AULA
O HOMEM DE BEM
Evangelho Segundo o Espiritismo,
capítulo 17 – Sede Perfeitos
OBJETIVOS:
o Identificar e reconhecer a essência
da perfeição que é a caridade em sua mais larga acepção, pois ela implica na
prática de todas as outras virtudes.
o Compreender que Deus é todo, justiça
e confere a todas as criaturas igualdade de oportunidades cabendo a cada uma trabalhar e se
esforçar para o crescimento espiritual.
o Identificar, reconhecer e buscar adquirir as qualidades que distinguem
o homem de bem.
BIBLIOGRAFIA: E.S.E,CAP.17;Site Seara do Mestre.
Harmonização com música
Prece Inicial
PRIMEIRO MOMENTO: Dinâmica das virtudes
Para esta dinâmica dar certo, o evangelizador deverá escrever o nome das
virtudes em papéis individuais, antes da aula começar. Cada criança irá receber uma virtude,
mas ela/ele não poderá saber qual a sua virtude..
O
evangelizador irá pedir o auxílio das outras crianças para grudar o papel com o
nome da virtude nas costas de cada criança sem que a mesma veja o nome da
virtude. Peça a cooperação de todos para que a dinâmica fique bem divertida
desde o início.
A
dinâmica começa quando todos possuírem a sua respectiva virtude grudada nas
costas. Assim que o evangelizador dizer ‘começa’, cada criança irá pedir o
auxílio dos colegas perguntando informações/exemplos até que ela/ele descubra
qual a virtude que tem grudada nas suas costas.
A
dinâmica somente termina quando todas as crianças descobrirem o nome da sua
virtude. O evangelizador deverá auxiliar as crianças que tiverem dificuldade
com a dinâmica. Pode-se dizer, por exemplo, que a virtude inicia com a letra P
(paciência) ou termina com GEM (coragem).
SEGUNDO MOMENTO: Levar
pronto o desenho de duas árvores tituladas – Homem de Bem e Homem que busca apenas
o sucesso material.
Distribuir
para cada evangelizando dois ou mais pedaços de papéis, com as características
do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material, para
que as crianças colem as características na árvore correspondente, formando
assim um lindo cartaz.
Solicitar que cada grupo analise para
que tipo de Homem pertence a(s) característica(s) e expliquem o que entenderam.
Após a explicação, devem colar a(s) característica(s) correspondente(s) a cada
um, no cartaz que deverá estar colado no quadro.
As
virtudes são o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. São elas os tesouros verdadeiros que levamos conosco ao desencarnar; é
a verdadeira propriedade da alma.
A
perfeição é o objetivo a ser perseguido durante a nossa jornada terrena; o
verdadeiro homem de bem é o que age de acordo com as leis de Deus, que cultiva
as virtudes através de seus pensamentos e ações. É aquele que procura vencer os
vícios; é aquele que se renova todos os dias, a fim de tornar-se um homem de
bem.
Devemos
nos esforçar para sermos pessoas de bem, não é fácil, mas é possível, aos
poucos, com boa-vontade, exercício das virtudes, prece e conhecimento das Leis
Divinas.
O Homem de
Bem se preocupa, primeiramente, com suas atitudes e se questiona se o que está
fazendo é correto e está de acordo com as Leis de Deus.
O Homem
que busca apenas o sucesso material pensa apenas naquilo que é material, nas
coisas que vai comprar no que possui de material: casa, carro, roupas; este
percorrerá uma estrada mais difícil e demorada, acumulando doenças, sofrimento
e enganos.
A vida
material é uma breve passagem para aprendizagem do espírito, o objetivo aqui
além da aprendizagem é o exercício das virtudes até a perfeição.
TERCEIRO MOMENTO: Atividade de CAÇA AS VIRTUDES
O evangelizador deve pendurar, antes
do começo da aula, os cartazes contendo as virtudes por todas as paredes.
Obs.: o
evangelizador deve dar somente a primeira pista para que os evangelizados
encontrem qual deve ser a virtude correspondente. Deve-se salientar que as
crianças não estão competindo umas com as outras, mas sim trabalhando em
equipe. Dessa forma, trabalha-se nessa atividade a cooperação.
Os
evangelizando deverão achar a primeira virtude e retirá-la da parede. Atrás do
papel com a virtude, encontra-se a pista para a próxima virtude a ser
encontrada. Durante a atividade, favor ressaltar a necessidade das crianças não
competirem umas com as outras. Que as crianças que pegam uma pista deem
oportunidade para as outras crianças pegarem as próximas.
Esse jogo desperta muito interesse entre os participantes, além de ser
muito divertido e criativo.
No final expor todas as virtudes no
chão para que as crianças possam visualizar as palavras.
QUARTO MOMENTO: conversar com os evangelizando sobre a dinâmica ressaltando que a vida
na Terra é valiosa oportunidade de aprendizado, que o Espírito retorna para a
vida física, vestindo nova roupagem carnal com o propósito de crescimento
interior.
Mencionar a importância de estarmos sempre atentos na busca de reconhecer
os nossos pontos falhos do dia-a-dia para fazermos melhor nas outras
oportunidades.
Prece
de Final
|
Sugestão de desenho
Características do
Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material
É honesto e pratica a máxima: “fazer aos outros o que gostaria que
fizessem a mim.”
|
Deseja a vitória a qualquer preço. Leva vantagem pessoal sempre que
possível, mesmo que prejudique os outros.
|
Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto
faz a sua parte.
|
Esquece-se de Deus e acredita que tudo depende dele próprio,
cultivando, assim, o orgulho e o egoísmo.
|
Coloca os bens espirituais acima dos bens materiais, pois sabe
que a vida serve para a evolução intelectual, moral e espiritual.
|
Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação
principal e não pensa em ajudar os outros.
|
Sabe que o sofrimento e as dores da vida são oportunidades de
crescimento espiritual.
|
Revolta-se e não aceita as dificuldades. Sempre culpa Deus e os outros
pelo seu sofrimento.
|
Faz o bem sem esperar recompensa; paga o mal com o bem.
|
Espera recompensa pelo bem que pratica.
|
Pensa nos outros antes de pensar em si mesmo; encontra alegria em
auxiliar o próximo e ser caridoso.
|
Tem a tendência a ser egoísta, calculando os proveitos e perdas de
cada ação generosa.
|
É bom para com todas as pessoas, sem distinção de raça ou crença,
pois sabe que todos os seres humanos são filhos deDeus.
|
Não respeita o próximo e ama e trata bem apenas quem age e pensa como
ele.
|
Respeita as pessoas que têm idéias diferentes das suas.
|
Não aceita pensamentos diferentes dos seus pensamentos.
|
Perdoa seu próximo. Não guarda ódio, nem rancor.
|
Diz que perdoa, mas não esquece a ofensa, alimenta mágoas e quer se
vingar.
|
Analisa seus defeitos e erros para acertar da próxima vez.
|
Fica apontando os erros e defeitos dos outros e não procura corrigir
os seus defeitos.
|
Sabe que o corpo físico e os bens materiais são empréstimos de Deus e
procura fazer o bem.
|
Orgulha-se das coisas materiais que possui e deseja ter sempre mais.
Não usa os bens que possui para ajudar os outros.
|
Respeita os seres humanos e a natureza, sentindo-se parte da criação
divina. Sabe que é responsável por suas ações, palavras e pensamentos.
|
Considera-se diferente dos demais, privilegiado ou injustiçado. Não
percebeu, ainda, que tem o livre-arbítrio, sendo responsável e construtor do
seu destino.
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Subsídios ao evangelizador
1
- É honesto e pratica a máxima: “fazer aos outros o que gostaria que fizessem a
mim.”
Respeita e segue as leis humanas: leis de trânsito, paga os impostos,
coloca o lixo no lixo, respeita a natureza.
2
- Deseja a vitória a qualquer preço. Leva vantagem pessoal sempre que possível,
mesmo que prejudique os outros.
Não
respeita as leis, não paga os impostos, “passa a perna”, “puxa o tapete”, conta
uma mentira para prejudicar o outro.
3
- Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua
parte.
Confia em Deus. Sabe que tudo o que acontece é para o nosso bem. Deus
sabe o que faz.
4
- Esquece-se de Deus e acredita que tudo depende dele próprio, cultivando,
assim, o orgulho e o egoísmo.
Pensa que não precisa de Deus nem dos outros.
5
- Coloca os bens espirituais acima dos bens materiais, pois sabe que a vida
serve para a evolução intelectual, moral e espiritual.
Coloca Deus e as aquisições espirituais acima de tudo.
6
- Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e
não pensa em ajudar os outros.
Seu
principal objetivo é adquirir bens materiais.
7
- Sabe que o sofrimento e as dores da vida são oportunidades de crescimento
espiritual.
Sabe que deve aceitar o sofrimento para evoluir, sem revolta,
compreendendo que são resgates e provas evolutivas.
8
- Revolta-se e não aceita as dificuldades. Sempre culpa Deus e os outros pelo
seu sofrimento.
Não
aceita seus fracassos materiais, culpando Deus e os outros.
9
- Faz o bem sem esperar recompensa; paga o mal com o bem.
Citar exemplos: ensinar o colega sem pensar que ele pode ir melhor que a
gente na prova. Visitar um asilo quando poderia estar descansando.
10
- Espera recompensa pelo bem que pratica.
Fica esperando que os outros elogiem o ato praticado, que saia no jornal
a doação que fez ou que comentem e o admirem por sua bondade em doar algo.
11
- Pensa nos outros antes de pensar em si mesmo; encontra alegria em auxiliar o
próximo e ser caridoso.
Fazer o bem é motivo de alegria.
12
- Tem a tendência a ser egoísta, calculando os proveitos e perdas de cada ação
generosa.
Não
faz o bem se não puder tirar algum proveito da atitude para si.
13
- É bom para com todas as pessoas, sem distinção de raça ou crença, pois sabe
que todos os seres humanos são filhos de Deus.
Não
faz distinção entre as pessoas, sabe que Deus ama igualmente a todos seus
filhos.
14
- Não respeita o próximo e ama e trata bem apenas quem age e pensa como ele.
Se
lhe fazem mal, ele responde com mal, e só faz o bem para quem ele gosta ou pode
tirar algum proveito próprio.
15
- Respeita as pessoas que têm idéias diferentes das suas.
Respeita todas as religiões, pois sabe que todos somos irmãos e Deus é
nosso Pai.
16
- Não aceita pensamentos diferentes dos seus pensamentos.
Acha que todos tem que pensar como ele, e não respeita se o outro tem
outra religião ou um time diferente do seu.
17
- Perdoa seu próximo. Não guarda ódio, nem rancor.
Perdoa com o coração e esquece a ofensa.
18
- Diz que perdoa, mas não esquece a ofensa, alimenta mágoas e quer se vingar.
Perdoa da boca para fora, não esquece a ofensa e fica pensando em se
vingar.
19
- Analisa seus defeitos e erros para acertar da próxima vez.
Reconhece seus defeitos e se esforça para corrigi-los.
20
- Fica apontando os erros e defeitos dos outros e não procura corrigir os seus
defeitos.
Presta atenção e espalha os erros e defeitos dos outros.
21
- Sabe que o corpo físico e os bens materiais são empréstimos de Deus e procura
fazer o bem.
Sabe que tudo o que possui de material é empréstimo de Deus e pode ser
retirado a qualquer tempo.
22
- Orgulha-se das coisas materiais que possui e deseja ter sempre mais. Não usa
os bens que possui para ajudar os outros.
Sempre quer mais além do que já possui. Só pensa em si e deixa de lado a
família e os amigos para ter mais coisas materiais.
23
- Respeita os seres humanos e a natureza, sentindo-se parte da criação divina.
Sabe que é responsável por suas ações, palavras e pensamentos.
Sabe que tudo tem conseqüências e que o seu futuro depende do que fizer
hoje.
24
- Considera-se diferente dos demais, privilegiado ou injustiçado. Não percebeu,
ainda, que tem o livre-arbítrio, sendo responsável e construtor do seu destino.
Sempre acha que está sendo prejudicado. Pensa que a vida o privilegiou ou
injustiçou. Não percebe que as escolhas dependem de si e não dos outros.
*obs.: Este plano de aula
baseado no site Seara do Mestre, foi modificado e adaptado.
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