terça-feira, 30 de agosto de 2011

Postagens atuais

Amigos Evangelizadores...
Essas são algumas postagens de hoje na Página de Atividades e Artes... Foram retiradas da Internet, e são idéias fáceis de  serem realizadas. São lindas e tenho certeza que as crianças vão adorar faze-las na Laborterapia. Então vá até à pagina e veja o Passo-a-Passo. Abraços.







Borboletas


Borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
Pretas
Brincam na luz
As belas borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas

Borboletas azuis
Gostam de brincar na luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas

E as pretas então
Oh, que escuridão !

Vinícius de Moraes


Jesus nos disse...
"Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei..."
 (São Mateus, cap. XI, v. 28, 29 e 30)

"[...] O devotamento e a abnegação são uma prece contínua, e encerram um ensinamento profundo; a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, ao invés de reclamar contra as dores, os sofrimentos morais que são, neste mundo, o vosso quinhão. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que vos impõem a caridade e a humildade. O sentimento do dever cumprido vos dará o repouso do Espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se asserena e o corpo não tem mais desfalecimento, porque o corpo sofre tanto mais quanto o espírito está mais profundamente atingido."
(O ESPÍRITO DA VERDADE, Havre, 1863 - O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, ítem 8)


Para seguirmos Jesus e sermos verdadeiramente cristãos, não deveremos ter e passar a idéia às nossas crianças e outros,  de que os sentimentos de sobriedade, de introspecção, a falta de sorriso e  de alegria são necessários para que sejamos realmente seguidores de Jesus. Ele veio para que "tivéssemos VIDA, e VIDA em ABUNDÂNCIA". Portanto, companheiros de ideal, o sorriso no rosto é essencial em todos os setores de nossa Casa Espírita, principalmente na Evangelização Infantil! É ele que trará a vontade de estarmos sempre juntos em carinho fraternal.  Abraços!



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Sono


O que acontece conosco quando dormimos?

Para entender o que acontece conosco durante o SONO, precisamos saber que todos nós temos três partes:

Somos
ESPÍRITO

Ser inteligente que existia antes do corpo e que continua a existir depois dele.

Temos um
PERISPÍRITO

Também chamado de corpo energético ou bioplásmico, invisível no estado normal.

Temos
um CORPO

Organismo de matéria visível ao qual o Espírito fica ligado durante toda a sua encarnação.

Nosso corpo precisa dormir, mas nós, Espíritos, não.
O PERISPÍRITO é uma ligação elástica, flexível, com o corpo. Isto é, ele pode se esticar, permitindo que o Espírito se afaste.

Então, enquanto o corpo descansa, o Espírito pode se libertar parcialmente do seu corpo.
O Espírito aproveita estes momentos para:

.passear pelo espaço;
.trabalhar e estudar no Mundo Espiritual;
.comunicar-se com outros Espíritos;
.ver à distância e através dos objetos opacos;
.recordar seu passado e, algumas vezes, prever o futuro.

Quando acordamos, guardamos algumas lembranças do que experimentamos durante o sono. Estas lembranças são os SONHOS.

Referência:www.edicoesgil.com.br

Falando de Desencarnação para Crianças



Falando de desencarnação para crianças pequenas

Às vezes não nos sentimos à vontade ou não encontramos facilidades em falar sobre desencarnação com nossas crianças. Porém, sabe-se que o espírito que habita aquele corpo infantil, estará apenas recordando o plano espiritual de onde partiu antes de reencarnar. Esses corações infantis estão vivenciando no mundo atual dores até pouco tempo desconhecidas nesta idade, como nos disse Chico Xavier, no livro A terra e o semeador.Torna-se portanto, imprescindível, falar de Doutrina Espírita para os seres queridos que retornam à carne e com simplicidade também esclarecermos sobre a desencarnação, algo tão presente em nossas vidas. As crianças convivem com a morte no dia-a-dia, seja na natureza (O por do sol e a aurora do outro dia), pequenos insetos que vencem sua trajetória material, animaizinhos domésticos que despertam, antes de partir, tanto amor de seus pequenos donos e até a saudade de pessoas queridas como a vovó ou o vovô, de quem já se despediram. Falar de desencarnação é falar também de outra Lei Divina- a Imortalidade da alma. Trazer a esperança e o consolo aos corações que se sentem constrangidos à separação, compreendendo que é momentânea, faz parte da sala de aula da Evangelização Infantil.

Emmanuel nos ensina, no Livro O Consolador, da FEB, que “Desencarnar é mudar de plano, como alguém que se transferisse de uma cidade para outra, aí no mundo, sem que o fato lhe altere as enfermidades ou as virtudes com a simples modificação dos aspectos exteriores.” Portanto, é com naturalidade que esclareceremos às crianças que a vida futura é a continuação da vida terrena.

Jesus, após o calvário nos dá provas reais de que a morte não existe. Para compreendermos melhor e sofrermos menos, é necessário confiar nas palavras do Mestre, seguindo humildemente a fé em Deus exemplificada por Ele.

PLANO DE AULA (Jardim - 4 a 6 anos)

OBJETIVOS:

Ø Compreender que a desencarnação é a mudança do plano material para o plano espiritual.

Ø Reconhecer a bondade e justiça Divina na imortalidade da alma.

Ø Desenvolver a fé de que a morte não existe e que a vida continua para o espírito.

INCENTIVO:

Você poderá riscar o jogo AMARELINHA tendo o cuidado de colocar no início a palavra TERRA e ao final PLANO ESPIRITUAL. Brincar por alguns momentos com as crianças. Desenvolver as idéias:

- De onde estamos partindo?

- Onde chegaremos?

- Perceberam que alguns colegas chegam antes e outros só mais tarde?

- O que significa PLANO ESPIRITUAL?

- Como se chama esse fenômeno de sairmos da Terra e irmos morar no Plano Espiritual?

FALANDO DE JESUS PARA A CRIANÇA

Você, querida criança, está reencarnada em seu corpinho de carne e seu espírito só deixará este corpinho quando Deus quiser que assim seja.E com as outras pessoas não será diferente.Tenha a certeza de que a vida continua. Jesus vive!...Essa certeza nos foi dada por Ele quando apareceu a Maria Madalena após sua crucificação e aparente morte.

Assim como Ele, viveremos também. Aproveite a sua reencarnação. Ajude, trabalhe, confie em Deus e faça o bem para que quando regressar ao plano espiritual, você chegue coberto de amor e luz.

Vamos observar a natureza? (se possível levar as crianças para fora da sala e mostrar o sol).

_ Aquele sol maravilhoso todos os dias se esconde de nós, dando-nos a impressão de que morreu. Porém o que acontece na manhã seguinte!?? Renasce esplendoroso e feliz em continuar seu trabalho.

(Voltar para a sala de aula e apresentar com recursos atraentes outro exemplo da natureza: A lagarta e a borboleta.Ex de recurso: Avental e colagem dinâmica no avental com figuras de feltro mostrando a lagarta, o casulo e a borboleta. A borboleta nasce de pequeno ovo, transforma-se na lagarta comilona, dorme o sono da mudança radical e após a morte aparente...surge a borboleta de extraordinária beleza.

CONTANDO UMA HISTÓRIA

Narrar a história do livro “A vovó sabe tudo” de Jaci Morelli com o próprio avental servindo de flanelógrafo para os personagens ou outro recurso.

AVALIAÇAO: Tarefa extraída da Cartilha Aprendendo com Jesus, Jardim II (5 anos) da Ed. Auta de Souza (www.editoraautadesouza.com.br)

http://www.revistaautadesouza.com

Aprenda a Desenhar


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prece e Doutrina Espírita


A PRECE

Texto retirado do blog  lubeherabord.blogspot.com. Nossos agradecimentos desde já `Tia Lu que tanto contribui  com a expansão e melhoria de Evangelização Espírita Infantil no Brasil e no Mundo. 
        Antonia e Jade eram grandes amigas. Jade já tinha ido várias vezes dormir na casa de Antonia, mas essa era a primeira vez que Antonia dormiria na casa de Jade.
         Ambas estavam supercontentes, e brincaram a tarde toda, divertindo-se muito.
         Ao anoitecer, tomaram banho e logo estavam sentadas à mesa, junto com o restante da família de Jade: o pai, a mãe, Charles e Carlos, irmãos da amiga.
         Quando Antonia ia começar a comer, a mãe de Jade perguntou:
         - Quem vai fazer a prece?
         Jade prontamente aceitou o convite e fez uma bela oração de agradecimento pela comida, pela família e pelos amigos. Antonia percebeu que ninguém juntou as mãos ou fez o sinal da cruz para orar, mas nada disse.
         O jantar estava delicioso, organizado por seu Airton, pai de Jade. Arrumar a mesa e lavar a louça era tarefa das crianças e Antonia ajudou.
         Depois, quando Antonia e Jade ficaram sozinhas, a menina perguntou:
         - Vocês sempre fazem preces antes de comer?
         - Sim – explicou Jade. Temos muito a agradecer, você não acha?
         Antonia concordou. Jade continuou:
         - Antes eram meus pais que faziam a prece, mas eles fazem preces muito compridas, e a gente ficava com fome, esperando a prece terminar. Então, eu e meus irmãos combinamos que sempre um de nós vai fazer a prece. Foi assim que aprendemos. Sei que minha mãe gosta que façamos a oração porque, enquanto falamos, mesmo de olhos fechados ela sorri e balança a cabeça. Você não viu? E Jade imitou o gesto afirmativo da mãe.
         As meninas puderam brincar até mais tarde naquela noite, pois não teriam aula no dia seguinte. Perto da meia-noite seu Airton avisou que teriam quinze minutos para encerrar as brincadeiras e ir dormir. Assim, os meninos terminaram o jogo que disputavam no micro e as garotas recolheram os brinquedos espalhados pela sala.
         As meninas conversavam baixinho no quarto quando dona Augusta veio dar boa noite.
         - Já fizeram a prece antes de dormir?
         Ante a resposta negativa, a mãe, então, orou com as garotas, agradecendo pelo dia e pedindo uma boa noite de sono, e que elas pudessem encontrar o anjo da guarda durante o sono, a fim de receberem bons conselhos.
         Quando terminaram, Antonia não se conteve e perguntou:
         - Vocês não juntam as mãos, não se ajoelham, não fazem o sinal da cruz para rezar?
         Jade, educada desde pequena na Doutrina Espírita, não entendeu a pergunta, mas a mãe respondeu:
         - Na Doutrina Espírita não temos rituais, por isso não temos uma posição específica para orar, e não ajoelhamos, não juntamos as mãos, nem fazemos o sinal da cruz. Também não usamos velas, nem imagens de santos. A prece é uma conversa com Deus e não precisamos de gestos especiais ou rituais para conversar, você não acha? O que importa é o sentimentos que temos no coração.
         Antonia fez que sim com a cabeça, revelando que entendeu o motivo porque na casa de Jade não havia santos, nem altares, nem velas.
         Em seguida, Dona Augusta contou uma das muitas histórias que sabia sobre Jesus, embalando o sono das meninas, ao mesmo tempo que ensinava a elas um pouco mais sobre o Mestre amado, com lições que poderiam auxiliá-las nos momentos de dificuldades.
Claudia Schmidt

http://lubeheraborde.blogspot.com/


PETECA DE EVA


Fonte: Professor Sassá


Balões Coloridos - Muita Alegria!!!




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Florzinha Mimosa


A Florzinha MIMOSA


Esta criação é de jacirinha.blogspot.com. Faz a sugestão de construção e doação de uma florzinha, por causa da Primavera que se aproxima. Os evangelizadores podem aproveitar e aplicar uma aula bem colorida e cheia de borboletas, pássaros, flores, frutos, árvores, etc... lembrando que quando Jesus ia Encarnar, a Terra se enfeitou para esperá-lo; e a Natureza contribuiu nessa homenagem, produzindo flores e frutos em abundância, como nos contaram vários autores espirituais; estas informações encontram-se também, no livro Maria de Nazaré, de Miramez - João Nunes Maia. 

Para sombrear use giz cera ou pastel seco.




Para confeccionar este projetinho, você vai precisar de: 1 pirulito, eva, fita de cetim,olhinhos móveis e botão decorado.




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

EFAS Frutal-MG 2011



AGRADECIMENTO AO ENCONTRO FRATERNO - FRUTAL/MG- 2011

Quero muito agradecer a todos que auxiliaram para que este Encontro Fraterno maravilhoso acontecesse, em especial aos mentores queridos e  a Auta de Souza e sua equipe. Tenho certeza de que todas aqueles que participaram, sejam encarnados ou não, saíram dele levando muitos esclarecimentos, muita realização e também muitas energias novas. As vibrações positivas e preces exercitadas pelos companheiros da sustentação, foram essenciais para a manutenção do equilíbrio e da alegria no recinto. A evangelização infantil foi de um carinho e desempenho excelentes. As aulas muito ensinaram e distribuíram forças para os participantes motivando-os na continuidade do trabalho íntimo de renovação e na divulgação da doutrina espírita. A Alegria Cristã  fez jus a essa designação, pois distribuiu tanto ânimo e felicidade que nem dava vontade de parar de cantar. E a alimentação então, que gostosura! Aquelas que cozinharam, também deixaram seus fluidos positivos em tudo que comemos. As turmas da Disciplina, da Comissão Central, da Relação Fraterna e dos Postos de Assistência sempre eficientes e acolhedores. Sei que muitos ajudaram nos bastidores deste evento, por isso também endereço a eles o meu e o nosso "muito obrigado". Aproveito esse espaço para que fique registrado o quanto o trabalho de vocês, companheiros do coração e de ideal, atingiu o objetivo almejado. Que Deus e Jesus continuem abençoando a este grupo coeso e fraterno! Boa continuidade de trabalho!!! Abraços fraternais!








Bebês e já participantes do Encontro Fraterno... é o Mundo de Regeneração, não?






Também pequeninos... e já estudiosos!


"Deixai vir a mim as criancinhas!..." Jesus assim o disse, e aí estão algumas delas!


Jovenzinhos aprendendo bem para bem saberem escolher!
Quanta Alegria!!!

Momento dos mais gostosos! Obrigada às colaboradoras da cozinha! Mãos abençoadas!!
Alegria Cristã no Posto de Assistência Cássio Siqueira Campos. Tudo de bom!
Companheiros queridos - Trabalhadores da Vibração Fraterna!

Curso que tanto me acrescentou! Pura emoção!