quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dinâmicas - Kardec


Dinâmicas retiradas do Manual de Aplicação do Livro dos Espíritos para Crianças.
Está postado neste blog, ou à disposição no site entre outros recursos.

1)       TV KARDEC

MATERIAL
-1 caixa de papelão do tipo utilizada para “arquivo de documentos” ou 1 caixa com 30 cm de altura por 40 cm de largura, com lombada de 10 cm, papel ou tinta guache preta, cola branca e cola quente, tesoura, 3 tampinhas de garrafas de refrigerante tipo pet, 2 rolos vazios de papel alumínio pequeno, papel A4 , lápis de escrever e borracha, para desenhar as passagens da vida de Kardec, lápis de cor ou gizão de cera para colorir.

MODO DE CONFECCIONAR
- Encapar a caixa com papel preto ou marrom ou pintá-la.
- Abrir um buraco na parte da frente da caixa, semelhante à tela de uma TV, deixando 5 cm de cada lado (por essa passagem as crianças verão a história de Allan Kardec).
- Furar 2 buracos em cada uma das laterais da caixa (na lombada no caso de caixa arquivo) para afixar os rolos de papel alumínio (os rolos serão movimentados por fora da caixa e deverão se encaixados de fora para dentro).
- Desenhar em papel A4 (formato retrato) ou tirar cópia ampliada dos quadros mostrados em O Livro dos Espíritos para crianças 1 sobre a vida de Allan Kardec (fazer a referência escrita logo abaixo do desenho): nome/data de nascimento/ local/ pais,formação educacional/ estudos/ Lion/ Yverdon/ Pestalozzi, formação profissional/ idiomas/ profissão/ Instituto-Rivail/obras, casamento/ esposa, como conheceu o espiritismo/ família-Boudin/ pseudônimo/, codificação/obras, Auto-de-Fé-Barcelona/ queima-livros/ divulgação, desencarne/ data/ cidade.
- Colar o papel contendo os desenhos, outro após o outro, de modo a dar seqüência na história de Kardec e afixar a ponta final no rolo de baixo da caixa e, após enrolar os papéis com esse mesmo rolo, afixar a ponta inicial da tira do desenho no rolo de cima sobressalente (dessa forma quando for movimentar o rolo de cima aparecerá os quadros de desenho na seqüência correta).
- Expor a TV em cima da mesa.


2) MAPA DA FRANÇA

MATERIAL
- Mapa da França: - Destacando 3 cidades.

MODO DE CONFECCIONAR
- Ampliar o mapa da França em papel A3. Montar um quebra-cabeça, destacando 3 cidades, colocar entre as 3 Lião, onde Kardec nasceu.
- O grupo terá de montar o mapa e responder a pergunta.


3)  BINGO DA VIDA DE KARDEC

MATERIAL
- 8 fichas de cartolina para as perguntas.
- 4 fichas para os desenhos na cartolina
- 2 cartelas do bingo de Kardec

Modelo presente no Manual de aplicação do Livro dos Espíritos para Crianças (neste blog)


MODO DE CONFECCIONAR
- Confeccionar uma ficha para cada pergunta e ou desenho.
Perguntas: Ano da 1ª edição do livro dos espíritos? Qual o verdadeiro nome de Allan Kardec? O que aconteceu com 300 volumes encomendados por um amigo de Kardec em Barcelona? Em que cidade Allan Kardec nasceu? Onde Allan Kardec estudou? Quais as 5 obras que Allan Kardec codificou? No instituto de educação em Yvedum, Rivail aos 14 anos realiza uma importante tarefa. Que tarefa era essa? Qual a profissão de Allan Kardec?
- Confeccionar as cartelas (em anexo).


4) O BIGODE PERFEITO

OBJETIVOS: Desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de concentração;
Verificar o aprendizado do conteúdo estudado nesta aula.

MATERIAL
- Um fio ou barbante de 20 cm para cada jogador;
- Fichas com perguntas sobre a aula.


COMO JOGAR:
- Os participantes são divididos em duas equipes, dispostas paralelamente;
- Os participantes das duas equipes viram-se de costas um para o outro, esforçando-se por manter o barbante entre o nariz e o lábio superior.
- Ao sinal do animador, voltam-se um para o outro e olham-se mutuamente, sem rir e sem deixar cair o bigode fenomenal.
- A equipe vencedora será a que conseguir manter maior número de participantes com os bigodes;
-A equipe que ganhar será recompensada (com balas p. ex.) e a equipe que perder p/ ganhar a recompensa terá que responder questões sobre a aula feitas pela equipe vencedora utilizando as fichas.




Nenhum comentário: