Dinâmicas
de Integração
Excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
·
que os participantes se apresentem;
·
que memorizem os respectivos nomes:
·
que iniciem um relacionamento
amistoso;
·
que se desfaçam as inibições;
·
que falem de suas expectativas.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão
sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda
irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro.
Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e
você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"A dinâmica pode ser
feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.
Propor aos participantes apresentarem- se, individualmente, de forma criativa.
Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da
vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se
apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim
para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um
fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que
uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma
única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar
que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando
todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que
os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável.
Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la
atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar
em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um",
"abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento
para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.Exemplo:
"Durante minhas férias irei para a praia..".O segundo continua:
"Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá:
"Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os
participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante
for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos
PPD.
Esta
dinâmica cabe em muitos temas: Responsabilidade, Amizade, Livre-Arbítrio...
Cabendo adaptações, é bem flexível!
Material: a maior quantidade possível de objetos diferentes uns dos outros,
como um rádio velho, flores, peças de roupas, caixas, ferramentas, material
escolar, telefone, brinquedos, livros, desenhos, dentre outros. O número de
objetos deve exceder muito o número de participantes. Pense em materias
conforme a idade e evite qualquer um que possa expor o evangelizando a qualquer
perigo de se machucar ou se assustar. Pense também conforme o tema que está
desenvolvendo. E principalmente: seja coerente! Não leve absolutamente nada que
tenha conotação com violência ou que entram em choque com os princípios
fundamentais de nossa doutrina.
Desenvolvimento: Colocar os objetos em cima de uma mesa e dizer aos
participantes que farão juntos uma história, pegando um dos objetos e falando
dele nesta história. Começar pelo evangelizador, que vai pegar um objeto
qualquer e começar uma estória que contenha este objeto. Então, ele para a
narrativa em um ponto, para que um evangelizando vá até a mesa, pegue um objeto
e coloque-o na história, também.
Um por um dos participantes vai pegar um objeto de sua escolha e continuar a
história com aquele objeto.
Conduzi-los de modo que, se quiserem, participarão mais de uma vez. Também é
aconselhável que o evangelizador, de quando em vez, faça mais participações
para conduzir a história. Conduzir sutilmente, também, quando a história deve
acabar.
Objetivo: Através desta brincadeira, pode-se mostrar aos
evangelizandos que nossa história sempre está recebendo “contribuições” de
outras pessoas. Mas somos nós que selecionamos quais os tipos de contribuições
que aceitamos em nossa história. Por outro lado, estamos sempre
"contribuindo" com as histórias alheias e devemos ter bastante
responsabilidade em nossas "participações". Pode-se mostrar que somos
autores de nossa história, cada um de nós. É uma boa brincadeira, também, para
se observar os evangelizandos, pois acabam colocando algo muito íntimo deles na
história, como seu conhecimento, seus sonhos, suas frustações. Avalia-se,
também, o nível de criatividade e como entendem, na prática, temas como
reencarnação, livre arbítrio, etc.
Muito legal e serve para várias idades, inclusive os pequeninos. Fica bastante
engraçada a narrativa também e as crianças ou jovens gostam bastante.
Tema
sugerido: Influência dos Espíritos em nossa Vida, mas ela cabe em diversos outros
temas.
Material: Papeis
onde estejam escritas virtudes no tamanho em que possam ser colocados na testa
de cada evangelizando, e alguma coisa para fixar estes papeis. Pode ser uma
fita crepe, ou, caso algum evangelizando tenha alergia, então melhor colocar um
elástico para ser fixado em volta da cabeça, igual aquelas máscaras, porém na
testa.
Desenvolvimento: Colar na
testa de cada participante um papel com virtude. Instruí-los a não dizer um
para o outro o que está escrito, pois um verá o papel do outro, mas não verá o
próprio papel. Pedir a turma para dar três dicas para um membro selecionado
sobre a virtude que está no papel. Fazer isso de um a um até que todos saibam
qual é a virtude que está colada em si.
Agora, deixa eu falar porque usei esta dinâmica para o tema Influência dos
Espíritos. Porque toda vez que falamos nesse tema, temos o vício de falar
apenas o lado negativo e em evangelização, devemos buscar sempre os aspectos
positivos dos temas. Então, eu disse às crianças que estamos sempre
influenciando uns aos outros e nos ajudando a descobrir, uns nos outros, os
tesouros que temos "escondidos" em nosso íntimo. Os amigos são
espíritos que influenciam em nossa vida. Os pais, os professores, os
educadores, os mentores espirituais, os amigos espirituais... Bem como nós
também somos espíritos influenciando outros espíritos e devemos ter bastante
responsabilidade na influência que exercemos. Falamos também no trabalho dos
mentores espirituais sempre nos ajudando a desenvolver nossas virtudes,
influenciando mas sem nos tirar a liberdade de agir.
Está aí! Fácil, fácil de fazer e nos permite introduzir o tema com muita
riquesa. Recomendo a obra "Pensamento e Vida" de Emmanuel, para
auxiliar nesta introdução do tema. As obras de André Luiz também tem um vasto
número de exemplos de influência positiva, que podemos fazer como referência
prática neste tema, aproveitando a dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário