domingo, 17 de fevereiro de 2013

História


 
 

Valorização da vida

Certa vez, Américo, um rapaz muito jovem ainda, bastante trabalhador, de um pequeno negócio, conseguiu crescer e ganhar dinheiro comprando e vendendo mercadorias. Tanto ele trabalhou expandindo o seu mercado que, poucos anos depois, estava rico.
Todavia, Américo entusiasmado com o dinheiro fácil que lhe  vinha  às  mãos,  não  pensava  em
nada, a não ser enriquecer cada vez mais. Seu pai, Antonio, preocupado, o alertava sempre dizendo:
— Meu filho, o que adianta você ganhar tanto dinheiro se não tem tempo para mais nada? A riqueza material não é tudo na vida! Você tem saído para se divertir um pouco? Tem orado?  
Ao que Américo retrucava, dando uma risada:
— Papai, o dinheiro não é tudo, mas compra qualquer coisa. Preciso construir meu futuro enquanto sou jovem! Não se preocupe, quando sobrar tempo eu faço uma prece. Quanto a divertimento, o trabalho já me dá muita satisfação.
O pai olhava-o, sério, cheio de piedade.
Algum tempo depois, Américo conheceu Celeste, uma moça muito bonita, e em pouco tempo estavam casados. Logo nasceu Aline, um lindo bebê.
Aline foi crescendo em graça e beleza, para encanto de todos. Todavia, apesar de amar muito a filha, Américo não tinha tempo para ela nem para a esposa.
O avô era o grande companheiro e amigo de Aline, pois, quando a menina pedia para o pai levá-la para passear, ele respondia:
— Não posso, filhinha, preciso trabalhar. Mamãe ou vovô levam você, está bem?
A menina ficava triste porque amava profundamente aquele pai que nunca tinha tempo para ela.
Embora sua opinião não tivesse valor para o filho, Antonio certa ocasião lhe disse:
— Meu filho, a vida está passando e você nem percebe. Não encontra tempo para nada, nem para sua família, nem para a religião e muito menos para você. Jesus foi bastante claro quando disse: Que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? [1]
Mas Américo ouvia o pai sem dar importância às suas palavras. Um dia Aline queria ir ao cinema e o pai não pôde levá-la. Como Celeste estivesse ocupada, o avô acompanhou a neta. Porém, mal tinham saído de casa, quando ao atravessar uma avenida, veio um carro em alta velocidade, passou pelo semáforo com o sinal fechado e atropelou Aline, que foi arremessada para o alto, caindo no asfalto. O avô, ao perceber que o carro ia avançar o sinal, ainda tentou segurá-la, porém não deu tempo.
 
Tudo foi muito rápido. Alguém chamou a ambulância, que veio em poucos minutos, enquanto as pessoas se aglomeravam para ver o que havia acontecido.
O pai avisou Américo. Logo ele e Celeste chegaram ao hospital para onde Aline tinha sido
levada. Desesperados, os pais choravam. Quando o médico entrou na sala, Américo fez questão de dizer:
— Doutor, faça tudo o que puder por minha filha. Dinheiro para nós não é problema. Eu pago o que precisar para que minha filha fique boa! Qualquer quantia!
— Acalme-se, Américo. Dinheiro não é tudo na vida. Acabei de examiná-la. A menina precisa ser submetida a uma cirurgia. Depois voltarei a falar com vocês — disse o médico, encaminhando-se rapidamente para o centro cirúrgico.   
Aproveitando que estavam sozinhos, Américo perguntou ao pai como acontecera o acidente e Antonio contou, finalizando:
— Não deu tempo para nada, filho! Foi tudo muito rápido! Vamos orar. Confio que Deus, que é Pai, não deixará de nos socorrer nesta hora de grande aflição. 
Américo ouviu, mas manteve-se calado. Havia tantos anos que não orava que nem sabia mais como fazer uma prece! Naquela sala de espera, enquanto aguardava, Américo começou a falar em voz alta, chorando:
— Que adiantou trabalhar tanto, sacrificar-me, ganhar tanto dinheiro, se agora posso perder minha filhinha querida, o sol da minha existência? Se ela morrer, nada mais vai me importar. Nada.
 
Antonio aproximou-se do filho, colocou a mão no seu ombro, confortando-o:
— Meu filho, tenha confiança! O importante agora é elevarmos nosso pensamento a Deus, suplicando seu amparo para nossa querida Aline, que está precisando.
E ali, de mãos dadas, Celeste e Américo
acompanharam a oração que Antonio fez pedindo a Deus que salvasse aquela criaturinha tão adorável, que agora estava passando por uma cirurgia, de modo que seu estado não fosse grave e que ela pudesse ficar logo recuperada.
Algum tempo depois, o médico voltou informando que a cirurgia fora um sucesso, que Aline estava bem e logo poderia ir para o quarto. Eles agradeceram ao médico e se abraçaram, aliviados e felizes. Na manhã seguinte, o pai beijou Aline e disse:
— Filhinha, perdão por todas as vezes que não lhe dei atenção. A partir de hoje, vou dedicar-me mais à nossa família, que é tão importante e que eu relegava ao abandono correndo atrás de dinheiro. Tudo vai mudar, eu lhe prometo!
Abraçaram-se, emocionados, e Américo pediu:
— Vamos orar a Jesus para agradecer-lhe por ter atendido nosso pedido?
                                              
MEIMEI

(Recebida por Célia X. de Camargo em Rolândia-PR, aos 28/01/13.)
http://www.oconsolador.com.br/ano6/299/espiritismoparacriancas.html

Nenhum comentário: