segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AOS EVANGELIZADORES

Desenvolvimento da Percepção Infantil x Material Didático

É sabido que nós, evangelizadores, temos que buscar pelo menos conhecimentos básicos de psicologia infantil e pedagogia que nos auxilie na vivência com nossos evangelizandos e na escolha dos materiais de nossas aulas.
Para acrescentar os muitos materiais que estas ciências nos disponibilizam, vejam, a seguir, um quadro demonstrativo do desenvolvimento perceptual (de acordo com a idade), relacionando com o Material a ser usado.
Clica no quadro para visualizá-lo maior, já que o espaço para figuras, no blog, é sempre muito pequeno.

terça-feira, 20 de julho de 2010


Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 11 e 12 anos


  • As aulas deverão conter principalmente ensinamentos espíritas que lhe forneçam recursos para enfrentar a realidade da vida com segurança e que enfatizem o raciocício.

  • É necessário muita compreensão e tato por parte do evangelizador que deverá manifestar todo o seu amor pelo adolescente e bases de confiança e respeito.

  • Desenvolvimento de atividades em brupo, variadas e participativas.

  • Ao se apresentar a biografia de vultos espíritas, é necessário que se faça em forma romanceada, a fim de que os adolescentes possam identificar qualidades a serem cultivadas neles próprios.

  • As atividades podem requerer menos movimento e mais raciocínio (jogos de atenção, memorização, palavras cruzadas, etc)

CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO.


  • O adolescente torna-se capaz de se organizar melhor.

  • Diferenciam-se as caratcerísticas pessoais, por exemplo: interesse por leituras, entusiasmo por esportes ou estudos específicos.

  • Normalmente as meninas tendem a desenvolver a coordenação fina e movimentos delicados de caráter manual.

  • Os meninos tendem a desenvolver uma capacidade crescente para atividades que impliquem uso de força muscular

terça-feira, 13 de julho de 2010


Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 9 e 10 anos


  • O enredo das aulas deverão ser baseados em situações reais da vida.

  • "A mente infantil, dos 9 aos 10 anos de idade, já se encaminha para a posição consolidada da reencarnação que a criança está começando a viver. Selecionar temas espíritas, dentro da atualização dos nossos processos atuais de vivência para que a criança possa se desenvolver para a vida adulta, com o conhecimento possível das estradas e experiências que a esperam no dia de amanhã " - Chico Xavier

  • Necessidade de estímulo, afeição, amizade e compreensão por parte do adulto, devendo ter responsabilidades definidas e receber explicações razoáveis a respeito das coisas.

  • É importante que a criança seja encaminhada para uma participação cada vez maior e melhor da sociedade em que vive. (Lar, escola, etc)

  • Apesar de aceitar mais enredo, a atividade é muito importante. É importante dar-lhe oportunidade de trabalhar com o corpo, com as mãos, participar.
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO.


  • A criança desenvolve a automatização, rapidez e controle progressivo dos movimentos manuais, na escrita, sem alteração no traçado.

  • É capaz de realizar recorte em perfil

  • A partir dos 10 anos, é capaz de correr em várias velocidades, jogar bola com maior ou menor força.

  • Época em que ocorre a organização final da coordenação geral dos movimentos: integra fator força muscular.

  • Na estrutura corporal, começam a desenvolver os caracteres sexuais.

  • O mecanismo visual permite maior liberdade para deslocar-se no espaço.

  • Apresenta incessante atividade corporal, devido às transferências internas no início da adolescência.

quinta-feira, 8 de julho de 2010


Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 7 e 8 anos


NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA CRIANÇA EM RELAÇÃO A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL
  • As histórias precisam ser criativas, com situações ligadas à realidade da vida. "É interessante que a criança a partir dessa idade entre num mundo de realidades objetivas" (Chico Xavier)
  • É necessário que o evangelizador seja muito coerente com suas palavras, ensinamentos que adminsitra e ações.
  • É importante que o relacionamento seja envolvido por afeição, compreensão e segurança por parte do adulto, a fim de levá-la a auto-confiança.
  • Precisa ter bem claro seus limites (o que pode e o que não pode fazer)
  • A criança gosta de firmar suas habilidades em grupo, através de aprendizagem concreta: dramatização, passeios, pintura, modelagem, atividades cooperativas.
  • Permite atividades que envolvam responsabilidades e sendo adequadamente incentivados e executados com satisfação.
  • As aulas podem ser com mais enredo, porém ainda há necessidade de muita atividade, incentivação com material didático alegre e atraente ao manuseio e à participação.
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO

7 ANOS:

  • Conseque se manter na mesma posição durante um período mais prolongado.
  • No grafismo inicia-se o movimento da escrita, segura o lápis com mais suavidade.
8 ANOS:
  • A criança mantém equilíbrio sobre um pé
  • Desenvolve agilidade na corrida em aceleração progressiva
  • Salta em altura a distância de aproximadamente 40 cm.
  • Nesta época, a criança passa a não mais apresentar a execução de movimentos simultâneos quando faz determinada tarefa motora.

terça-feira, 6 de julho de 2010


Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 5 e 6 anos


  • A criança precisa sentir que o evangelizador confia em sua capacidade e a ama sem distinções.

  • Necessita de que as noções de disciplina sejam colocadas com equilíbrio entre amor e firmeza e já compreende que seus desejos não podem ser sempre satisfeitos.

  • É preciso que as histórias sejam elaboradas com criatividade, contendo situações vivenciadas no cotidiano e adequadas à sua faixa etária.

  • É importante que o evangelizador envolva a criança num clima de afetuosidade, auto-confiança e estímulo à colaboração.

  • O evangelizador é o "modelo seguido", seus exemplos deverão constituir a exemplificação viva do que ensina.

  • Permite tarefas que envolvam pequenas responsabilidades, sem que, para isto, no entanto, sejam exigidas com rigidez

  • Sente necessidade de ser elogiada, sendo muito mais fácil conseguir dela um comportamento adequado através do estímulo do que da censura.

  • As aulas deverão ser com menos enredo e mais atividades, material didático farto, envolvente, alegre, atrativo, contendo momentos em que a criança possa manusear, participar.
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINTANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO


  • A criança salta aproximadamente 20 cm de altura com os dois pés, ou alternando os pés, salta agilmente corda (meninas), salta em um só pé.

  • Agarra bola pequena corretamente e arremessa-a com movimento completo.

  • O grafismo, os recortes, pinturas, modelagem, etc, adquirem maior precisão.

  • Reconhece os símbolos numéricos.

  • É capaz de vestir-se sozinha, colorir bem as figuras.

  • Pergunta o significado das palavras, fala quase corretamente e claramente.

  • Obedece instruções orais prontamente e executa 3 ordens curtas dadas conjuntamente.

  • Na percepção que a criança tem do espaço, é capaz de compreender o conceito: no meio.
6 ANOS:

  • Nesta época, a criança já adquiriu o controle motor geral.
  • É capaz de saltar em alturas progressivas.
  • Apresenta dificuldade em deter-se muito tempo em uma atividade.
  • Em relação ao grafismo, seu traçado ora é suave, ora é forte.
  • Conhece seu "próprio" lado direito e esquedo e diz qual é.
  • Amarra o cordão dos sapatos.

sábado, 3 de julho de 2010


Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 3 a 4 anos

Encontrei um material muito interessante entre algumas apostilas que tenho, que gostaria de compartilhar com vocês.

NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA CRIANÇA EM RELAÇÃO A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL - IDADE: 3 A 4 ANOS


  • A criança precisa sentir-se amada e que este relacionamento seja demonstrado constantemente através da postura corporal do evangelizador em relação a ela.

  • Necessita de histórias elaboradas com criatividade e situações vivenciadas de acordo com seu cotidiano, que a iniciem nas verdades eternas e a evolvam num clima afetuoso de vonvivência sadia, risonha e terna.

  • O Evangelizador precisa, sobretudo, exemplificar o que ensina, pois suas atitudes são observadas e imitadas pelas crianças.

  • As aulas deverão ser com pouco enredo e mais atividades, material didático farto, alegre, envolvente, atrativo: deixar e incentivar a criança a manusear, perceber o ensino, através dos sentidos, levando-a a participar ao máximo
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO

3 ANOS:

  • Nesta idade, a criança salta com os dois pés juntos, come sozinha, segura, corretamente o lápis e a colher. É capaz de construir torres com 9 cubos de 2,5 cm.

  • Nesta época, ocorre a maturação psíquica e intelectual e, em consequência a criança começa a ter maior possibilidade de comandar seus atos motores.

  • Inicia-se o aperfeiçoamento de conduta motora, com a mecanização da marcha.

  • Ao  caminhar, não bamboleia, corre bem, sobe e desce escadas facilmente, caminha sobre uma liunha, agarra bola grande com os dedos abertos e bola pequena, com as mãos em concha.

  • É capaz de se vestir parcialmente, sabe usar botões grandes, reconhece coisas pelo tato sem vê-las.

  • Monólogos longos. Diz nome de muitas partes do corpo.

  • Na percepção que tem do espaço, ela compreende conceitos como: ao redor da mesa, ao redor de si própria.

  • Vai ao banheiro sozinha, mas ainda precisa de ajuda.
4 ANOS:

  • Apresenta atividade motora global: corre, trepa, salta sobre um pé e para frente com as duas pernas, caminha com rotação.

  • Coordena simultaneamente os membros inferiores e superiores: usa triciclo.

  • Nesta época é muito comum quando a criança executa alguma tarefa motora, apresentar outro movimento simultâneo. Por exemplo: colore e morde a língua.

  • Inicia-se o controle da coordenação motora fina. A criança pinta, recorta e cola com resultados satisfatórios.

  • A criança agarra bola pequena com as duas mãos.

  • É capaz de dizer o nome de todas as cores.

  • Na percepção do espaço, compreende conceitos como: atrás, diante.

  • Na percepção tátil, consegue dizer onde dói.

  • Diz frases longas, faz perguntas constantemente.


                                              cooperecomjesus.blogspot.com.br


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