Bondade
17
Apr 2009
Prece Inicial
Primeiro momento: Conversar com as crianças sobre o que é ser um homem de bem, procurar estudar a parte do Evangelho Segundo Espiritismo, capítulo 17- Sede perfeitos, o Homem de Bem e falar sobre todas as características.
Falar de bondade é falar em Deus, exaltar suas criações, sua imensa bondade perante a todos nós. É explicar as leis de ação e reação, suas consequências em ser uma pessoa de bem ou a prática do mal, da sintonia com espíritos de luz e com espíritos desequilibrados de má intenção. Da lei do Livre arbítrio. Fora da Caridade não há salvação.
Segundo Momento: Contar a história o Agradecimento da Flor.
Terceiro Momento: Realizar a Dinâmica do Pirulito.
Quarto momento: Realizar a atividade das Máscaras de Flores.
Prece final
17
Apr 2009
Prece Inicial
Primeiro momento: Conversar com as crianças sobre o que é ser um homem de bem, procurar estudar a parte do Evangelho Segundo Espiritismo, capítulo 17- Sede perfeitos, o Homem de Bem e falar sobre todas as características.
Falar de bondade é falar em Deus, exaltar suas criações, sua imensa bondade perante a todos nós. É explicar as leis de ação e reação, suas consequências em ser uma pessoa de bem ou a prática do mal, da sintonia com espíritos de luz e com espíritos desequilibrados de má intenção. Da lei do Livre arbítrio. Fora da Caridade não há salvação.
Segundo Momento: Contar a história o Agradecimento da Flor.
Terceiro Momento: Realizar a Dinâmica do Pirulito.
Quarto momento: Realizar a atividade das Máscaras de Flores.
Prece final
História: O Agradecimento da Flor
17
Apr 2009
Então a flor levantou a voz e falou:
· Muito Obrigada, núvens, boas núvens! Vocês salvaram a minha vida.
E as núvens responderam:
· Não agradeça a nós! Agradeça ao sol e ao vento. O sol, viu você morrendo e, por isso, chamou-nos no oceano. O vento ouviu você soluçando e, por isso nos trouxe para aqui.
A flor então virou-se para falar com o vento e o sol.
O vento curvou-se para a terra e parou por um momento para ouvir as palavras da flor.
E a flor novamente falou:
· Muito obrigada, vento, Bom vento! Muito obrigada, sol, bom sol! Vocês salvaram a minha vida.
Mas o vento e o sol responderam:
· Não agradeça a nós; agadeça a Deus. Ele é que viu você morrendo. Ouviu seus soluços e teve piedade de você. Nós apenas somos seus servos.
Então a flor ficou em silencio. Agitou-se , porém devagar, e perfumou o ambiente com o aroma das suas pétalas.
A flor agradecia, assim, a imensa bonadde e a infinita sabedoria de Deus.
17
Apr 2009
Então a flor levantou a voz e falou:
· Muito Obrigada, núvens, boas núvens! Vocês salvaram a minha vida.
E as núvens responderam:
· Não agradeça a nós! Agradeça ao sol e ao vento. O sol, viu você morrendo e, por isso, chamou-nos no oceano. O vento ouviu você soluçando e, por isso nos trouxe para aqui.
A flor então virou-se para falar com o vento e o sol.
O vento curvou-se para a terra e parou por um momento para ouvir as palavras da flor.
E a flor novamente falou:
· Muito obrigada, vento, Bom vento! Muito obrigada, sol, bom sol! Vocês salvaram a minha vida.
Mas o vento e o sol responderam:
· Não agradeça a nós; agadeça a Deus. Ele é que viu você morrendo. Ouviu seus soluços e teve piedade de você. Nós apenas somos seus servos.
Então a flor ficou em silencio. Agitou-se , porém devagar, e perfumou o ambiente com o aroma das suas pétalas.
A flor agradecia, assim, a imensa bonadde e a infinita sabedoria de Deus.
Atividade: Dinâmica do Pirulito
by Juliane
Dinâmica: O Pirulito
Material: Meias calças usadas e 1 pirulito para cada evangelizando.
Cada evangelizando é amarrado com as meias de nilon, as mãos para trás, somente as mãos. O aluno ganha 1 pirulito com as mãos amarradas. Após todos estarem amarrados e com os respectivos pirulitos nas mãos, a profe pede que comam os pirulitos.
Logo, os evangelizandos vão perceber que não é possível comer o pirulito com as mãos amarradas para trás. Deixar até que um deles resolva pedir ajuda aos seus coleguinhas. Todos vão perceber que será possível comer o pirulito se alguém ajudar a abrir o papel e colocar na boca do colega.
Esta dinâmica serve para trabalhar com eles os sentimentos de solidariedade, bondade, caridade e egoísmo.
Após a dinâmica explicar aos alunos a passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 15 Fora da Caridade não há salvação de forma susinta e simples para a compreensão dos pequenos.
Dinâmica: O Pirulito
Material: Meias calças usadas e 1 pirulito para cada evangelizando.
Cada evangelizando é amarrado com as meias de nilon, as mãos para trás, somente as mãos. O aluno ganha 1 pirulito com as mãos amarradas. Após todos estarem amarrados e com os respectivos pirulitos nas mãos, a profe pede que comam os pirulitos.
Logo, os evangelizandos vão perceber que não é possível comer o pirulito com as mãos amarradas para trás. Deixar até que um deles resolva pedir ajuda aos seus coleguinhas. Todos vão perceber que será possível comer o pirulito se alguém ajudar a abrir o papel e colocar na boca do colega.
Esta dinâmica serve para trabalhar com eles os sentimentos de solidariedade, bondade, caridade e egoísmo.
Após a dinâmica explicar aos alunos a passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 15 Fora da Caridade não há salvação de forma susinta e simples para a compreensão dos pequenos.
Atividade: Máscaras de Flores
by Juliane
Material necessário: Cartolina (1 para cada 2 evangelizandos), canetinhas hidrocores e barbate ou
elástico para prender a máscara.
Cada um de nós é uma flor no jardim de Deus, vamos espalhar o melhor perfume que há em nós
para ajudar o próximo.
Vamos fazer máscaras de flor, Desenhe em 1/2 cartolina ou em 1 inteira se preferir, colorida
conforme o exemplo abaixo para desenhar as máscaras de flores.
Em cada pétala, pedir ao aluno que desenhe o evangelizando praticando uma atitude positiva com o
próximo. Cada aluno confeccionará sua própria máscara.
Ao final, tire uma foto da turma utilizando as máscaras e se possível faça cópias para cada um, para
entregar na próxima aula para ficar registrado e lembrar de ser uma flor no jardim de Deus.
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