quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aula


Salada de Frutas para o tema Família

Esta oficina pode ser feita em qualquer idade. Uma vez, na casa em que frequento, todas as salas fizeram ela, sem excessão. Foi muito bom!
Vamos lá: levamos frutas, inteiras, para a sala. Banana, maçã, mamão, uva, laranja, etc, etc. Preferência para frutas fáceis de manipular e cortar (um coco, por exemplo, acredito que vai dificultar as coisas). Levamos vasilhas, facas daquelas descartáveis (não machucam) para que as crianças possam picar as frutas, vasilhames, e tudo o mais. Então, falamos sobre o tema e como que o Lar reúne pessoas com caractarísticas tão distintas entre si. Podemos fazer comparações com as frutas, mas sem comparação negativa. Por exemplo: levei um abacaxi (procurei ter certeza que estava bem doce). Mostrei e pedi as crianças para me descreverem ele. Todas falaram da casca grossa dele. Eu mesma descasquei, já que estava lidando com crianças pequenininhas, e mostrei como ele era doce por dentro. Pegou?
Então, a gente faz analogia das boas características com as frutas. E, como fica bom quando tudo se mistura no lar, porque cada pessoa tem alguma coisa muito boa para contribuir com o conjunto.
É bom o evangelizador ir muito bem preparado, pois quase todas as famílias têm conflitos e normalmente as crianças usam este momento para exteriorizá-los. Alguns conflitos são seríssimos. Mas o evangelizador que se prepara adequadamente, bem alicerçado no evangelho, e que está interessado na verdadeira evangelização, que não é apenas ensinar espiritismo, vai tirar de letra esses momentos, procurando atender suas crianças com discernimento e amor.
Bem, aí a gente coloca as crianças para manipularem os alimentos. Incrementa a coisa! Por exemplo, levei aventais, luvas de cozinha, touquinhas e máscaras de boca para as crianças. Ou seja, vesti-as de cozinheiros. Elas amaram!
Tem evangelizador que leva as frutas já picadas. Aí perde toda a dinâmica da oficina. É importante as crianças manipularem, para ir "digerindo" as características que foram comparadas às frutas. E fazendo, a criança apreende muito mais!
Levei uma lata de leite condensado, mas no rótulo, colei um papel escrito: EVANGELHO DE JESUS.

Então, fizemos a salada de frutas e, na hora de servir, coloquei o leite condensado, mostrando que, com o evangelho, a mistura fica melhor ainda. Falei, aí, sobre a importância do culto no lar.
As crianças comeram a salada. Foi muito bom!

Nenhum comentário: