quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jesus os 12 Anos




Certifique-se de que a figura de Jesus esteja devidamente escondida na sala do pastor, ou grudada atrás da porta. Junte as crianças na classe e pergunte se já perderam algo muito valioso como um brinquedo, animal de estimação ou um ursinho de pelúcia. Estimule as crianças a contar o que sentiram ao saber que seu pequeno tesouro estava perdido ou quando encontraram seu objeto precioso. 
Depois diga: Quando Jesus era menino ainda, seus pais o perderam no meio da multidão. Eles entraram "em parafuso"! Todavia ficaram surpresos ao descobrir onde e o que Jesus estava fazendo. Era época da Páscoa em Jerusalém e centenas de pessoas de todas as partes estavam na cidade para a festa. José e Maria, os pais de Jesus, também foram à cidade para celebrar. No caminho de volta para casa, notaram que Jesus não estava com eles. Acharam que estivesse com algum parente ou com os amigos, mas quando perceberam que Jesus estava perdido, ficaram muito preocupados! Voltaram para a cidade lotada de gente para procurar Jesus. Hoje, nós também vamos fazer uma busca para encontrar Jesus. Quando vocês virem Jesus, ou pelo menos uma figura dele, gritem: "Jesus está aqui!"
Faça um passeio pela dependências do Centro com as crianças, pelas sala e lá fora, se o tempo estiver agradável. Termine em alguma dependência do Centro e espere até que alguém descubra a figura escondida. Depois, levem a figura para a classe. Diga: Os pais de Jesus ficaram muito felizes quando encontraram seu precioso filho! Mas  ficaram curiosos ao saber o que Jesus estava fazendo lá. Bem, naquela época, mesmo Jesus sendo apenas um menino, estava sentado com os anciãos do templo, ensinando coisas a respeito de Deus! Imaginem só! Um jovenzinho ensinando os professores sobre Deus! Jesus estava ensinando com tanta sabedoria e entendimento, que todos estavam admirados. Maria perguntou a Jesus por que ele tinha vindo ao templo. Jesus disse a ela e a José: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu preciso estar na casa de meu Pai?" Mas eles não entenderam tudo o que Jesus quis dizer com isso. O que vocês acham que Jesus queria dizer?
Espere um pouco para que as crianças deem suas opiniões e depois diga: Jesus sabia que o lugar mais natural para ele estar era perto de seu Pai Celestial - seu templo ou casa. Jesus também sabia que os mestres tinha muito a aprender sobre Deus. O Senhor enviou Jesus para nos ensinar e era justamente isso que estava fazendo! Vamos ver se descobrimos por que devemos aprender a respeito de Deus e qual é a importância disso.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Reúna as crianças perto do papel com a palavra "Deus" .

 Por que é importante acreditar e  respeitar a Deus?
 Por que é importante aprender a obedecer às leis de Deus?

Diga: Jesus sabia que é muito importante respeitarmos, agradecermos e orarmos a Deus. Sabendo que Ele é AMOR, devemos também amá-lo e  respeitá-lO .  Sermos Obedientes e Resignados acima de tudo. O que mais Jesus ensinou naquele dia? O que vocês acham que seria? (Deixar que as crianças falem)

 Por que devemos aprender sobre os caminhos de Deus e como Ele deseja que nos comportemos?
 De que maneira podemos aprender as verdades de Deus?

Diga: Jesus também sabia que era importante conhecer as verdades de Deus e o que ele tem a nos dizer. Assim podemos entender melhor o que Deus deseja e como obedecer-lhe. Todo nós sabemos que as crianças vão às escola para aprender. Mas os professores também precisam aprender para serem bons professores. Jesus poderia ter ficado do lado de fora do templo conversando com que estivesse por ali, mas decidiu entrar, ouvir os mestres e ensiná-los. Pergunte:

 Ao ensiná-los, Jesus demonstrou que se preocupava com os mestres? Por quê?
 Vocês acham que Jesus quer que continuemos aprendendo a respeito de Deus? Por quê?

-Aplicar uma dinâmica que tenha relação com a aula dada e procurar uma atividade de fixação para verificar o aprendizado dos alunos; pode ser uma Batata-quente, um Liga-pontos, um desenho da passagem para colorir, pintar ou fazer colagem...



-Apresentar a historia com o auxílio de gravuras.









http://blogtiale.blogspot.com   (Com algumas adaptações)

Nenhum comentário: