1)Brincadeiras: Brincar de casinha
Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta
FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo
Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Também vale usar aquelas cabanas prontas, fáceis de montar. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.
2) Brincadeiras: Brincar com tinta
Você pode comprar telas ou variar os tipos de papel para as crianças pintarem
Redação Crescer
Nas primeiras vezes que você oferecer tinta e papel a seu filho, nem vai dar tempo de propor nenhuma atividade diferente – a possibilidade de colocar o pincel ou os dedos na tinta já é estímulo suficiente. Mas, conforme ele vai crescendo, é possível sugerir o que ele vai pintar. Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel kraft, tecido ou ainda uma folha de papel canson, um tipo mais sofisticado que pode render bons resultados se o que você está imaginando é colocar o trabalho na parede.
A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.
A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.
3) Brincadeiras: Fazer um mosaico
Vale criar figuras ou imagens abstratas com cores e formas diferentes
FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo
O ideal é usar o EVA, uma espécie de emborrachado que é fácil manusear. Vocês podem cortar em pedaços de formas diferentes e de várias cores. Depois, pegue um papel mais grosso, como uma cartolina, um potinho com cola branca, um pincel e, junto com a criança, cole uma peça ao lado da outra, deixando 1 mm entre elas. Vale tudo: criar figuras ou imagens abstratas com cores e formas diferentes.
4) Brincadeiras: Ver as fotos da família
Além de ver as fotos antigas, você pode aproveitar e montar novos álbuns com as crianças
Redação Crescer
Seu filho vai achar um barato ver suas fotografias de quando era pequena, dos avós, das viagens e, claro, dele mesmo. É um momento de recordação para vocês dois e muito importante para a criação da identidade dele, entender como cresceu, quem é sua família. Para a brincadeira continuar, vocês podem renovar o álbum ou criar novos: a criança vai adorar participar.
5) Brincadeiras: Livros, livros e mais livros
Repetir os mesmos livros não tem o menor problema. As crianças adoram
Angela Senra
Se as crianças ainda não sabem ler, leia para elas. Você pode começar pelos livros-brinquedos ou pelos contos clássicos. Invista na dramatização, em tons de voz diferentes, caras e bocas. Não tem problema repetir: elas adoram, pois a cada vez que escutam, descobrem um novo elemento. Se já sabem ler, sugira que um leia para o outro. E escolha um canto da casa iluminado e aconchegante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário