" A missão do Espiritismo é Evangelizar! Quando Ensina - Transmite! Quando Educa - Disciplina! Quando Evangeliza - Salva!" Amélia Rodrigues
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Falando de Desencarnação para Crianças
Falando de desencarnação para crianças pequenas
Às vezes não nos sentimos à vontade ou não encontramos facilidades em falar sobre desencarnação com nossas crianças. Porém, sabe-se que o espírito que habita aquele corpo infantil, estará apenas recordando o plano espiritual de onde partiu antes de reencarnar. Esses corações infantis estão vivenciando no mundo atual dores até pouco tempo desconhecidas nesta idade, como nos disse Chico Xavier, no livro A terra e o semeador.Torna-se portanto, imprescindível, falar de Doutrina Espírita para os seres queridos que retornam à carne e com simplicidade também esclarecermos sobre a desencarnação, algo tão presente em nossas vidas. As crianças convivem com a morte no dia-a-dia, seja na natureza (O por do sol e a aurora do outro dia), pequenos insetos que vencem sua trajetória material, animaizinhos domésticos que despertam, antes de partir, tanto amor de seus pequenos donos e até a saudade de pessoas queridas como a vovó ou o vovô, de quem já se despediram. Falar de desencarnação é falar também de outra Lei Divina- a Imortalidade da alma. Trazer a esperança e o consolo aos corações que se sentem constrangidos à separação, compreendendo que é momentânea, faz parte da sala de aula da Evangelização Infantil.
Emmanuel nos ensina, no Livro O Consolador, da FEB, que “Desencarnar é mudar de plano, como alguém que se transferisse de uma cidade para outra, aí no mundo, sem que o fato lhe altere as enfermidades ou as virtudes com a simples modificação dos aspectos exteriores.” Portanto, é com naturalidade que esclareceremos às crianças que a vida futura é a continuação da vida terrena.
Jesus, após o calvário nos dá provas reais de que a morte não existe. Para compreendermos melhor e sofrermos menos, é necessário confiar nas palavras do Mestre, seguindo humildemente a fé em Deus exemplificada por Ele.
PLANO DE AULA (Jardim - 4 a 6 anos)
OBJETIVOS:
Ø Compreender que a desencarnação é a mudança do plano material para o plano espiritual.
Ø Reconhecer a bondade e justiça Divina na imortalidade da alma.
Ø Desenvolver a fé de que a morte não existe e que a vida continua para o espírito.
INCENTIVO:
Você poderá riscar o jogo AMARELINHA tendo o cuidado de colocar no início a palavra TERRA e ao final PLANO ESPIRITUAL. Brincar por alguns momentos com as crianças. Desenvolver as idéias:
- De onde estamos partindo?
- Onde chegaremos?
- Perceberam que alguns colegas chegam antes e outros só mais tarde?
- O que significa PLANO ESPIRITUAL?
- Como se chama esse fenômeno de sairmos da Terra e irmos morar no Plano Espiritual?
FALANDO DE JESUS PARA A CRIANÇA
Você, querida criança, está reencarnada em seu corpinho de carne e seu espírito só deixará este corpinho quando Deus quiser que assim seja.E com as outras pessoas não será diferente.Tenha a certeza de que a vida continua. Jesus vive!...Essa certeza nos foi dada por Ele quando apareceu a Maria Madalena após sua crucificação e aparente morte.
Assim como Ele, viveremos também. Aproveite a sua reencarnação. Ajude, trabalhe, confie em Deus e faça o bem para que quando regressar ao plano espiritual, você chegue coberto de amor e luz.
Vamos observar a natureza? (se possível levar as crianças para fora da sala e mostrar o sol).
_ Aquele sol maravilhoso todos os dias se esconde de nós, dando-nos a impressão de que morreu. Porém o que acontece na manhã seguinte!?? Renasce esplendoroso e feliz em continuar seu trabalho.
(Voltar para a sala de aula e apresentar com recursos atraentes outro exemplo da natureza: A lagarta e a borboleta.Ex de recurso: Avental e colagem dinâmica no avental com figuras de feltro mostrando a lagarta, o casulo e a borboleta. A borboleta nasce de pequeno ovo, transforma-se na lagarta comilona, dorme o sono da mudança radical e após a morte aparente...surge a borboleta de extraordinária beleza.
CONTANDO UMA HISTÓRIA
Narrar a história do livro “A vovó sabe tudo” de Jaci Morelli com o próprio avental servindo de flanelógrafo para os personagens ou outro recurso.
AVALIAÇAO: Tarefa extraída da Cartilha Aprendendo com Jesus, Jardim II (5 anos) da Ed. Auta de Souza (www.editoraautadesouza.com.br)
http://www.revistaautadesouza.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Maravilhosa aula Virgínia! Continue essa tarefa grandiosa de formiguinha que Jesus lhe abençoe...
Postar um comentário