tiveram).
Árvore: Eu estou novinha. Minhas folhas se renovaram e as flores começam a se abrir. Em breve poderei produzir os meus frutos!
(Ela poderá cantar com todas as crianças a música: Árvore Feliz).
Todos: Obrigada amiga Primavera!
Primavera: Sou eu que agradeço a Deus a oportunidade de ajudar a Natureza se renovar. Que pena que os humanos estão fazendo tantas coisas erradas, que estão prejudicando toda natureza. Sabe, quase não consegui chegar na época certa.
Árvore: Nossa, se a senhora não tivesse chegado, ainda estaríamos feias e tristes, sem poder alegrar o ambiente onde estamos.
Primavera: Isso mesmo! Por isso contamos com as crianças para ajudar a tomar conta da Natureza! Assim, amiguinhos poderei voltar todos os anos, renovando os campos, os vales, as cerras, tornando ainda mais bonito todos os lugares!
(Nesse momento, entram os dois passarinhos e a borboleta Borborina, cantando a música : Primavera de Frankilim José Heibuth e/ou outra que fale sobre o tema).
Letra da música:
Primavera, primavera,
Alegria, alegria
Em toda parte, em minha vida.
Canta o grilo
Sopra o vento
A borboleta voa,
Dizendo ao mundo
A vida é boa
(Após a música, começam a falar).
Passa. 1: Que lindo está esse lugar!
Passa. 2 :  Amigas plantas, como vocês ficaram belas!
Borboleta: Vamos cuidar cada vez mais da natureza, para que a nossa amiga Primavera, sempre chegue na hora certa.
Chuva e Sol: Isso mesmo! Então, VIVA A ESTAÇÃO DA PRIMAVERA!
Todos: VIVA!
(Começam a cantar todos juntos, novamente, a música Primavera, e vão se misturando no meio das crianças).


QUANTO AMOR!!: Teatro



HISTÓRIA (TEATRO) 
QUANTO AMOR!!
MARIANA (reúne as colegas da escola): - Vamos fazer um grupo de estudo Você
Judith Vá pegar lápis e caneta, você Marcela traga as pranchetas e você César seja cavalheiro e traga as cadeiras.
CÉSAR - Eu sabia, sempre o pesado fica para o sexo masculino.
JUDITH - Como reclama, mas que tipo de estudo nós iremos fazer, porque se
for Geografia ou Matemática, eu estou fora...
MARCELA - Você não conhece a Maria, o negócio com ela é tudo no mistério,
rá, rá, rá...
CESAR - Não me diga que você vai falar de fantasma. É.... porque vocês sabem
né, que a Mariana é espírita e ela já tentou me converter mas ainda não
conseguiu.
JUDITH - Olha, eu não importo de ir na sua religião desde que seja no dia
de Cosme e Damião.
MARCELA - Pois se eu fosse a Mariana, ai é que eu não lhe convidaria.
MARIANA - Vocês querem parar de falar tanta bobagem eu apenas estou esperando a Catarina.
Entra CATARINA - Oi, oi, trouxe tudo sobre a vida dele.
JUDITH - Espere aí, vamos falar de quem?
MARCELA - Dependendo da fofoca eu até que fico.
MARIANA - Eu quero falar pra vocês sobre este ilustre e grande homem que
foi: ALLAN KARDEC.
MARCELA - E o que ele fez de importante? Já sei! Ele inventou uma maneira
pra gente se apaixonar pela pessoa certa! Ah! Que maravilha!
CATARINA - Ai, meu Deus, tem gente que só cresce o corpo mesmo...
MARIANA - Não tem problema pessoal, apenas eu acho que a gente tem que aprender tudo nesta vida, não é só Geografia e Matemática, mas existem coisas após a morte que desconhecemos, e que este homem maravilhoso que teve o pseudônimo de ALLAN KARDEC, nos trouxe conhecimentos nota dez!
JUDITH - Nossa! Pessoal, sentiram firmeza no pseudônimo!
MARCELA - Não ligue Mariana, estamos brincando com você. Você sabe que
somos suas amigas até debaixo d'água.
CATARINA - Então vamos provar esta amizade procurando pelo menos ouvir o
que a nossa amiga tem de importante pra nós!
MARIANA - Gente vocês precisam ir na Evangelização, olha a gente aprende
tanta coisa importante, que nas Escolas comuns, ainda não é ensinado.
JUDITH - Não enrola vai, deixa de tanto papo furado e vai direto ao assunto.
CATARINA - Pode deixar amiga, que eu te auxilio.
MARIANA - Obrigada prima!
CATARINA - Imagine vocês naqueles tempos antigos de mil oitocentos e parampampam, onde a ignorância e o preconceito contra o Espiritismo eram bem
maiores que agora, porque se hoje em dia a burrice ainda persiste...
MARIANA - Catarina, controle-se!
CÉSAR - Muito bem maninha, tchau pra vocês...
MARIANA - Por favor, mano precisamos de uma figura masculina para nos apoiar.
CÉSAR - Eu vou sair com o Renato.
JUDITH - Nossa! Você tem coragem de sair com aquele menino?
CÉSAR - O quê , que... tem ele, só porque ele não se dá com os pais, ai é que ele precisa de um amigo!
MARCELA - Cuidado com as companhias, amigo!
CÉSAR - Ah cai fora, eu sei o que faço, eu vou tirar um cochilo e depois vou encontrá-lo para sairmos a noite.
MARIANA - Está bem mano, que teu Anjo Guardião te inspire os teus caminhos a
seguir.
CÉSAR - Quanta besteira! Tchau pra vocês.
JUDITH - Mas fale do tal Allan não sei o quê!
MARCELA - Ë Allan Kardec.
CATARINA - Ai, meu DEUS, eu vou desmaiar, é muita besteira para um dia só!
MARIANA - Calma Catarina! Marcela, Judith, o nome é ALLAN KARDEC, ele
começou a estudar o Espiritismo através dos fenômenos e que ficou muito
famoso o fenômeno das mesas girantes e assim começou o estudo de que, não
eram as mesas que queriam comunicar-se, mas sim Espíritos. Que havia vida
após a morte e que podemos apesar de estarmos em moradia diferente, mas
podemos nos comunicar com os Espíritos.
MARCELA - Gente, mas não dá medo isso?
CATARINA - Claro que não, e foi isso que o ALLAN KARDEC através de estudos
com o auxilio dos Espíritos, ele escreveu cinco obras básicas e que auxiliou
as pessoas a pararem com essas idéias de fantasma, de coisa do mal.
MARIANA - E ele mostrou que quanto mais cedo nós começarmos esses estudos
nós entenderemos e viveremos melhores, compreendendo até aqueles chamados
milagres que JESUS fazia.
JUDITH - Nossa! Mas esse homem então era poderoso!
CATARINA - Digamos que não, mas enviado de DEUS para nos mostrar a terceira
Revelação.
JUDITH - Ih! Complicou agora e quais foram as anteriores?
MARIANA - A Primeira Revelação foi MOISÉS, trazendo o Amor através das
Leis, e a Segunda Revelação foi JESUS, que exemplificou o Amor e a Terceira
Revelação é o Espiritismo trazido pós ALLAN KARDEC que nos trouxe o Amor
através das comunicações com os Espíritos, recebeu esse pseudônimo porque o
seu Mentor Espiritual havia sido seu amigo numa encarnação onde ele era
padre e tinha esse nome.
MARCELA - Então qual é o nome dele Mariana?
MARIANA - o nome dele é: HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL, nasceu na França em 03 de outubro de 1804.
JUDlTH - Ah! Ele não é brasileiro...
CATARINA - Nós temos brasileiros geniais da Doutrina Espirita como: BEZERRA
DE MENEZES, EURÍPEDES BARSANULPHO, CHICO XAVIER etc... mas foi graças ao ALLAN KARDEC que tudo se iniciou, ele foi o precursor digamos assim dos
outros, como JOÃO BATISTA foi de JESUS.
MARCELA - Uau! Vocês realmente conhecem o assunto!
JUDlTH - É ...é bem interessante não é Marcela!
MARCELA - Nossa! Parece legal, estou começando a me entusiasmar.
MARIANA - Agora vamos ver umas fitas lá em casa que a professora da
Evangelização me arrumou e que são super legais...
JUDlTH- E bom nós ficarmos num quarto separado para não incomodarmos o
César...
Enquanto isso, CÉSAR já deitado e o seu espírito sai no sonho e encontra uma
moça bonita e diz: Nossa! Quem é você? Por um acaso seria uma pretendente
querendo me declarar em sonho por não ter coragem de me fazer uma declaração?
ANJO GUARDIÃO - Não seja convencido, sou seu Anjo da Guarda, apenas isso!
CÉSAR - Anjo da Guarda mulher! Não pode ser!
ANJO GUARDIÃO - Nós Espíritos mais elevados, não temos o chamado preconceito e pensei que você também não tivesse, porque sou eu que te protejo o tempo todo.
CÉSAR - Ah! Essa não!
ANJO GUARDIÃO - Essa sim! Estou apenas querendo avisá-lo que este menino chamado Renato irá desencarnar neste passeio que você quer fazer com ele, porque as companhias que ele irá encontrar o levarão a morte através das drogas.
CÉSAR - Êpa! Espera aí, eu nunca vi o Renato usando drogas!
ANJO GUARDIÃO - Pois é, você devia dar mais ouvidos a sua irmã Mariana, e até estudar na Evangelização com ela, e meu querido é um conselho de uma protetora que lhe quer muito bem. Não saia com ele, porque senão você estará envolvido na causa da sua morte. Lembre-se deste meu conselho e não vai. Farei tudo que puder para não deixá-lo ir!
VANESSA - Ei primo, não vai acordar não! Você pediu para chamá-lo às 20
horas e já são 22 horas, acho que você está atrasado para o encontro com o
Renato.
CÉSAR - É mesmo! Preciso me arrumar!
ANJO GUARDIÃO (do seu lado inspirando-o) - Não vá, não vá!
CÉSAR - Alguma coisa me diz para não ir, é já que estou atrasado mesmo, amanhã eu falo com o Renato, acho que vou dormir mais um pouco eu não me lembro direito do sonho mas havia uma moça muito bonita no meu sonho.
VANESSA - Meninos! Só pensam em garotas, garotas...
CÉSAR - Claro! Você queria que eu pensasse em garotos, garotos...
VANESSA - Não banque o bobinho, você me entendeu!
ANJO GUARDIÃO - Graças a DEUS meu amor, durma bem! De manhã ao acordar...
MARIANA - César, César, olha só quem morreu ontem a noite?
CÉSAR - Mas não se pode dormir mais nesta casa!
MARIANA - (Lendo o jornal) - Renato Junqueira é encontrado morto as 23hs na
rua General Câmara, 80.
CÉSAR - Pare com isso! Isso é alguma brincadeira de mau gosto por um acaso!
MARIANA - Claro que não meu irmão está aqui! Encontraram-no morto de tanta
droga que ele usava.
CÉSAR - Meu DEUS! Agora me lembro do sonho!
VANESSA entra correndo - César você já sabe?
CÉSAR - Sim! Já sei! (ainda tentando lembrar do sonho).
MARIANA - O que você tem mano, já sei, com todos os seus defeitos ele era um
grande amigo, não é irmão.
CÉSAR - Não é isso! É que... deixe-me a sós por favor...
VANESSA - Coitado foi um baque violento prima, vamos vibrar pelos dois.
MARIANA - Boa idéia Vanessa.
CÉSAR sozinho - Meu DEUS! Obrigado minha Anja, esteja aonde você estiver.
ANJO GUARDIÃO - De nada, sempre estarei com você, procure ficar receptivo às
minhas sugestões e o mal não terá forças para atingi-lo. E não esqueça de ir
para Evangelização com a sua irmã.
CÉSAR - E acho que a minha Anja está por perto, pois estou tendo idéia de ir
para a Evangelização.
VANESSA entra - César, a Mariana pediu para que eu insistisse com você para irmos na aula de Evangelização, as meninas já estão todas ai, vamos dar um passeio e depois iremos para a aula, por favor, vamos! Você precisa fazer novos amigos.
CÉSAR - Está bem eu irei.
VANESSA - Nossa! Eu nem acredito, pensei que fosse ser tão difícil convencê-lo!
CÉSAR - Pode acreditar, eu irei sim!!!
VANESSA - Ai que maravilha, a Judith trouxe violão e a Catarina está cantando uma música em homenagem a ALLAN KARDEC.
CÉSAR - Puxa vida que legal, pode ir indo que eu vou tomar um banho e logo estarei pronto.
VANESSA - Está bem, vou avisar o pessoal.
CÉSAR - Mais uma vez muito obrigado minha Anja (jeitinho presunçoso e dá uma piscadinha), isso é que é amor, uau.
ANJO GUARDIÃO - Que DEUS te abençoe meu lindo menino, tchau...
FIM
(http://www.saccec.org.br/)




Tema: Dia dos Pais

História adaptada para teatro.

Fonte: O Imortal / 98



PESSOAS ESPECIAIS


NARRADOR: Em certa região bem distante, morava um homem muito pobrezinho. Um dia, andando pela mata à procura de lenha para vender, encontrou uma cesta e dentro dela viu uma criança. Ouviu o choro fraco do recém-nascido que estava cuidadosamente embrulhado numa manta e, cheio de compaixão, pegou o pequenino aconchegando-o ao peito.


JOÃO: Um bebê! Vou levá-lo para casa. Mas, somos muito pobres, como prover-lhe as necessidades? Poucas vezes temos o que comer! Quem sabe alguém com mais recursos que passasse por aqui, poderia ficar com ele e dar-lhe uma vida melhor?


NARRADOR: Contudo, ouvindo o choro da criança que o fitava com olhinhos vivos, falou alto:


JOÃO: Não posso abandoná-la aqui exposta aos perigos. Deus vai me ajudar! Além disso, sempre quis ter um filho. Melhor dividir com esta criança a minha pobreza do que deixá-la entregue a destino incerto.


NARRADOR: Como que entendendo a decisão daquele homem, o recém-nascido se aquietou e dormiu tranqüilo. Chegando em casa, o homem abriu a porta e disse:


JOÃO: Mulher, veja o que eu trouxe!


ANA: (aproximando-se do marido e abrindo o embrulho) O filho que sempre quisemos ter! Deus ouviu as nossas preces! ( pega o bebê no colo e vai para outro lado da cena, ninando a criança) Mas, João! Como vamos cuidar do bebê? Não temos comida nem para nós! E uma criança precisa de cuidados especiais!


JOÃO: Não se aflija, Ana. Se o Senhor nos mandou este bebê, certamente nos dará os meios para sustentá-lo. Vamos chamar-lhe Benvindo.


NARRADOR: Aquela casa nunca mais foi a mesma. Antes triste, agora tornou-se alegre e cheia de risos! João buscava agora outras fontes de renda. Um sitiante vizinho, sabendo da criança, vendeu-lhe uma cabra por um pequeno preço que João poderia pagar como pudesse. Assim estava garantido o leite do bebê.
João, na soleira da porta de casa, olhava o terreno que se estendia à sua frente e pensou que poderia cultivá-lo. Assim, teriam verduras, legumes e frutas.O homem que lhe vendera a cabra arrumou-lhe também sementes e mudas diversas, satisfeito por vê-lo interessado no trabalho.
Logo, tudo estava diferente. À medida que Benvindo crescia, forte e saudável, as plantas igualmente se desenvolviam na terra fértil. Como a produção era grande, além de terem alimento, João passou a vender as frutas, os legumes e as verduras excendentes.
Ana também, passou a cuidar com mais carinho da moradia, a exemplo do marido, plantando um jardim e cultivando flores que enfeitavam e perfumavam o ambiente.
Benvindo era um menino vivo e inteligente. Ainda pequeno João contou a ele como o encontrara abandonado na estrada e da satisfação de trazê-lo para casa.


JOÃO: Você é nosso filho querido. Foi Deus quem o mandou para nós. Quando o encontramos tivemos receio de não podermos dar a você as melhores oportunidades da vida por sermos analfabetos.

NARRADORA: Mas, João e Ana souberam dar ao menino noções realmente importantes para sua vida, como o amor a Deus e ao Evangelho de Jesus. E ele cresceu sabendo valorizar a honestidade, o trabalho, a verdade, o respeito ao próximo, o perdão das ofensas e acima de tudo, o bem. Já moço, Benvindo foi morar numa cidade grande para continuaros estudos. Terminando o curso, com grande satisfação dos pais ele voltou para casa e disse emocionado:


BENVINDO: Papai, não sei como agradecer tudo o que fizeram por mim. Criança abandonada, poderia ter morrido de fome e de frio, mas graças a sua bondade, vim para esta casa como filho que tanto tem recebido de ambos. Tudo o que sou hoje devo a vocês. Muito obrigado!


( Pai e filho se abraçam. Comovido, João pega o filho pela mão e leva-o para fora de casa. Olham próximo deles, o jardim florido e perfumado; do lado esquerdo, as árvores do pomar, carregadas de frutos. Do lado direito a horta, onde as verduras e legumes produziam fartamente.


JOÃO: Está vendo tudo isso, meu filho?


BENVINDO: Sim, meu pai. É uma imagem que não me canso de admirar. Como é bonita nossa propriedade!


JOÃO: Pois bem. Nada disso existia antes de você vir para cá. Eu e sua mãe, envelhecidos e cansados da vida, não tínhamos disposição para lutar. Passávamos até fome. ( faz uma pausa, limpa uma lágrima e prossegue) Quando você chegou, meu filho, encheu-nos de esperança e de novo ânimo. Precisávamos alimentá-lo, vesti-lo, cuidá-lo. Para isso, tive que trabalhar muito. Mas, o resultado aí está. (abraça o filho com imenso carinho e justo orgulho aponta as terras cultivadas). Assim, devemos tudo isso a você! E devo mais ainda. Devo a você meu filho, a oportunidade e a bênção de ser chamado de PAI!

( mãe se aproxima enxugando as lágrimas e abraçam-se por longo tempo)




Beatriz de Almeida Rezende
Agosto / 2004

****************************************************************************

TRABALHOS DE ARTE

Ótimas idéias para fazermos Laborterapia com os evangelizandos.

Flores para Cabelo em Feltro

Prendedor-de-cabelo-em-feltro1
Hoje vou lhes mostrar o passo a passo para fazer um prendedor de cabelo em feltro bem bonito e simples de realizar, similar a uma flor que já vimos.
Esta flor de feltro é muito parecida a uma flor de tecido que vimos antes e que você pode conhecer fazendoclique aqui. Agora, vou lhes mostrar o passo a passo deste prendedor de cabelo em feltro.
Materiais:
Feltro em diferentes cores
Tesoura
Canetinha hidrocor
Molde (está no final do artigo)
Linha e agulha
Botão para o miolo
Para fazer o prendedor_
Fio elástico grosso
Cola quente
Passo a passo:
Pegue o molde e imprima-o (ele é a última foto). Recorte o molde e marque-o 5 vezes no feltro, em diferentes cores, você pode escolher as cores. Recorte cada flor.
Agora use uma flor de base e coloque as outras quatro segundo o indicado nas fotos, você verá que precisa dobrá-las à metade e depois costurá-las à flor de base. Por último, costure um botão bonito no miolo.
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro2
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro3
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro4
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro5
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro6
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro7
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro8
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro9
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro10
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro11
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro12
  • Prendedor-de-cabelo-em-feltro13

Flores de Papel para enfeitar nossas salinhas de aula

flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-7
O artesanato de hoje são divertidas flores de papel para decorar as janelas. Esse trabalho é muito simples, e você poderá realizá-lo com as crianças. Essas flores dão ao lar um ar mais colorido, alegre e jovial, além de serem fantásticas para decorarmos quartos infantis e outros ambientes.
Anote os materiais e mãos à obra!
Materiais:
  • Cartolina preta
  • Papel de seda de cores (ou outro papel muito fino e transparente)
  • Tesouras
  • Estilete
  • Cola vinílica
  • Lápis branco
  • Lápis preto
Passo-a-passo:
Para começar, dobre a cartolina preta e desenhe com o lápis branco o contorno da flor.
À continuação, recorte a flor, cortando as duas folhas do papel que foi dobrado, de maneira que fiquem duas florzinhas do mesmo tamanho. Corte a parte exterior da flor com a tesoura e a parte interior, com o estilete.
A seguir, coloque o formato da flor sobre o papel de seda como indicado na figura abaixo e desenhe as pétalas com o lápis preto. Logo, corte-os dum tamanho um pouco maior que o do desenhe que você tiver marcado e cole-os entre as duas camadas de cartolina preta.
Uma vez que você tiver terminado de colar todas as pétalas, cole as duas folhas de cartolina juntas.
Pronto! Seguindo esse simples procedimento, você obterá essas belas flores de papel para decorar suas janelas. Prepare-as como forma de entretenimento para as crianças e aproveite uma linda tarde de artesanato em família.
Boa sorte!
  • flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-1
  • flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-2
  • flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-3
  • flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-4
  • flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-5
  • flores-de-papel-para-decorar-as-janelas-6


Belas flores feitas com velhos rolos de papel higiênico


estrella-de-rollo-de-papel.jpg
Quando você está planejando uma festa muitas vezes o mais complicado é o tema da decoração; e pensando nisso hoje temos estas flores decorativas simples de confeccionar e que sem lugar a duvidas darão um toque super especial à sua festa! E como se isso não bastasse, elas são muito econômicas.
Os materiais que você irá precisar são:
Rolos de cartão de papel higiênico
Tesouras
Prendedores de madeira
Tinta branca em aerosol
Cola
Purpurina
Papel de jornal
Passo-a-passo:
O primeiro passo é cortar o rolo de papel higiênico em 5 partes iguais; dobre eles pela metade, marcando-os e dando forma às pétalas. Coloque uma gota de cola em um dos lados de cada pétala y cole-os entre si, segure-os com os prendedores de madeira (do tipo que usamos para pendurar a roupa).
estrella-de-rollo-de-papel1.jpg
Quando a flor secar, retire os prendedores e coloque-a encima de uma folha de jornal. Pinte a flor com atinta em aerosol cuidando para pinta bem ambos lados, o de fora e o de dentro; antes de que a pintura seque, jogue por sima da flor a purpurina. Depois simplesmente resta tirar o excesso de purpurina, decorar a festa e...
Divertir-se pra valer!
  • Belas flores feitas com velhos rolos de papel higiênico
  • Belas flores feitas com velhos rolos de papel higiênico


Flores de papel com a técnica do origami


origami.JPGEsta é uma atividade muito boa para entreter as crianças de todas as idades em seu tempo livre, tenho certeza de elas irão adorar e você vai ver a simplicidade da técnica.
Tudo o que você vai precisar para realizar este trabalho é:
Papeis coloridos
Tesoura
Cola
Passo-a-passo:
Faça click na imagem a seguir para aumentar o seu tamanho e poder seguir corretamente as instruções.
origami1.JPG
É muito importante lembrar que a formação de uma única pétala está dada desde o passo 1 ao 8. Você deverá repetir o processo desde o passo 1 até o passo 8 umas cinco vezes e assim ter cinco pétalas, depois é só colá-las e ter uma linda flor de origami.
Boa Sorte!
  • Flores de papel com a técnica do origami
  • Flores de papel com a técnica do origami


Móbile de Círculos de Papel ou Cartolina

Móbile de papel: artesanato em papel
Sempre gostei muito de como ficam os móbiles nos quartos, e este móbile de papel é certamente um daqueles artesanatos em papel que farão o seu quarto ficar muito mais elegante; além do que, ele tem a grande caraterística de ser fácil de fazer e ter um baixo custo.
Os materiais:
Cartolina branca ou papel
Perfuradora
Linha branca
Cola em barra
Arame grosso ou base circular de qualquer tipo
Passo-a-passo:
móbile-de-papel2.jpg
O mais fácil seria você ter uma base circular, mas caso você não tenha, uma boa dica é que você faça um espiral com o arame grosso e buna as pontas, ai estará a sua base!
Agora, faça na cartolina muitos círculos, de diferentes tamanhos, lembrando que você precisará fazer duas fileiras de fios com círculos.
Corte vários fios de linha do mesmo tamanho; pegue um deles e dois círculos que tenham o mesmo tamanho. Coloque um pouco de cola em cada círculo e una-os, deixando a linha no meio deles e assim unindo tudo.
Faça várias linhas enfeitadas deste jeito e amarre-os à sua base, até completar as duas fileiras. Para que fique mais bonito, a dica é que os fios da fileira de fora sejam mais curtos dos que os fios da fileira de dentro.
O único que falta é cortar dois fios de linha e amarrá-los na base, opostos um do outro, para depois pendurar a base do seu móbile de papel onde você desejar.


SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS
DIA DO PAPAI 








Fonte: Blog Pra Gente Miúda

Visitem esse cantinho maravilhoso,
lá você encontra muito mais!




Lembrancinhas - Artesanato em EVA


EVA é uma material que proporciona uma infinidade de métodos de utilização bastando apenas sermos criativos, com o intuito de ajudar o pessoal que está iniciando trabalhos com esse material ou esta querendo aprender reunimos uma série de vídeos sobre trabalhos com EVA
*******************************************************************************
ATIVIDADES

LIGA-PONTOS






































POESIAS, JOGRAIS , ETC...


                                               Poesia ou Jogral                    

Papai, Grande Amigo

Papai, meu amor, grande amigo,
Tua força me ajuda a viver.
Seguro me sinto em seus braços.
É grande meu  amor por você!
A plantinha precisa do sol,
Pra crescer do jeito que se quis.
Eu preciso de amor e atenção,
Para ser um adulto feliz.
Quero você bem perto de mim,
Sentir a tua proteção .
Jesus ilumine tua vida
Em nome de sua grande missão.


PAI DE TODO JEITO

Tem pai que ama,
Tem pai que esquec e do amor.
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preoc upa c om os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho...
Tem pai...
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo,
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquec ido.
Tem pai de todo jeito
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho,
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga
Tem pai que só pensa em negócios.
Tem pai...
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é???


Eu quero um pai, apenas um pai que seja consciente do amor que tem para dividir...
Eu quero um pai. Apenas um pai que seja AMIGO!
A todos os Pais, um carinhoso abraço! Deus Pai os abençoe!







Sugestão para o Dia dos Pais: Teatro

Parte 01: 
Montar um teatro c om várias situações do cotidiano, onde os pais estejam fazendo algo enquanto seus filhos
pediam para brincar ou pediam atenção, tais como:
O garotinho chegava enquanto o pai estava trabalhando no computador e pedia para brincar , o pai briga com o menino e diz que vá brincar sozinho porque está trabalhando pra sustentar a família.
A garotinha c hega e vai abraçar o pai enquanto ele está falando no celular , o pai empurra a criança para os braços da mãe e continua falando ...
O garotinho vem dividir o sanduiche com o pai quando este sai de terno e gravata e 
acaba sujando- o com suas mãozinhas , o pai briga , ameaça que vai batê- lo...
e outras situações que se pode verificar, imaginar ou copiar da vida cotidiana.

Parte 02:
Aparece um adolescente todo "punk" , bebendo e fumando c om uma turma , e o pai vê a cena e fica desesperado, indo ao encontro do filho e tentando livrá- lo daquela situação.
O adolescente o empurra c omo ele fez com as crianças e continua com a turma.

Então, inicia-se uma música - escolher com carinho uma que traga mensagem positiva.

Parte 03: O(s) pai(s) fic a(m) a pensar e refletir e então toma(m) consciência da 
necessidade de estar e viver mais o crescimento do(s) filho(s) e terminam abraçando e/ou brincando e/ou conversando e/ou pegando os filhos nos braços; deixando as atividades materiais e de interesse próprio ou profissional para depois.
(chegou- nos sem menç ão de autoria ou fonte. Se souber qual seja, por favor nos informe, a fim de darmos o devido
crédito)

LITERATURA INFANTIL
A Oficina de Literatura deve ser, antes de tudo, um ambiente de estímulo à leitura, totalmente dedicado à criança. Um espaço da criança que pode ser uma Biblioteca Infantil.
Visite a BIBLIOTECA INFANTIL VIRTUAL - livros e histórias infantis para downloads

A BIBLIOTECA INFANTIL
A formação de uma biblioteca infantil, mesmo que seja um simples cantinho, mas de forma que os livros estejam expostos e dentro do alcance das crianças, será forte estímulo à leitura.
Alguns autores sugerem utilizar o sistema de cores diferentes para diferentes assuntos, o que torna fácil a identificação das obras.
Além de estimular a leitura, a biblioteca auxiliará a própria criança a alcançar a autonomia moral, objetivo de todo processo educacional. Isso se consegue, se a própria criança auxiliar no cuidado e na coordenação da Biblioteca Infantil. As crianças ajudarão a conservar os livros, desenvolvendo o espírito de cooperação e o senso de organização e responsabilidade. Lembre-se que um dos objetivos da educação é desenvolver a autonomia.
Mas para alcançar esses objetivos, a biblioteca deve ficar aberta o máximo de tempo possível, sendo que as próprias crianças cuidarão dela.

As crianças aprenderão a amar e cuidar dos livros.



ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA

Pode-se utilizar o espaço para contar histórias e aplicar técnicas de artes plásticas, como pintura, recorte e colagem, dobraduras, trabalho com sucata, etc.



MONTAGEM DE UM LIVRO
Uma ótima idéia é deixar as crianças criarem uma história ou conto, ilustrar e montar um livro. O livro ficará exposto na biblioteca. Oriente as crianças sem impor suas idéias. Prepare os materiais com antecedência. Se possível, utilize sulfite 40 que, por ser mais grosso, permitirá pinturas com aquarela ou guache.

CONTANDO HISTÓRIAS
Conte histórias, trabalhando com a imaginação da criança. Trabalhe principalmente com o sentimento. Destaque a personalidade dos elementos envolvidos na história. A força moral, o caráter do personagem é importante para a criança nesta idade.


DRAMATIZANDO
Após ouvir a história, as crianças poderão recontar ou dramatizar a mesma.

CONTINUE A HISTÓRIA

Atividade muito atrativa e que desperta a imaginação. Conte o início de uma história e peça para as crianças continuarem.
http://pedagogiaespirita.org/