sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Recursos Didáticos




♥ Os Benefícios do "Brincar" Para a Criança

 Tudo é Brinquedo (Sobre a capacidade de entretenimento da criança, que com uma simples caixa de papelão transforma a brincadeira num momento de magia e encantamento desenvolvendo sua ludicidade e criatividade)

 Como o "Brincar" Pode Estimular a Criança?
(A cada momento a criança descobre coisas novas, através da brincadeira ela internaliza diversas situações que podem lhe acompanhar pela vida toda. Por isso o "brincar" se faz fundamental na infância)

► Aprendendo a Viver, Brincando
♥ Sugestões de Brincadeiras

 Manual de Brincadeiras (Desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, visa resgatar as brincadeiras e atividades antigas)

 Almanaque de Dinâmicas, Gincanas e Brincadeiras(Excelente para trabalhar com a Educação Infantil e Séries Iniciais)

 Brincadeiras para Festas Juninas (Corrida de Sapatos, Dança da Laranja, Carrinho de Mão entre outras)

 Bricadeiras e Dinâmicas ( Amarelinha, Passa Anel, Telefone sem fio e muitas outras brincadeiras de rua)

 Brincadeiras usando o espelho


Objetivos:
• Desenvolver a noção de lateralidade (direita e esquerda).
• Estimular a coordenação motora e muscular (facial). 
• Aumentar o vocabulário. 
• Identificar e nomear as partes do corpo humano.
• Trabalhar as percepções: corporal, visual, oral e tátil. 
• Promover a interação social, a disciplina e o respeito mútuo.
 
Material a ser utilizado: 
• Espelho
 
• Pincéis

• Tinta de rosto 

Procedimentos :
A brincadeira pode ser realizada individual ou coletivamente, dependendo do tamanho e comprimento do espelho. A professora deverá mostrar e nomear para os alunos, em frente ao espelho, as partes do corpo humano (demonstração). 

Orientações para o professor: 
Podem ser desenvolvidas brincadeiras que envolvam músicas e danças, em frente ao espelho.Também podem ser realizados exercícios que trabalham aexpressão corporal, a imitação, a respiração e a lateralidade (esquerda e direita). 

Outras sugestões:

Pintura de rosto para que os alunos observem no espelho; o próprio aluno poderá se vestir com peças de roupas (casaco, jaqueta etc.) na frente do espelho.


Duração da atividade:
 20 minutos/dia

 Jogos Recreativos Infantil
Os jogos recreativos são importantes porque desenvolvem a criança na sua inteligência, no seu corpo e na sua socialização. Os jogos recreativos divertem a criança, ela brinca sem perceber que eles trazem benefícios a ela. Tanto na educação física como em outras disciplinas pode-se utilizar desses jogos para desenvolver conteúdos programáticos, habilidades das crianças na educação infantil e no ensino fundamental.

Abaixo alguns jogos divertidos.

Queimada Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um time em cada lado da quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e quando um aluno é queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que conseguir ficar com mais aluno no seu time.

Futsal Recreativo
Material: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos cada, cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer gol no time adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar na área, pois também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no adversário é falta, na marca do Pênalti sem goleiro.

Handebol Recreativo
Material: Bola de Handebol e Bambo lê
Desenvolvimento: Dois times de 6 alunos, ½ quadra e um bambo lê amarrado no gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale um gol. Quando a bola não passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou perde a posse da bola; a outra equipe dará saída no circulo central.

Handebol
Material: Bola de Handebol e Bambo lês.
Desenvolvimento: é divido em duas equipes os alunos, espalhados os bambos lês pela quadra e os alunos ficam dispersos na quadra. O objetivo do jogo é a troca de passe, a equipe que fizer 10 passes seguidos marca ponto. Para que a equipe possa começar a contar os passe é necessário um aluno fizer o passe para outro aluno e ele cair dentro do arco (Bambo lê) quando receber a bola. Não é permitido ficar esperando o passe dentro do bambo lê e assim que conseguir receber um passe não pode ficar mais de 5 segundos dentro do bambo lê no chão.

Vôlei Recreativo
Material: Bola de Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado da quadra, então começa o jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas mãos, saque depende da força do aluno). Então um aluno saco, o do outro time pega, passa a bola pra 3 colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário, se a bola caiu no chão, então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que fugir para o funda da quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o outro time e fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego, é marcado ponto e conta mais um ponto para cada aluno que foi pego.

Basquete Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo se passa na quadra de basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10 alunos, quando isso acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos ”Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro” e os fazer usarem os passes. “Não é permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola, o aluno que está com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não pode andar e nem bater a bola” se alguns desses itens forem violados será marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a cesta.

Pega -Pega
O pega-pega é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador dependo do modo da brincadeira.

Pega-Pega Congelante 

Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado. 1.2 Pega-Pega por Baixo das Penas 
Material: - 
Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.

 35 Brincadeiras Educação Infantil

1) Jogo do toques

O animador ou o agente de turismo, explica aos passageiros que fará brincadeiras descontraídas no trajeto do ônibus e pedem a todos, atenção para que olhe o que o voluntário irar pegar, sempre gravando a seqüência dos locais. Em seguida este voluntário indicará outro participante para a seqüência d o jogo e assim sucessivamente. Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de toques.

2)Minha tia foi à feira e trouxe…

Minha tia foi à feira e trouxe uma laranja, responde o A.’T, a 2ª pessoa dirá o que a 1ª disse, a 5ª pessoa responde o que as anteriores responderam e acrescentando sempre alguma coisa. Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de seqüências. Brindes: pirulito, balas, canetas, camisas da cidade, ingressos para show etc.

3)Jogo do BUZZ/FIZZ. Variante PUM/ PA

* Para este jogo o mais familiar de Buzz, marca-se o número 7,o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um sete ( dezessete) ou qualquer múltiplo de 7 tipo 21.

Ex: 1, 2, 3, 4, 5, 6, buzz, 8, 9, 10, 11, 12, 13, buzz, 15, 16, buzz, 18,19,20,buzz,22,23,24,25,26,buzz…

* Para este jogo FIZZ marca-se o número 5, o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um cinco ou qualquer múltiplo de 5 tipo 10,15,20,25…

Ex: 1, 2, 3, 4, fizz, 6, 7, 8, 9,fizz,11,12,13,14,fizz,16,1718,19,fizz,21,22,23,24,fizz,26,27….

VARIANTE DE JOGO: une o buzz com fizz.

1,2,3,4,fizz,6 buzz,8,9, fizz,11,12,13,buzz, fizz,16,buzz, 18,19,buzz, fizz.22,236,24,fizz…


4) Telefone sem fio

O agente de turismo, dirá no ouvido da 1ª pessoa que esta sentada na cadeira do lado esquerdo como também o 1ª pessoa que esta sentada no lado direito, frases bem longas e anota-las em um papel para quando chegar ao ultimo este por sua vez, irá à frente e dizer o que chegou ao ouvido dele. Obs.: use pequenas frases de musica, rimas e trovalinguas. Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.


5) O que contém na rua… no hotel….. na praia…. na escola…na cozinha….no escritório… na feijoada.

Pode-se ser dada uma folha de papel em uma prancheta para que, cada fila possa responder ou mesmo usar a voz, é um jogo bem rápido não dando tempo de responder já passa para outra fila.
Variante de jogo: você pode dizer uma letra para as pessoas responderem como também modificar de local.

6) Não responder SIM, NÃO, É, POR QUE.


O agente de turismo fará algumas perguntas a uma determinada pessoa do ônibus e esta não poderá dizer como resposta ( sim ,é,não, por que), pode ser cronometrado pelo animador.
Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.

7) O que trocou de lugar.

O mediador pede um voluntário do ônibus que ele fique trancado no banheiro ou na parte da frente com o motorista e logo após todos trocam de lugar ou objetos como sacolas chapéus, blusões, pulseiras etc. Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de acertos que foram encontrados.

8) Qual é o seu nome e sobrenome (loteria de nomes)

Será distribuído um papel com desenho do jogo velha, podendo acrescentar mais linhas dependendo da quantidade de participantes na atividade ao sinal do mediador as pessoas procuram as outras e perguntam o seu nome e sobrenome anotando no papel. Ao termino o mediador fará uma chamada e os que têm aqueles nomes, vai cortando e marcando pontos.


9)Qual é a música

O mediador coloca um CD de varias musicas pré-selecionadas ( forro,axé, pagode, MPB, folclóricas) e ao sinal deste, o motorista para a musica e alguém tem que continuar a letra, caso tenha DVD, no ônibus, poderá ser utilizado na pausa deste. Variante1: o agente de turismo fala uma palavra ou frase de uma determinada musica e ao pará-la alguém tem que continuar.

Variante2: o agente de turismo fala uma frase de uma determinada musica de trás para frente e a alguém tem que adivinhar.

Variante2: o agente de turismo um nome de um cantor e os passageiros podem cantar uma música deste.


10) Leilão da barganha

Após a ida a uma cidade histórica onde os turistas compram lembrancinhas, fará um pequeno leilão de peças compradas com preço bem simbólico e que todos fiquem contentes. Objetos pessoais sem valor como revistas, doces, anéis, cartões postais, etc., vale frisar que não tem nenhum fim lucrativo.

11) Estória engraçada 

O animador providencia antecipadamente cartilha com varias fotos ou desenhos de pessoas, animais, verduras, objetos e a partir deste, inicia uma estória engraçada, passando para os turistas por onde estiver. É uma dinâmica bastante interessante porque faz um grande congraçamento entre as pessoas presentes e pode ser utilizado para adultos e crianças. Uma variante é ter objetos de plásticos ou semelhantes.

12) Jogo do PORQUÊ 

O animador providencia antecipadamente lápis e uma folha de papel por equipe que indica um participante para iniciar o jogo. Solicita que escreva no alto do papel uma pergunta qualquer, desde que seja iniciada com “por que”?Por exemplo: por que você sempre se atrasa? Em seguida a parte onde esta a pergunta é dobrada para trás e o papel deverá ser entregue para outra pessoa do outro grupo e este iniciará outra resposta iniciada com “porque” sem conhecer a pergunta do se antecessor. Pode ser utilizadas para adultos e crianças, em ônibus, convenções ou em pequenos grupos.

13) Espalhe a fofoca

O animador providencia antecipadamente uma frase bem grande e distribui para as primeiras pessoas da cada fila e esta por sua vez, passará para as que se encontram atrás de sua poltrona para chegar até o final do corredor(ônibus). Vence a equipe que acertos todo o contexto da frase

14) Repita o que eu disse

a) está é a maçã

b) está é a arvore onde colhi a maçã

c) este é o pomar da arvore onde colhi a maçã

d) este é o dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

e) este é o filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

f) este é o quarto do filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

Sempre colocando á palavra antecessora da outra



15) Jogo da mímica

É uma disputa entre dois grupos de pessoas que podem ser feitos em sal de aula como também em ônibus ou outros locais. Um representante de cada equipe é escolhido para fazer à mímica não podendo dizer nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador como também por outra equipe tais como: profissão musica filmes, objetos etc. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula


16) A palavra é:*

O animador escolhe uma música e dar uma palavra dessa musica para que as pessoas adivinhe ou complete que música poderá ser de qual é aquela palavra, atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula .

17) Nomes de cidades com a letra “A”,”F”

Igual aquela brincadeira de tempo de escola que através da primeira letra tipo, cidade flor, objeto, marca de carro, artista, cidades, países, as pessoas iram dizendo o nome respectivo de cada lugar através das letras.

18) Qual o pedaço que falta da musica*

O animador prepara antecipadamente um trecho vou pequenas frases de musica onde é divida em dois ou três pedaços e distribui perante as pessoas que se encontra no local. Esta Por sua vez, terá que descobrir com qual pessoa esta a metade da sua musica para depois escrevê-la correto. Esta dinâmica é bastante interessante porque ás pessoas, soltam a sua voz quebra o gelo do grupo.

Obs.: as músicas têm que ser conhecimentos dos participantes porque caso venha trabalhar com a 3ª idade, nem todos conhecem musicas novas, como também de fácil acesso

Oh abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira e não posso negar…..

19) A estória de um crime *

Esta é uma estória fictícia onde o animador, iniciará contando ela para todos os ouvintes presentes que na qual fará parte da estória a partir do momento em que o animador parar e aponta para alguma pessoa do recinto( ônibus,sala) e todo o decorrer da estória, todo a estão envolvidos e sempre acrescentado algo novo até que todos os participantes relate e faça parte do contexto desta. Nesta atividade é bom que as pessoas já se conheçam, caso seja em uma viagem, é interessante explicar a dinâmica antes.

20) Minha vida em 15 segundos*

Com um cronometro na mão, o animador inicia atividade e fala ao microfone em 15 segundos sobre sua vida, depois chama um voluntario presente (ônibus, sala) a melhor estória ganha um brinde.

21) Declaração de amor para o inimigo *

As pessoas quando vão fazer uma declaração de amor sempre é para uma pessoa amada,(namorado, esposo,noivo) mas esta atividade, as pessoas vão declarar o que não gosta daquela pessoa mas mesmo assim gosta dela.É uma atividade que é feito mais para adultos quer se conhecem e bem hilariante ou mesmo grupos escolares.

22) Noite do protestos*(pode usar o microfone do ônibus)

O animador providenciará um púlpito com microfone e cada grupo de pessoas ou equipe irá protestar sobre alguma coisa que na está gostando. Esta é aconselhável fazer no período noturno como uma forma descontração. Pedir às pessoas que não use palavras obscenas. Hotéis, colônia de férias, escolas, são os locais possíveis para essa atividade.

23) Leitura louca ou olha o jornal*

O animador providencia jornais ou revista velha, distribuem com a todas as pessoas e ao sinal deste ,todos iram ler ao mesmo tempo alguma manchete do jornal e como também o animador escolherá algumas pessoas para ler intercalando com ouras reportagem. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula, mas bastante dinâmica, onde temos varias gargalhadas.

24) Se vira nos 30

O animador providencia som, CDs, e coloca para que as pessoas possam dançar fazer mínima, alguma coisa que possa fazer em 30segundos.

25)Telegrama começando com uma letra só( pode ser oral o escrito)

O animador escolhe uma letra pede a um voluntario que faça uma pequena frase que tenha sentido, usando essa letra no inicio de cada palavra. Ganha quem fizer uma frase bonita e que tenha sentido. (ônibus, sala).

26) Artista do escuro

Cada pessoa do grupo receberá uma folha de papel e lápis, Esta tarefa poderá ser feita somente à noite (viagem de ônibus, luzes internas totalmente apagadas).

a) Desenhe uma casa

b) Façam uma arvore do lado da casa e um pequeno jardim com balanço.

c) Façam um caminho até a porta da casa.

d) Façam um sol , um céu e um pássaro voando, assine o quadro.

Ao acender as luzes, todas as obras serão expostas e o melhor desenho ganha brinde.

27) Rima

No grupo uma pessoa fala uma palavra, e a ultima letra a segunda pessoa repete como se fosse uma rima até ninguém acertar e reinicia com outra pessoa.

28) A palavra é

“O animador escolherá uma musica e dentro dela uma palavra, dirá:-” a palavra é… ”os participantes dirão uma musica que contenha aquela letra. atividade feita para ônibus e descontração após o almoço.

29)Você conhece seu estado, seu pais,uma rua.

O animador pedirá que cada participante ou por equipe fale o nome de uma cidade ou estado começando pela letra “A” ou “D”.A variante deste jogo depende da clientela que esteja trabalhando.

30) Continue o desenho

Papel e lápis são entregue a primeira pessoa do banco da frente para que ela inicie um desenho só que em um tempo mínimo o animador pede que passe para poltrona de trás, até chegar o final do corredor. Vence a equipe que fizer o melhor desenho.

31) Nó no cordão 

O animador entrega um cordão bem grande ao primeiro da fila e este por sua vez, dará um nó neste cordão, passando para o segundo da fila que terá que desatar o nó, passando para o terceira da fila que terá que dar outro nó, até chegar no final do corredor .

32) Amigo secreto

Ao final de cada viagem sempre ocorrem grandes amizades e com isso o animador dirá para os participantes comprarem uma lembrancinha (valor mínimo) para ser entregue no ultimo dia de viagem e ser entregue de uma forma bem animada.

33) É-NÃO-PORQUE-AI

Pedir uma pessoa para contar uma historia sem usar essas palavras sem um tempo de 2 minutos. Vence quem conseguir neste tempo não repetir nenhuma dessas palavras.

34)Gincana cultural de A,a,Z cultural

a) Quem foi ultimo presidente militar no Brasil? R: João Batista Figueiredo

b) Como é o nome da moeda do tio Patinhas? R : moeda numero 1

c) Quem é o mestre das tartarugas ninjas? R: rato sprinter

d) Qual é o nome do guarda do desenho de “manda-chuva” R guarda- belo

e) Quem é o líder do quilombo do palmares? R Zumbi

f) Qual o nome do especialista que cuida dos pés? R: Podólogo

g) Qual o nome dos 3 reis magos? R Baltazar, Belchior. Gaspar

h) Qual o maior órgão do corpo humano? R a pele

i) Quem é o autor do livro “Macunaíma”? R Mario de Andrade.

j) Em que estado brasileiro fica a cidade de farroupilha?R Rio grande do sul

k) Como se chama cada um dos lados de uma folha de livros? R pagina.

l) Qual o nome da ponte que liga Rio de Janeiro a Niterói?R Rio-Niterói

m) O pingüim é coberto de? R pelos.

n) O que é um fagote? R instrumento de sopro.

o) Qual o significado da bandeira de Minas Gerais? R libertas qual será tamem.

p) O que é o que é, cai em pé e corre deitado?R chuva.

q) Qual o adoçante natural produzido pelas abelhas? R MEL

r) Quantas pedras têm o jogo de dominó?R 28

s) Qual o nome dos sobrinhos de pato Donald? R huguinho, Zezinho e Luizinho.

t) Quantos lados têm uma bola? R 2 o de dentro e o de fora.[

u) Qual o Pais que presenteou os Estados Unidos com a estatua da liberdade? R França

v) Qual a cor da esperança? R verde

w) Quantas folhas têm o trevo da sorte? R quatro

x) Qual a capital do Irá? R Teerã

y) Quantos lados têm um cheque? R dois, o frente e o verso

z) O que é moranga? R abobora

35) Berlinda

Esta atividade pode ser feita em sala de aula ou ônibus onde é escolhida uma pessoa que sairá da sala e no caso do ônibus, ficará na frente com o motorista, enquanto o animador explica a atividade, para que cada participante fale uma qualidade e hábitos da pessoa que saiu.Após o levantamento dos dados , o animador chama a pessoa e dirá todos os hábitos e qualidades que as pessoas disseram dela e esta poderá apontar quem falou cada hábito. A atividade continua até todos passarem pela berlinda. Está atividade é feita com grupos que já se conhecem com o exemplo, escolas, empresas, grupos de idosos. 


 Atividades para Socialização
No meio em que vivemos sabemos que os bons relacionamentos influenciam e muito para odesenvolvimento social e profissional.

As atividades de socialização tem transformado grupos de desconhecidos em grandes parceiros da vida,dando assim mais liberdade para suas expressões ,motivando –os ao melhor convívio social..!

Mas as atividades de socialização servem para que?

1. integrar a pessoa no meio social

2. desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal;

3. a busca da convivência com colegas da mesma idade

4. desenvolver ocupação para o tempo ocioso

5. adquirir hábitos de relações interpessoais

6. desinibir e desbloquear

7. desenvolver a comunicação verbal e não verbal

8. descobrir habilidades lúdicas

9. desenvolver adaptação emocional

10. descobrir sistemas de valores;

11. dar a evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental.


ALGUMAS ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO

1)O semáforo: é formado um grande circulo em pares de homens e mulheres,assim começam a dançar uma musica lenta..rápida ,qualquer ritmo,ao ouvir :

semaforo vermelho:devem continuar dançando

semáforo verde:eles param ,mas a musica continua

semáforo amarelo:devem trocar de par.

Quem se enganar na troca ou nas ordens sai do jogo.

Observação ;ao invés de falar também pode-se mostrar a luz …

2)O viúvo: nessa atividade todos devem estar em pares.

Formado um grande circulo ,homens fora e mulheres dentro ajoelhadas ,um homem deverá ficar viúvo ( sem a companheira),ao sinal ele pisca para as umas das que estão ajoelhadas ,assim tentando roubar a mulher do outro parceiro ..do lado da frente..o parceiro ao perceber que ele piscou para sua mulher ele deverá toca-la antes que ela saia se conseguir toca –la continua casado e se não conseguir sua parceira vai com o outro colega.Assim com ele recomeçando toda a brincadeira.


3)O oi: todos sentados em círculos.

O primeiro dirá oi para o segundo ,e o segundo dirá oi oi para o terceiro ,o terceiro dirá oi oi oi para o quarto e assim sucessivamente ..não vale rir e quem errar vai saindo.


4)Quem sobrará: os participantes deverão ficar espalhados pelo salão e em duplas, um ou dois participantes ficaram sem par.

Esse jogo pode –se fazer de duas formas:

- a um determinado sinal só os homens procuram as mulheres

-e a outro sinal as mulheres procuram os homens.

Todos deverão ficar de costas para seus companheiros só tocando os mãos sem segura-las.

Sempre nessa brincadeira vai ter um ou dois que ficarão sem par..essa brincadeira vai mostrar o trabalho de grupo das pessoas,vai mostrar quantas vezes o João ficou sozinho ,quantas vezes a Maria ficou sozinha,mostrando assim o grau de interação entre eles.



5)Minha cara metade:nessa brincadeira utilizará duas caixas que ficarão no centro de duas linhas paralelas de pessoas da mesma quantidade.

Em cada caixa haverá pedaços de paginas de revista ,jornais enfim,cada pagina estará partida ao meio ,metade em uma caixa e metade na outra.

Cada um dos participantes deverá pegar um pedaço ,e a um determinado sinal eles deverão procurar sua cara metade ,quem encontrar primeiro ..pode receber um brinde ou pagar uma prenda,fica ao seu critério

 Brincadeira para requerer atenção das Crianças

Valorizando seus amigos

Em duplas e em péum de frente para o outro:
A criança A diz: Um
A criança B diz: Dois
A criança A diz: Três
A criança B diz: Um
A criança A diz: Dois
A criança B diz:Três
Depois complica-se um pouquinho:
A criança A diz: Um e bate palmas
A criança B diz: Dois
A criança A diz: Três e bate a mão esquerda na perna direita
A criança B diz: Um e bate palmas
A criança A diz: Dois e bate a mão esquerda na perna direita
A criança B diz:Três

Mais um pouquinho...
A criança A diz: Um e bate palmas
A criança B diz: Dois e bate a mão direita na perna esquerda
A criança A diz: Três imita latido de cachorro
A criança B diz: Um e bate palmas
A criança A diz: Dois e bate a mão direita na perna esquerda
A criança B diz:Três imita latido de cachorro

Pode-se aprofundar em valores, comentando que todos tem habilidades, porém cada um em seu tempo, por isso devemos compreender e respeitar uns aos outros

 Jogo da Memória para Imprimir


Atividades jogo da memoria para colorir e imprimir, alguns você irá precisar imprimir 2 veses. Depois de imprimido só recortar jogo da memoria com imagem e o nome do desenho Jogo da memoriaSílabas Simples Jogo da memoria com animais e bichinhos Jogo da memoria do Alfabeto.

 Cantigas de Roda - Recreação Infantil


 Brincadeira FAZ-DE-CONTA

 Brincadeira crianças de 2 a 3 anos


Atividades e brincadeiras com crianças de 2 a 3 anosde idade.

As crianças de 2 anos são muito alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.Nesta idade, porém os lápis devem ser estreitos.
Em torno de 3 anos as crianças podem também apontar os lápis. Mas tome cuidado na hora de comprar os lápis e giz, de forma que não contenham elementos danosos para a saude. As crianças gostam de desenhar e pintar, como tambem mostrar suas criações para pais e conhecidos.
As tintas de dedo são as preferidos das maiorezinhas. Com as mãos sobre o papel estao prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.
Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.
As crianças podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pintá-las depois.
No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.
De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos ritmicos industrializados: xilofone, tambor, piano elétrico.
Desenvolvimento da fala
Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.
Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.
Quando a criança observar uma máquina de lavar roupas, por ex., você pode esclarecê-la como você faz para lavar roupa. Ponha o sabão em pó, mostre que fecha a tampa, que liga a máquina, que depois a máquina enche de água, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc.
Quando a máquina parar de funcionar, mostre à ela que a roupa está úmida e limpinha, que você agora irá dependurá-la para secar.

Como outra brincadeira , você pode apontar perguntar-lhe:- Aonde está seu nariz?
... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca? E assim ela vai aprender brincando.
Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha que esteja ali.
Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e quando você a contar ela a irá complementar.
Um bichinho de pelúcia, pano, uma bola colorida ou briquedos de plástico de montar. Mostre como devem fazer e elas o farão

 Brincadeira MORTO-VIVO

Brincadeiras de MORTO VIVO, recomendado para crianças com mais de 4 anos de idade. Não precisa de nenhum material.

ATIVIDADE O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Agilidade;
- Percepção auditiva;
- Reflexos rápidos.



Algumas idéias a serem aproveitadas ou adaptadas.


O rádio na sala de aula

Em tempos que a tecnologia está cada vez mais presente na educação, que tal trabalhar com a turma uma tecnologia antiga, mas super presente na sociedade?
Considerado uma mídia, o rádio opera como instrumento adequado para promover o debate e a interpretação dos significados no campo da educação, colaborando para a cidadania e a integração da comunidade.
Ainda que os avanços tecnológicos propiciem a invenção e a construção de outros equipamentos considerados mais modernos, o rádio permanece atual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem os meios de comunicação social no espaço escolar, propondo ao educador trabalhá-los interdisciplinarmente.
Cabe ao educador conhecer a linguagem e a produção radiofônica, levando os educandos a compreender a função desse meio e sua atuação cultural e na sociedade, além de trabalhar conteúdos das áreas de linguagem e ciência e tecnologia.
O rádio pode possibilitar ao aluno compartilhar democraticamente com outros colegas o saber elaborado e novos conhecimentos. Ao trabalhar com o rádio, o educador e a escola estarão promovendo atitudes como: capacidade de trabalhar em equipe, atenção auditiva, compromissoético, opinião pessoal e respeito pela opinião do outro.
O livro: Como usar o rádio na sala de aula (CONSANI, Marciel. São Paulo: Contexto, 2007) trás um conteúdo riquíssimo de utilização dessa tecnologia.

quarta-feira, 30 de julho de 2008


Como usar o computador em atividades prazerosas


Sabemos que a informática na educação deve se integrar aocurrículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possibilidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho, desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que estas oferecem.
Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem a partir de temas ou atividades sugeridas em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.
A idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?
Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender. Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças.
São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.
Veja Sugestão de sites com jogos e brincadeiras 

Turma da Mônica
Ecokids
Sítio dos miúdos
Smartkids
Estadinho
Site do Senninha
Duende
Trem Encantado
Iguinho
Crianças uol

quarta-feira, 23 de julho de 2008


A Lição da Borboleta


Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, enquanto ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir mais.O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu pequeno corpo estava murcho e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se esticassem para suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.O que o homem, em sua vontade de ajudar, não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as asas, de forma que ela estaria pronta para voar, uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

Para refletirmos enquanto professores em relação ao tempo de aprendizagem dos alunos e o respeito as suas necessidades. Esse tempo é fundamental para que haja uma assimilação e uma acomodação das experiências, para que as tornem suas, fazendo e refazendo, assim como construísse o seu casulo. Portanto, não podemos acelerar o seu tempo sem o risco de perdermos o vôo da borboleta.

quinta-feira, 15 de maio de 2008


O Jornal como Recurso

Dentre os meios de comunicação existentes destacamos o uso do jornal como recurso pedagógico por ser um material diário com informações atualizadas. Por ser uma fonte de informações sobre vários e diferentes assuntos, pode e deve ser trabalhado em qualquer disciplina e com qualquer faixa etária, ao lado de outras fontes de informação e leitura. Em língua portuguesa, por exemplo, trabalhar com as imagens (fotojornalismo) escondendo a legenda e solicitar que os alunos legendem a imagem ou dêem um título ao texto, ou ainda a partir de uma notícia, criar uma manchete, vai exigir do aluno um exercício de síntese na comunicação da idéia, bastante valioso pedagogicamente. O jornal pode ser ricamente explorado pelo professor, possibilitando a interdisciplinaridade, conhecimento de diversos gêneros textuais, estimulando a produção e discussão de textos e formando opiniões.
Abaixo temos um exemplo de como introduzir o uso do Jornal na sala de aula.

Dinâmica Construindo um Jornal
Objetivo:
 Estimular o gosto pela leitura, treinar a construção da escrita, conhecer alguns gêneros jornalísticos, promover o trabalho em grupo.
Material: Jornais, papel madeira, cartolina o papel quarenta, pincel, canetas coloridas, cola e tesoura.
Desenvolvimento:
 O orientador divide a sala em grupos. Distribui exemplares de jornais e uma folha de papel madeira para cada grupo, solicita os participantes que recortem notícias:
- Que interessem ao mundo;
- Que interessam a sua cidade;
- Que interessam ao próprio grupo.
EX: NOTÍCIAS QUE INTERESSAM AO MUNDO:- A guerra do Iraque assola a população iraquiana; NOTÍCIAS QUE INTERESSAM À CIDADE:- Prefeito vai abrir trinta creches, na periferia de todo o município; NOTÍCIAS QUE INTERESSAM AO GRUPO:- Grupo musical NX0 faz sucesso na TV;
Cada grupo monta o seu jornal, o mais criativo possível, e assim todos se sensibilizarão para os conceitos mais próximos e imediatos, estimulando-os a buscar informações, além de servir para o treino de leitura, estruturação do gênero e trabalho em grupo. Em seguida o grupo apresenta o seu Jornal.

quarta-feira, 30 de abril de 2008


CURTA NA ESCOLA

Curta-metragem na escola, com indicações de especialistas
O Projeto PORTACURTAS, da PETROBRÁS, disponibiliza o siteCURTANAESCOLA que oferece curta-metragens brasileiros para uso em sala de aula.O projeto tem apoio INEP/MEC e do Ministério da Cultura.Além de ter acesso aos curtas através da internet,o projeto lançou o volume 1 do DVD que integra a Coleção CURTA NA ESCOLA.Saiba mais clicando em http://www.curtanaescola.com.br/


Por que cinema na sala de aula?

O vídeo está umbilicalmente ligado a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Daí a importância de aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno.
O vídeo explora também o ver, o ter, diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais, isto é um ver que está situado no presente, mas que o interliga não linearmente com o passado e com o futuro. O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histórias.
Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar. É decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espaço imagético. Cinéfilos e consumidores de imagens em geral são espectadores passivos. Na realidade, são consumidos pelas imagens. Aprender a ver cinema é realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador crítico.
A sala de aula vem incorporando, os meios de comunicação de massa, como a utilização de jornais, revistas, programas de televisão. Porém, é preciso ver que esses meios podem ser considerados como espaços de transformações de consciências, de aquisição de conhecimentos; que eles dependem de uma pedagogia crítica, e que o sucesso dessa pedagogia crítica depende de como vamos ver e ouvir os produtos da indústria cultural.
A tarefa de exibir filmes na escola, modificando a prática pedagógica do ensino e da aprendizagem, é um fato em processo e uma tarefa coletiva de educadores de todas as áreas de conhecimento. A educação tem papel primordial nesse processo.

(http://www.campus-oei.org/revista/rie32a04.htm )


O USO DE GIBIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

APRENDER BRINCANDO
Gibis incentivam aprendizado e leituraCada dia mais utilizados como recurso pedagógico, os gibis chegam às salas de aula para estimular o aprendizado e fazer a alegria das crianças.
Eles estão ensaiando os primeiros passos na escrita e na leitura, têm entre seis e sete anos de idade e adoram gibis. Nada mais natural que aliar, nas atividades didáticas em sala de aula, prazer, ludicidade, criatividade e aprendizado, valendo-se desse material que une literatura e artes plásticas. É o que muitas escolas de educação infantil estão fazendo, com resultados surpreendentes.
"O gibi tem linguagem visual, o que é uma ajuda instantânea na evolução do reconhecimento das palavras", diz a pedagoga Thaís Ramos Nucci Zanetti, professora do Colégio Pentágono. Ela explica que, além de ser um material de fácil manipulação, o gibi usa a letra "bastão", que as crianças reconhecem melhor, e traz uma linguagem acessível e cotidiana. "Quando descobrem as histórias em quadrinhos e conseguem compreender a linguagem, encantam-se e avançam na tentativa de leitura", afirma Thaís.
A associação de imagem e texto é uma das razões que levaram inclusive o MEC a recomendar, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - que orientam e sugerem alternativas de apoio aos conteúdos disciplinares da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental -, o uso de gibis.Na educação infantil, a utilização dos gibis permite desenvolver uma série de atividades, que vão desde a leitura e a interpretação das histórias até a elaboração de diálogos. Diante de um nível menor de dificuldade, as crianças sentem-se mais leitoras, o que representa um forte estímulo no processo de alfabetização.
A professora Thaís assinala que, nas classes do Infantil 3, ou do pré-escolar, as histórias em quadrinhos tornam-se um material de apoio importante no final do ano, quando a meninada já está mais fluente na leitura. Lembra ainda que é necessário pontuar a fala errada de alguns personagens e diz que as crianças não só reconhecem a troca de letras – marca característica do Cebolinha, por exemplo -, como também ganham desenvoltura para identificar a forma convencional da escrita.
Diversão fora de classe
A participação dos pais nesse processo começa na compra dos gibis e o ideal é que incentivem a independência da criança na sua escolha e na manipulação. Isso porque os quadrinhos não são histórias que se contam, "é mais para uma leitura pessoal".
Mesmo os pequenos, a partir dos quatro anos de idade, já demonstram interesse pelos gibis. Apesar de ainda não terem iniciado o processo de alfabetização, têm curiosidade e, no manuseio lúdico do material, encontram facilidade na descoberta das letras.
A forma de retratar o universo infantil, o estilo da escrita e o desenvolvimento dos enredos são outros elementos que atraem a atenção e o interesse das crianças. A professora Thaís observa que as histórias da Turma da Mônica ainda são as mais próximas da nossa realidade e, por isso, as preferidas pela meninada. Não descarta, entretanto, outras revistinhas, como por exemplo, as da Disney ou de super-heróis.
Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) revela que mais de 8% dos leitores adultos começaram a ler gibis durante o processo de alfabetização. A julgar pela utilização cada vez maior das histórias em quadrinhos uma recurso pedagógico, a tendência é que essa parcela de leitores torne-se cada dia maior.
Publicação: Dezembro 2002 - Edição: 15
http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=248
http://rpedagogicos.blogspot.com.br/

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