Histórias




Por que contar história?
Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias deve ser também um bom ouvinte de si mesmo, do mundo e de outras pessoas. O contador deve ser sensível para ouvir e falar. Contar simplesmente porque gosta de contar. O narrador deve estar ciente de que o importante é a história.
As crianças gostam de ouvir seus avós, pais, etc. contando histórias bíblicas, de fadas, da vida deles mesmos e de quando eram crianças. É preciso fazer uma seleção do que contar, levando-se em conta o interesse do ouvinte, a sua faixa etária e a lição que quer trazer ao ouvinte. Alguns pontos precisam ser considerados em cada faixa etária:
• 3 a 4 anos – idade do fascínio: Os textos devem ser curtos e atraentes, pode-se usar gravuras de preferência grandes. Histórias que tenham bichos, brinquedos e objetos e usem expressões repetitivas.
• 5 a 6 anos – idade realista: Histórias da vida real, falando do lar etc. Os textos devem ser curtos e ter muita ação, o enredo deve ser simples. Até os 6 anos a criança gosta de ouvir a mesma história várias vezes.
• 7 a 9 anos – idade fantástica: Gosta de histórias de personagens que possuem poder, histórias de aventuras, humorísticas e vinculadas à realidade.
• 10 a 12 anos – idade heróica: Narrativas de viagens, explorações, relatos históricos e preocupação com os outros e fábulas.
Como trabalhar uma história?
• Selecionar – Procurar dentro daquilo que se quer ensinar ou de acordo com o contexto da aula que será dada; pesquisar até encontrar algo que toque o contador de maneira especial. Se for uma história que já veio no material, leia várias vezes buscando encontrar nela algo especial que toque o contador, porque é só assim que ela será transmitida autenticamente ao público.
• Recriar – Não se deve pegar uma história e contá-la como vem escrita, é preciso passá-la para a linguagem oral. Saiba contar a história e não apenas decorá-la.
• Ensaiar– não se deve repetir nem exagerar nos gestos e movimentos. A voz deve ser aquecida para garantir um tom adequado; O olhar deve ser dirigido para todos os lados e para todos os ouvintes; Corrigir os vícios de linguagem, tais como: então, né, daí e outros.
• Estrutura – deve seguir estas 4 fases:
1. Introdução: deve ser rápida, interessante apresentando os personagens sem divagação. Ex: há muito tempo, era uma vez…
2. Desenvolvimento: são contados os fatos essenciais com bastante ação.
3. Clímax: ponto de maior emoção da história.
4. Conclusão: Aqui você deve ter maior atenção, pois na conclusão é que transmitimos a lição, o ensinamento para quem ouve.
A preparação do ambiente é necessária?
A preparação do ambiente é muito importante. Se o contador está numa sala de aula, deve fazer algo que mostre que naquele momento será contada uma história, chamando assim a atenção dos ouvintes para o momento. Como? Usando um objeto sobre a mesa ou um lenço jogado no ombro etc. O contador deve se prevenir contra ruídos e interrupções. Enfim, encontrar uma posição agradável.
Quais são os elementos necessários para se contar uma história?
Os seguintes elementos são fundamentais na contação de histórias:
• Emoção – O contador deve gostar do que faz e do que vai contar; deve antes navegar na história para depois transmiti-la.
• Expressão – é muito importante, o olhar deve transmitir o que está sendo falado, daí a importância de olhar para todos os ouvintes. Você pode se expressar durante a história com música, barulhos de objetos, com o corpo, tudo que deixe a história mais atrativa, mas sem exageros.
 Improvisação – Caso o contador se esqueça de uma parte da história, deve encontrar um modo de continuá-la, por isso a importância de saber o esqueleto da história e não decorá-la.
• Espontaneidade – O conhecimento da história oferece ao contador segurança, naturalidade, desibinição e espontaneidade para a contação.
• Credibilidade – O contador não deve denunciar o seu erro.
• Voz – é um elemento dramático e essencial; é o instrumento de trabalho do contador. Por isso deve observar o seguinte:
1. Altura – muito bem calculada para caracterizar os personagens.
2. Volume – é a variação entre forte e fraco, mostrando as emoções dos personagens.
3. Ritmo – é a variação de velocidade.
4. Pausa – é o silêncio no meio da fala, para dar o clima de suspense, mas não pode comprometer o significado das frases.
Procurar usar palavras de fácil compreensão para o público ouvinte.
Algumas Técnicas Para Contar Histórias:
 Avental

 Baú - contém material didático e livros de história

 Chapéus  Temáticos

 Palitoches

 Luva com Dedoches

 Fantoches

 Gravuras

Máscaras de Papelão

Quais as formas para se apresentar uma história?
• Simples narrativa – É a mais fascinante de todas as formas, a mais antiga, tradicional e autêntica expressão do contador de histórias.
• Histórias narradas com auxílio do livro - Narrar com o livro, não ler a história. O narrador deve saber a história e vai contando com suas palavras. O livro fica aberto voltado par as crianças, à altura de seus olhos. As páginas são viradas vagarosamente para que elas possam ver as gravuras
• Com gravuras - Através delas as crianças observam detalhes que contribuem para a organização dos pensamentos e de criação.
• Com fantoches - São um convite a imaginação da criança, do jovem e do adulto. Pode-se também ensinar a criar fantoches e através dele contar cada um a sua história.
• Flanelógrafo - O personagem entra e sai de cena.
• Painéis, recortes, carimbos ou dobraduras
O recurso utilizado irá depender do número de ouvintes e do espaço físico que está disponível. Para cada situação um recurso que melhor se encaixe com o público ouvinte.
Quais atividades podem ser desenvolvidas a partir da história?
• Dramatização: após o término da história, reúna as crianças para juntos encenarem o que acabaram de ouvir.
• Trabalhos manuais: Recortes, dobraduras, colagem, pintura, atividades manuais que lembrem o que foi contado.
• Brincadeiras, jogos e atividades que complementem o ensino passado.

NÍVEL I :  MATERNAL  e  JARDIM 1 e  2

O Segredo da Onça Pintada 

Livro: O Segredo da Onça Pintada
Autor: Adeilson Salles 
História contada pela evangelizadora Salette Aparecida dos Reis Santana
 
O dia amanheceu lindo na mata. Pássaros cantavam alegremente as belezas da natureza. O sol acariaciava as folhas das árvores com seus raios bem quentinhos.
O movimento das águas clarinhas do riacho - chuá ...chuá...chuá...- entoava uma delicada música de agradecimento a Deus.
Veados, capivaras, antas  e tantos outros animais bebiam nas águas do riacho que, tais quais um espelho, traziam o céu para a terra.
Nás árvores, macacos pulavam de galho em galho fazendo muita bagunça.

De repente, tudo silencia. Os animais, bem quietinhos, erguem as orelhas como a ouvir um sinal de perigo. Tudo agora é silêncio absoluto. Somente se ouve o barulhinho das águas do riacho:
- Chuá..chuá..chuá.....
Dona Anta, prevendo um perigo que se aproxima, olha com preocupação para seus filhinhos, e eles, entendendo o aviso, vão para bem pertinho da mamãe.
 Do alto da árvore vem o grito de alerta dado pelo mico-leão-dourado:
- Lá vem a Dona Pintada, corra turma, que ela vem aí!!!
O susto foi geral e grande a confusão. Em segundos, todos os animais fogem. Araras voam rapidamente, seguidas dos papagaios e outros pássaros. Até os peixes acostumados a nadar na superfície das águas buscam a parte mais profunda do riacho.
Ouve-se, então, um rosnar aterrador:
- GRRUUUAAARRRRRR!
A passos lentos e credenciados, ela surge em meio às folhagens. Sim, era ela mesmo, a temida onça-pintada. Aproxima-se das margens do riacho e, entre gemidos e lamentações, bebe um pouco de água.
 Epa!!! Entre gemidos e lamentações???????
Sim, amiguinhos, a terrível onça-pintada gemendo e chorando, dizia:
- Ai, ai, ui, ui, pobre de mim, só com uma onça infeliz como eu é que isso poderia acontecer. Que destino o meu, ai, ai, ai! Até quando vou carregar este segredo?
Alguns macacos escondidos nas árvores ouviam as lamentações da Dona Pintada, sem entender o que estava acontecendo. E ela continuava:
- Se alguém descobrir o meu segredo estarei desmoralizada, ai, ai, ai.
A onça-pintada tomou um pouco de água e, ao ver a imagem de sua bocarra refletida na água, deu um grito assustador:
- AAAAIIIIIIIII!!!!!!!!
Ainda se refazendo do choque que a sua imagem lhe causara, Pintada ouve uma voz baixinha que lhe diz:
_ O que está acontecendo, Dona Pintada?
Procurando intimidar a intrometida, ela rosna ferozmente - GRRUUUAAAARRRRRRR!!!!!!
- e outros animais ouvem esse rosnar muito longe dali.
- Calma, calma, só estou querendo ajudar!
A recém-chegada era a velha e sábia xoruja, que fora atraída para o riacho pelo choro de pintada.
Pintada tentou manter a pose e a fama de violenta, e disse:
- Saia já daqui, sua bisbilhoteira do olho grande, vá cuidar da sua vida, vá!
- Por que a senhora está chorando, Dona Pintada? - insistiu a coruja.
- Onça como eu não chora, se você não for embora daqui, eu vou comê-la como café-da-manhâ.
A ameaça da Dona Pintada vinha acompanhada de ais e uis:
_ Ai, ui, ai, ui.
- Tem certeza de que a senhora não quer me contar por que está gemendo? - continuava insistindo a coruja respeitosa.
- Você é como toda a bicharada desta floresta, está doidinha para descobrir o meu segredo, não é?
- Mas eu nem sabia que a senhora tinha um segredo! Tem mesmo?
percebendo que falara demais, Dona Pintada tentou consertar:
- Bem...quer dizer...isso é conversa do macaco-prego, aquele invejoso. Como eu sou a mais poderosa da floresta, ele tenta destruir a minha imagem. Quem está por baixo sempre quer falar mal de quem vive por cima como eu.
- Eu nunca soube que a senhora guarda um segredo. Para mim é novidade.
 - Ai, ai, ai, chega dessa conversa boba, ui,ui,ui.
- Só estou tentando ser sua amiga, vim até aqui atraída por seu choro.
- Não preciso de amiga, principalmente de uma como você, metida a saber tudo.
- Dona Pintada, nós precisamos ter amigos, já que vivemos todos juntos na mata.
- Pois sim! Amigo meu é barriga cheia.
E, dizenso isso, Dona Pintada rosnou ameaçadoramente:
- GRRUUUAAARRRRRR, ai, ai, ui, ui.
Com calma, Dona Coruja disse:
- A senhora está precisando de auxílio. Ora, ora, deixe-me ajudá-la! Está sentindo alguma dor?
- Noite passada, saí para caçar e mordi uma tartaruga, quer dizer, me dei mal naquele casco duro, ai,ai,ai.
Falando assim, Dona Pintada olhou para todos os lados e, sem conseguir se controlar, começou a chorar. Chorou...chorou...chorou...
- Não fique assim, o que está acontecendo? Fala, filha de Deus! - insistiu Dona Coruja.
- Você me chamou de filha de Deus?
- É claro que chamei. Você também é uma filha de Deus.
- E Deus existe? - perguntou a onça espantada.
- É claro que existe, foi Ele que nos criou.
- E como você sabe que Ele existe? - desafiou Dona Pintada.
- Ah! basta olhar à sua volta e verá tudo o que Ele fez.
Olhando para todos os lados, Dona Pintada resmungou:
- Não estou vendo nada demais...somente a floresta onde moramos!
Virando os enormes olhos, Dona Coruja respondeu com paciência:
- Então, Dona Pintada, é isso mesmo...a nossa floresta é criação divina. Tudo o que não foi feito pelo homem, por Deus foi feito.
- Como assim?
- É verdade, Deus criou as florestas, os animais, os homens...
Sem conseguir conter o espanto, a Pintada interrompeu Dona Coruja:
- Criou os animais?
- Sim senhora, Deus nos criou!
- Então Deus é bom?
- Deus é eterno, imutável, imaterial, onipotente, único, soberanamente justo e bom - Dona Coruja explicou de um fôlego só.
- Puxa! Ele é mesmo tudo isso? - a Pintada perguntou desconfiada.
- Sim, Ele nos ama muito!
A onça então começou a chorar. Chorava...chorava...chorava...
- Mas por que a senhora chora tanto, Dona Pintada?
- Se os animais são filhos de Deus, Ele deve estar triste comigo -  a Pintada afirmou soluçando.
- Por que Deus estaria triste com a senhorA?
- por quê?! A senhora ainda pergunta, Dona coruja? Eu já perdi as contas de quantos filhos de Deus eu já comi.
Sorrindo a coruja respondeu:
- A senhora comeu animais porque eles fazem parte de sua cadeia alimentar, não foi por maldade, foi por necessiadade.
- É mesmo? - indagou a Pintada, suspirando aliviada.
- Sim senhora. Eu não lhe disse que Deus é soberanamente justo e bom, quer dizer, muito, muito justo e bom?
- Disse!
- Pois então, tudo na vida acontece de acordo  com a sabedoria do Criador.Deus sabe de tudo que precisamos. Não chore mais.
- Está bem, eu acredito na senhora!
A Pintada pensou, pensou... pensou mais um pouquinho e disse resolvida:
- Acho que vou confiar na senhora, Dona Coruja, vou lhe contar o meu segredo.
- Se quiser confiar em mim, eu garanto, por todas as minhas penas, que ninguém nesta floresta irá saber.
Confiando pela primeira vez em alguém, Dona Pintada disse:
- Se é assim, vou lhe contar, a senhora promete que não vai rir de mim?
- Prometo!
- Meu segredo é este - e abrindo a bocarra, mostrou o seu segredo.
Os olhos da Dona Coruja pareceram saltar, sem acreditar no que viam. E, impressionada, afirmou:
- Não acredito no que estou vendo!
- Ai, ai, ai, pode acreditar, Dona Coruja!
- A senhora só tem um dente? Preciso ver isso mais de perto!
- Você prometeu não rir de mim!
- Promessa é dívida, não vou rir da senhora.
Venso que não corria perigo, a coruja pousou perto da Dona Pintada, que disse com tristeza:
- este é o meu segredo, ai,ai,ui,ui. Por isso eu procuro amedrontar os outros animais com meus grunhidos, para que todos se afastem e eu não deixe de ser respeitada. Imagine, Dona Coruja, só tenho um dente e agora ele está doendo por causa do casco da tartaruga.
A coruja, com todo cuidado, falou:
- Mas a senhora não precisa ter vergonha de ter apenas um dente, todos nós temos os nossos problemas. Eu também tenho um segredo.
- E qual é? - Dona Pintada perguntou curiosa.
- Olhe bem para os meus olhos! - pediu a coruja, se aproximendo mais da onça.
A Pintada olhou admiriada para Dona Coruja e, rindo, mostrando seu único dente, disse:
- Com o respeito que lhe devo, Dona coruja, a senhora é vesga?
- Sou vesga sim, e não me envergonho disso.
Nossas diferenças não podem nos impedir de ter amigos. Somos todos iguais perante Deus.
Pela primeira vez na vida, a onça banguela deu uma sonora gargalhada mostrando para todo mundo o seu segredo. Ela olhava para Dona Coruja, que também rachava o bico de tanto rir, sem saber na verdade para onde a coruja olhava.
Ouviu-se então uma gargalhada geral vinda das moitas e árvores. Os animais, antes escondidos, agora sem ter mais medo da dona Pintada, aproximavam-se rindo muito.
E, entre eles, vinha Dona Tartaruga que mostrava aos outros bichos um furo no seu casco.
E todos, muito contentes, às margens do riacho, puderam aproveitar aquela manhã para se tornarem mais amigos, respeitando as diferenças uns dos outros.
E vocês, que acabaram de descobrir o segredo da onça-pintada, também sabem aceitar as diferenças dos seus amiguinhos?



"A Árvore Triste"
    

b01.JPG (97867 bytes)
     Certa vez, existiu uma árvore que vivia sempre triste, porque de seus galhos jamais havia brotado uma flor.
     Só folhas. Uma abelhinha aproximou-se dela cantando:
                
     - Zumm...zumm...zumm...Que árvore feia! Só tem folhas! E as flores, onde estão?
        

b02.JPG (89569 bytes)
         Sua companheira observou:
         - Aqui não fico, pois preciso levar um pouco de mel para minha colméia.


    

b03.JPG (82726 bytes)
     Vocês sabem o que é uma colméia?
     É a casinha das abelhas.   
     É ali que elas moram e fabricam o tão preciso mel.
     As abelhinhas são trablhadeiras, retiram o néctar das flores, que é um docinho que todas elas possuem.
            Depois levam esse néctar para a colméia e ali o depositam. Hoje, amanhã, depois...E vão formando o mel tão saboroso.
            Como é gostoso um favo de mel!
            Bem, voltemos à nossa história.
            A abelhinha continuou:
            - Como esta árvore não tem flores, vou-me embora.
b05.JPG (91237 bytes)
     
         Chegou em seguida, uma linda borboleta e, voando em torno da árvore, comentou:
       - Como é triste esta árvore! Não tem nenhuma flor! As flores é que alegram a vida...



b06.JPG (68615 bytes)    Vocês sabiam que as borboletas põem ovinhos nas folhas das plantas, e desses ovinhos nescem uma porção de lagartas que um dia se transformam em lindas borboletas?

          Como é maravilhosa a natureza!
b04.JPG (80155 bytes)

         Vieram também alguns passarinhos, mas não gostaram de fazer seus ninhos na árvore sem flores, por isso não ficaram lá.



          A noite já vinha chegando, quando um menininho se aproximou da árvore.
          - Estou tão cansado que vou me deitar debaixo dessa árvore, disse o pequeno.
          Deitou e dormiu.
b07.JPG (83339 bytes)    A árvore, no seu silêncio, pensou: "Como ele está cansado...Deve estar sentindo frio! Vou derrubar minhas folhas sobre ele, para lhe servirem de agasalho, assim ele não sentirá tanto frio."
           Quando amanheceu, o menino acordou e disse admirado:
           - Que vejo? Quantas folhas! Dormi tão bem...Como essa árvore é boa e generosa! Agasalhou-me com suas folhas!
           O menininho, muito agradecido, disse a árvore:
           - Você terá sua recompensa: vou transformá-la na árvore mais bela e alegre deste lugar.
b08.JPG (92660 bytes)
       E continuou:
       - Árvore, de hoje em diante, de seus galhos brotarão flores multicores, para que todos se sintam felizes!
        Voltaram as abelhinhas, a borboleta e os passarinhos, e todos disseram:
       - Como está bonita, perfumada e alegre! Você é a árvore mais linda que existe! Viremos sempre visitá-la!
b09.JPG (89023 bytes)   
      E todos cantaram junto com as flores...




(OBS: Ao professor caberá acrescentar comentários mostrando a natureza como obra de Deus e ainda o respeito que devemos a ela.)
http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia01.htm




"O Patinho que queria falar"

c01.JPG (20004 bytes)     Era uma vez um lindo patinho amarelo. Um dia ele saiu de casa bem cedinho e foi passear na estrada. A manhã estava clara, o céu azul e havia muitos animaizinhos passeando.

c02.jpg (21373 bytes)    Não tinha ainda dado muitos passos e viu um gato engraçadinho. O gato que era muito bem educado, cumprimentou-o assim:
      - Miau, miau!
      O patinho ficou encantado e disse:
      - Oh! Que modo bonito de falar você tem, Sr. Gatinho.
      Quem me dera falar assim !
      - É muito fácil, patinho, respondeu o gato. Vamos experimentar?
      O patinho experimentou dizer "miau". Não conseguiu. Experimentou de novo, experimentou muitas vezes! Foi impossível!         Então falou:
      - É muito difícil, Sr. Gatinho! Isso não é conversa para patinhos! Despediu-se do gato e continuou a passear.
c03.jpg (19118 bytes)   Foi andando, andando e encontrou-se com Dona Galinha Carijó.
     - Có, có, có, disse Dona galinha.
     O patinho ficou encantado:
     - Oh! Que modo bonito de falar a senhora tem, Dona Galinha!
      - Experimente falar assim, patinho.
      O patinho tentou imitar Dona Galinha. Fez tudo que pôde e nada conseguiu. Depois de algum tempo, já bem desanimado, falou:
      - Muito obrigado pela ajuda, Dona galinha, mas isto é muito difícil para patinhos.
c04.jpg (18536 bytes)    Despediu-se de Dona Galinha e continuou o seu caminho. Andou, andou e entrou na mata. De repente, ouviu a voz mais linda do mundo:
     - Piu, piu, piu!...
     - O patinho ficou encantado!        Olhou para cima e lá estava, no galho da árvore, um lindo passarinho de penas coloridas.
     - Que modo de falar bonito você tem, passarinho! Quem me dera falar como você!
     - Experimente, patinho! Experimente falar assim!
     O patinho abriu o bico. Fez tudo que pôde para dizer "piu, piu, piu!". Foi impossível. Já estava desanimado. Despediu-se e voltou triste para casa.
c05.jpg (19468 bytes)   No meio do caminho encontrou Dona Pata.
     - Quá, quá, quá, disse a pata.
     - Oh! Mamãe, disse o patinho. Será que posso falar como a senhora?
     - Experimente, filhinho,experimente...
      O patinho abriu o bico. Que vontade de falar como a mamãe! E se não conseguisse?...Não falou como gato, nem como galinha, nem como passarinho. Será que poderia falar como pato? Fez um esforço, e...
      - Quá, quá, quá...
      - Muito bem, filhinho ! disse-lhe a mamãe , toda feliz.
      O Patinho ficou alegre, muito alegre. Depois, juntinho com a mamãe, voltou para casa e a todo instante, abria o bico para dizer mais uma vez:
      - Quá, quá, quá...


(DESENHOS E ADAPTAÇÃO DE MARIA R. DO AMARAL
TEMA- INCONFORMAÇÃO: ALEGRIA DE SER O QUE SE É)


http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia01.htm




1)  Livro: A  MISSÃO  DAS  OVELHINHAS
Ana Alice Volk


Em um pequeno sitio, viviam varios animais: um cavalo, um burro, uma vaca, um galo e algumas galinhas, e tambem um carneiro, uma ovelha e seu filhote, que haviam sido comprados ha pouco tempo.


Seu José, o dono do sitio, cuidava muito bem de seus animais. Ele sabia que cada um era muito importante para o sustento de sua familia.


Os animais conversavam entre eles. Cada novidade, la no sitio, ja era motivo para muitos comentarios e eles acabavam, quase sempre, falando da vida dos outros. Somente os carneiros nao entravam nessas conversas.


Cada um se julgava melhor do que o outro:
- So nos pomos ovos! - dizia uma das galinhas.
- Ora, sem meu leite as criancas passam fome - retrucava a vaca.
- Se nao fosse eu - falava o cavalo - nosso dono teria que andar a pe.
- Bem -  dizia o burro, levantando as orelhas - se eu nao  puxar o arado aqui ninguem come!
Olhando para os carneiros, o burro completava:
- Piores sao os carneiros, que nao servem para nada! So comem o dia todo, nao poem ovos, nao dao leite, nao cantam e tambem nao trabalham!
- Eta familia folgada! - dizia a vaca.


Um dia, o carneiro ouviu o que diziam de sua familia. Muito triste, foi para perto de sua mae e perguntou:
- Mamae, nos, os carneiros, nao servimos para nada?
Carinhosamente, sua mae respondeu:
- Filho, Deus criou a Terra, o Sol, a agua, as plantas, os homens, os animais. Tudo foi feito de uma forma tao perfeita, que nao existe nada no mundo que nao tenha o seu valor. Todos precisamos uns dos outros.


Neste momento, o burro, que era muito curioso, ja estava ali, com as orelhas em pe, escutando a conversa e ouviu o carneirinho dizendo:
- Mamae, que nos dependemos da agua, das plantas, do sol, eu ja sei. Eu so nao sei para que servem os carneiros. Eu nao quero ser inutil.
Quando sua mae ia explicar, chegou seu Jose. Ele pegou o carneiro e a ovelha e levou-os para o galpao que ficava ali perto. O carneirinho ficou aos berros. Desesperado, ele gritava:
- Mamae! Papai! Voltem! Voltem!
Todos os animais ficaram olhando. Entao, o cavalo falou:
- Bem que o burro disse que eles eram inuteis...Devem ter sido vendidos...
- Nao fale assim perto do filhote, coitadinho...certamente tera o mesmo fim... - disse a vaca.
O burro, que tinha ouvido a conversa entre a mae e o filhote, falou:
- nao sei, nao, acho que nos estamos errados. Eu ouvi uma conversa que me deixou curioso, e melhor esperar para ver o que acontece.
Depois de algum tempo, o carneirinho ainda chorava, chamando por seus pais.

De repente, a porta do galpao se abriu.
Todos os animais olharam para ver o que tinha acontecido.
De la de dentro sairam o carneiro e a ovelha, totalmente pelados. Magros, sem seus pelos, foram imediatamente para perto do filhote.
No pasto, gargalhada geral. Todos falavam e riam ao mesmo tempo:
- Olhem so, como sao magrinhos! Pareciam ser tao grandes...
- Que horror! Pelados!
- Nunca vi coisa tao feia!
O burro, entao, falou:
- Parem de rir! Vamos la para saber o que aconteceu.
O carneirinho assustado, nao parava de perguntar:
- O que foi isso? Por que voces estao assim?
Cade o seu pelo fofinho, mamae? Papai, voce nao esta com frio?
- Calma, meu filho - disse a mae. - Nos estamos bem. Pare de chorar, que eu vou lhe contar tudo.


Ouvindi isso, os animais, que ja estavam perto, ficaram quietos para ouvir, pois tambem queriam saber por que os dois estavam sem pelos.
- Filho -  disse a mae - nos, os carneiros, tambem temos utilidade. Damos a nossa la e  com ela que os homens fazem agasalhos e cobertores que os protegem do frio.
Muito feliz, o carneirinho falou:
- Entao, nos tambem somo uteis!
- Claro, meu filho! Nosso pelo vai crescer novamente e sera cortado muitas vezes e, assim, estaremos sendo sempre uteis.
- Mamae, nos somos mais importantes que os outros?
- Nao, meu filho. Somos todos filhos de Deus. Cada um de nos e muito importante no ciclo da vida.

Os outros animais perceberam o quanto estavam errados. Entenderam que cada um tem a sua utilidade e que tudo na natureza tem muito valor. Pediram desculpas ao carneiro e a ovelha e, daquele dia em diante, passaram a se respeitar e viveram muito felizes.

2)                                         A MARGARIDA  FRIORENTA
Fernanda Lopes de Almeida


Temas: Amor às plantas, boa ação, bondade, amizade. carinho, caridade, afeto...

     Era uma vez uma Margarida num jardim.
     Quando ficou de noite, a Margarida começou a tremer.
      Aí, passou a Borboleta Azul.
      A Borboleta parou de voar.
    - Por que você está tremendo?
    - Frio!
    - Oh! É horrível ficar com frio! E logo numa noite tão escura!
    A Margarida deu uma espiada na noite.
   E se encolheu nas suas folhas.         
   A Borboleta teve uma idéia:
  - Espere um pouco!
   E voou para o quarto da Ana Maria.
   _ Psiu! Acorde!
   - An! É você, Borboleta? Como vai?
   - Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
   - O que é que ela tem?
   - Frio, coitada!
   - Então já sei o remédio. É trazer a Margarida pro meu quarto!
   - Vou trazer já!
   A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
   - Você leva esse vaso pro quarto da Ana Maria?
   Moleque era muito inteligente.
   E levou o vaso muito bem.
   Ana Maria abriu a porta para eles.
   E deu um biscoito ao moleque.
   A Margarida ficou na mesa de cabeceira.
   Ana Maria se deitou.
   Mas ouviu um barulhinho.
   Era o vaso balançando.
   A Margarida estava tremendo.
  - Que é isso?
   - Frio!
   -Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho pra você.
   Ana Maria tirou o casaquinho da boneca.
   Porque a boneca não estava com frio nenhum.
   E vestou o casaquinho na Margarida.
   - Agora você está bem. Durma e sonhe com os anjos.
   Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.
   A Margarida continuou a tremer.
   Ana Maria acordou com o barulhinho.
   - Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa pra você!
   E Ana Maria arranjou uma casa para a Margarida.
    Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho.
   Era a Margarida tremendo.
    Então Ana Maria descobriu tudo.
   Foi lá e deu um beijo na Margarida.
   A Margarida parou de tremer.
   E dormiram muito bem a noite toda.
   No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
   _ Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
   E a Borboleta respondeu:
   _ Ah! Entendi!



NÍVEL  II :  PRIMÁRIO E INTERMEDIÁRIO




Dar de si mesmo

Tema: Caridade

Livro: O Menino Ambicioso
O Servo Insatisfeito
E Outras Histórias

CÉLIA XAVIER CAMARGO


Laurinha, embora contasse apenas com oito anos de idade, tinha um coração generoso e muito desejoso de ajudar as pessoas.
Certo dia, na aula de Evangelização Infantil que freqüentava, ouvira a professora, explicando a mensagem de Jesus,  falar da importância de se fazer caridade, e Laurinha pôs-se a pensar no que ela, ainda tão pequena, poderia fazer de bom para alguém.
Pensou...pensou... e resolveu:
-         Já sei! Vou dar dinheiro a algum necessitado.
Satisfeita com sua decisão, procurou entre as coisas de sua mãe e achou uma linda moeda.
Vendo Laurinha com dinheiro na mão e encaminhando-se para a porta da rua, a mãe quis saber onde ela ia.
Contente por estar tentando fazer uma boa ação, a menina respondeu:
-         Vou dar esse dinheiro a um mendigo!
A mãezinha, contudo, considerou:
-         Minha filha, esta moeda é minha e você não pode dá-la  a ninguém porque não lhe pertence.
Sem graça, a garota devolveu a moeda à mãe e foi para a sala, pensando...
-         Bem, se não posso dar dinheiro, o que poderei dar?
Meditando, olhou distraída para a estante de livros e uma idéia surgiu:
-         Já sei! A professora sempre diz que o livro é um tesouro e que traz muitos benefícios para quem o lê.
Eufórica por ter decidido, apanhou na estante um livro que lhe pareceu interessante, e já ia saindo na sala quando o pai, que lia o jornal acomodado na poltrona preferida, a interrogou:
-         O que você vai fazer com esse livro, minha filha?
Laurinha estufou o peito e informou:
-         Vou dá-lo a alguém!
Com serenidade, o pai tomou o livro da filha, afirmando:
-         Este livro não é seu Laurinha. É meu, e você não pode dá-lo a ninguém.
Tremendamente desapontada, Laurinha resolveu dar uma volta. Estava triste, suas tentativas para fazer a caridade não tinham tido bom êxito e, caminhando pela rua, continha as lágrimas que teimavam em cair.
-         Não é justo! – resmungava. – Quero fazer o bem e meus pais não deixam.
Nisso, ela viu uma coleguinha da escola sentada num banco da pracinha. A menina parecia tão triste e desanimada que Laurinha esqueceu o problema que a afligia.
Aproximando-se, perguntou gentil:
-         O que você tem Raquel?
A outra, levantando a cabeça e vendo Laurinha a seu lado, desabafou:
-         Estou chateada, Laurinha, porque minhas notas estão péssimas. Não consigo aprender a fazer contas de dividir, não sei tabuada e tenho ido muito mal nas provas de matemática. Desse jeito, vou acabar perdendo o ano. Já não bastam as dificuldades que temos em casa, agora meus pais vão ficar preocupados comigo também.
Laurinha respirou,  aliviada:
-         Ah! Bom, se for por isso,  não precisa ficar triste. Quanto aos outros problemas, não sei. Mas, em relação à matemática, felizmente, não tenho dificuldades e posso ajudá-la. Vamos até sua casa e tentarei ensinar a você o que sei.
Mais animada, Raquel conduziu Laurinha até a sua casa, situada num bairro distante e pobre. Ficaram a tarde toda estudando.
Quando terminaram, satisfeita, Raquel não sabia como agradecer à amiga.
-         Laurinha, aprendi direitinho o que você ensinou. Não imagina como foi bom tê-la  encontrado naquela hora e o bem que você me fez hoje. Confesso que não tinha grande simpatia por você. Achava-a orgulhosa, metida, e vejo que não é nada disso. É muito legal e uma grande amiga. Valeu.
Sentindo grande sensação de bem-estar, Laurinha compreendeu a alegria de fazer o bem. Quando menos esperava, sem dar nada material, percebia que realmente ajudara alguém.
Despediram-se, prometendo-se mutuamente continuarem a estudar juntas.
Retornando para a casa, Laurinha contou à mãe o que fizera, comentando:
-         A casa de Raquel é muito pobre, mamãe, acho que estão necessitando de ajuda. Gostaria de poder fazer alguma coisa por ela. Posso dar-lhe algumas roupas que não me servem mais? – Perguntou, algo temerosa, lembrando-se das “broncas” que levara algumas horas antes.
A senhora abraçou a filha, satisfeita:
-         Estou muito orgulhosa de você, Laurinha, Agiu verdadeiramente como cristã, ensinando o que sabia. Quanto às roupas, são “suas” e poderá fazer com elas o que achar melhor.
Laurinha arregalou os olhos, sorrindo feliz e, afinal, compreendendo o sentido da caridade.
- É verdade mamãe. São minhas! Amanhã mesmo levarei para Raquel. E também alguns sapatos, um par de tênis e uns livros de histórias que já li.

******

Desenhos da evangelizadora Salette Santana



"A Alegria de Gerson"


a01.jpg (89162 bytes)
         Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos.
         O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade.


a02.jpg (78404 bytes)
      "Seu" Flávio estava doente e não podia se levantar da cama. Por isso, dona Ana trabalhava como lavadeira para manter a casa, comprar os remédios, a comida e agasalhos para o marido e os filhos.


   

a03.jpg (82878 bytes)
            Gerson era quem mais ajudava a mamãe. Tomava conta dos irmãos menores.


a04.jpg (69111 bytes)      
          
        Fazia também a entrega de roupas para as freguesas.


a05.jpg (71910 bytes)
      Às vezes, ficava na esquina do armazém com uma caixa de engraxate, limpando os sapatos das pessoas para ganhar algum dinheiro.
       Ele era esforçado, trabalhava com alegria e estava sempre sorrindo, mostrando os dentes brancos e cantando as canções que aprendia na escola ou com a mamãe.

a06.jpg (66478 bytes)      Era ele que, à tardinha, dava banho nos irmãos e dizia:
      - Vamos, garotada! Está na hora de tirar a sujeira!
     Gerson deixava-os limpinhos e com a roupa trocada, e isso alegrava muito dona Ana.


a07.jpg (58182 bytes)    Quando um irmãozinho ficava doente, era ele que marcava direitinho as horas de dar o remédio, verificar a febre e, fazia tudo tão cuidadosamente, que parecia mesmo um doutorzinho. Enquanto isso, sua mãe estava no tanque, lavando as roupas das freguesas.
           Com todas essas ocupações, Gerson achava tempo para tudo: brincar, trabalhar e estudar.
               Sua família, às vezes, passava dificuldades, quando o dinheiro de dona Ana era gasto em remédios para o "seu" Flávio, que parecia já estar mehorando.

a08.jpg (79854 bytes)    O tempo foi passando e se aproximando o Natal, quando as lojas ficam enfeitadas e quase todas as crianças esperam um presente ou uma surpresa.
         Mas, dona Ana não podia comprar nem enfeites nem doces, bolos ou presentes para seus filhos, no Natal.



a09.jpg (89531 bytes)          Na véspera de Natal, ela chamou o filho  mais velho e disse:
           - Gerson, por favor vá entregar essas roupas à dona Geni e veja se ela pode adiantar o pagamento.
          - Pois não, mamãe. Já estou indo...
          Pelo caminho, Gerson pensava: "O dinheiro que vou receber é pouco e o Natal é amanhã. Mamãe não poderá comprar enfeites, bolos, nem brinquedos..."


a10.jpg (79937 bytes)   Quando chegou à porta, bateu e foi atendido por uma senhora.
        - Dona Geni, vim trazer a roupa que a senhora mandou lavar.
        - Entre Gerson, venha cá até a sala.
           Ao chegar à sala, viu uma mesa enorme, toda enfeitada com pratos e salgadinhos e até umas bolas coloridas!...
           - Que beleza! Nunca vi coisas tão bonitas!...
           - Pegue, Gerson. Sirva-se do que quiser - falou Dona Geni.
             -Não, muito obrigado...
            Dona Geni insistiu para que ele se servisse, mas o pensamento do menino estava em casa: nos irmãozinhos e nos pais, que gostariam de comer aqueles doces gostosos.
           Gerson preferia ficar sem experimentar um doce sequer, a comer sem levar nada para os seus.
           Enquanto esperava Dona Geni voltar à sala, ele pensou: "Será que ela se lembrará de dar o dinheiro da roupa? E se ela esquecer? Se ela der, poderemos ter um Natal melhor..."
a11.jpg (60238 bytes)     Quando Dona Geni apareceu, trazia nas mãos um pacote bem grande com um lindo laço colorido.
          - Gerson, leve este pacote para casa.
         "Como pesa! O que haverá dentro?" - pensou o garoto.
          Dizendo "muito obrigado" e desejando Feliz Natal à Dona Geni, Gerson tomou o caminho de volta. Com o coração cheio de alegria, tentou correr para chegar mais depressa, porém não conseguiu, devido ao peso do pacote.
         Como sua família ficaria feliz com aquele presente!
a12.jpg (79874 bytes)    Ao chegar em casa, a surpresa foi geral e a alegria da família, enorme.
       Foi uma festa, todos ajudaram a abrir o pacote. Foi a mamãe quem tirou a surpresa da caixa:
         - Oh! Um lindo bolo de chocolate!
         - Há mais coisas, papai, ajude-me a tirar! Uma bola! Um trenzinho!...
         - Uma boneca! Um caminhãozinho!... - disse a irmãzinha.
        Todos cantaram e comeram uma fatia do bolo que Dona Geni tinha dado. A mamãe pediu a Deus que abençoasse a boa senhora.
        E assim foi feliz o Natal de Gerson!

(Adapatação feita pelo Departamento da Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado de São Paulo)





EXEMPLO+%28para+o+blog%29+2.jpg (1183×1600)