MEIOS DE COMUNICAÇÃO
UNIDADE:A SOCIEDADE
TEMA BÁSICO: MEIOS DE COMUNICAÇÃO
FAIXA ETÁRIA:8 A 12 ANOS
ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Propor ao grupo a seguinte questão:
-Se fosse possível um extra-terrestre chegar à Terra,que pensaria ele sobre o nosso mundo, assistindo programas de televisão que mostrassem cenas como estas?
Com o recurso do "cineminha" mostrar cenas de violência do item abaixo.
ATIVIDADE REFLEXIVA
Instigar o grupo a refletir e expressar-se sobre a questão proposta. Algumas respostas prováveis:
-A Terra é um mundo de guerra.(anexo 1)
- Os seres humanos não se preocupam com o sofrimento que provocam nos outros.(anexo 2)
- Os seres humanos são extremamentes violentos: brigam, assaltam e tiram a vida.(anexo 3)
- Há violência nos esportes e diversões(palavrões, agressões, riscos de vida).anexo 4
-Os vícios e a pornografia são estimulados nos programas e na propaganda.(anexo 5)
-A Terra está sendo poluída e destruída.(anexo 6)
Dizer que tudo isso ainda existe em nosso mundo, porque as pessoas não seguem o que Jesus nos ensinou:
"AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO."
Dar exemplos do cotidiano.
Dizer que,se o ET mudasse o canal de TV, poderia ver que nosso mundo tem muitas belezas e tudo que o ser humano precisa para viver: ações de dedicação ao próximo(anexo 7), famílias felizes(anexo 8),mares, bosques(anexo 9),alimentos(anexo 10),água, vegetação para a renovação do oxigênio do ar, substâncias para curar doenças etc.O facilidador continuará a apresentar no "cineminha" as imagens relativas ao que citar.
Dialogar com os participantes:
-Com tantas coisas boas, como devemos agir para vivermos felizes?
Ouvir e aproveitar as contribuições do grupo, ressaltando atitudes básicas como:
Pensar antes de agir: gostaria de que me fizessem isso?
Ser solidário, respeitando e cooperando com todos.
Comunicar-se de modo harmonioso com o meio ambiente, isto é, onteragir sem poluí-lo ou destruí-lo.
Rejeitar todos os programas-lixos, revistas-lixo,idéias-lixo.
Apresentar uma caixa embrulhada como para presente, tendo no seu interior todo tipo de lixo.
Abri-la,mostrando que, mesmo em bela embalagem, o lixo para nada serve, podendo adoecer as pessoas. Comparar com os perigos dos programas-lixo e de qualquer forma de lixo moral, que adoecem nossos pensamentos, emoções e, em consequência, o corpo.
ATIVIDADE CRIATIVA
Dividir os participantes em subgrupos, diversificando tarefas como, por exemplo:
a- Relacionar os programas do rádio e/ouTV que ensinam coisas boas,justificando a escolha.
b- Pesquisar em revistas diversas, propagandas,analisando os produtos anunciados e se convém ou não o seu uso, justificando. O grupo pode transformar a propaganda,sugerindo outro produto melhor.
Exemplo: "Leve a bala x para o seu recreio..." Transformando:"Leve uma banana para sua merenda. Além de gostosa, é boa para a saúde".
c- Analisar letras de músicas populares para que destaquem a sua mensagem(selecionar previamente música de conteúdo educativo).
Os subgrupos apresentam seus trabalhos.
HARMONIZAÇÃO/ PRECE
Sentados em silêncio, cada um se imagine ouvindo no rádio uma boa notíciaque irá deixar todos felizes...sentir-se muito feliz também...
Obs:Durante a avaliação,o facilitador poderá pedir que verbalizem a notícia imaginada.
Fonte: Educação do Ser Integral-LFC
TEMA BÁSICO: MEIOS DE COMUNICAÇÃO
FAIXA ETÁRIA:8 A 12 ANOS
ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Propor ao grupo a seguinte questão:
-Se fosse possível um extra-terrestre chegar à Terra,que pensaria ele sobre o nosso mundo, assistindo programas de televisão que mostrassem cenas como estas?
Com o recurso do "cineminha" mostrar cenas de violência do item abaixo.
ATIVIDADE REFLEXIVA
Instigar o grupo a refletir e expressar-se sobre a questão proposta. Algumas respostas prováveis:
-A Terra é um mundo de guerra.(anexo 1)
- Os seres humanos não se preocupam com o sofrimento que provocam nos outros.(anexo 2)
- Os seres humanos são extremamentes violentos: brigam, assaltam e tiram a vida.(anexo 3)
- Há violência nos esportes e diversões(palavrões, agressões, riscos de vida).anexo 4
-Os vícios e a pornografia são estimulados nos programas e na propaganda.(anexo 5)
-A Terra está sendo poluída e destruída.(anexo 6)
Dizer que tudo isso ainda existe em nosso mundo, porque as pessoas não seguem o que Jesus nos ensinou:
"AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO."
Dar exemplos do cotidiano.
Dizer que,se o ET mudasse o canal de TV, poderia ver que nosso mundo tem muitas belezas e tudo que o ser humano precisa para viver: ações de dedicação ao próximo(anexo 7), famílias felizes(anexo 8),mares, bosques(anexo 9),alimentos(anexo 10),água, vegetação para a renovação do oxigênio do ar, substâncias para curar doenças etc.O facilidador continuará a apresentar no "cineminha" as imagens relativas ao que citar.
Dialogar com os participantes:
-Com tantas coisas boas, como devemos agir para vivermos felizes?
Ouvir e aproveitar as contribuições do grupo, ressaltando atitudes básicas como:
Pensar antes de agir: gostaria de que me fizessem isso?
Ser solidário, respeitando e cooperando com todos.
Comunicar-se de modo harmonioso com o meio ambiente, isto é, onteragir sem poluí-lo ou destruí-lo.
Rejeitar todos os programas-lixos, revistas-lixo,idéias-lixo.
Apresentar uma caixa embrulhada como para presente, tendo no seu interior todo tipo de lixo.
Abri-la,mostrando que, mesmo em bela embalagem, o lixo para nada serve, podendo adoecer as pessoas. Comparar com os perigos dos programas-lixo e de qualquer forma de lixo moral, que adoecem nossos pensamentos, emoções e, em consequência, o corpo.
ATIVIDADE CRIATIVA
Dividir os participantes em subgrupos, diversificando tarefas como, por exemplo:
a- Relacionar os programas do rádio e/ouTV que ensinam coisas boas,justificando a escolha.
b- Pesquisar em revistas diversas, propagandas,analisando os produtos anunciados e se convém ou não o seu uso, justificando. O grupo pode transformar a propaganda,sugerindo outro produto melhor.
Exemplo: "Leve a bala x para o seu recreio..." Transformando:"Leve uma banana para sua merenda. Além de gostosa, é boa para a saúde".
c- Analisar letras de músicas populares para que destaquem a sua mensagem(selecionar previamente música de conteúdo educativo).
Os subgrupos apresentam seus trabalhos.
HARMONIZAÇÃO/ PRECE
Sentados em silêncio, cada um se imagine ouvindo no rádio uma boa notíciaque irá deixar todos felizes...sentir-se muito feliz também...
Obs:Durante a avaliação,o facilitador poderá pedir que verbalizem a notícia imaginada.
Fonte: Educação do Ser Integral-LFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário