terça-feira, 31 de julho de 2012

Crônica - Se...


Se ...
... eu fosse uma bolha de sabão, pelo vento me deixaria levar... suavemente.
Passaria pelo ar... por onde passasse.
A tudo e todos iria observar... e, quando tudo aprendesse, e não mais tivesse lugares a visitar... E, quando  muitos me vissem, e alguns até se alegrassem por me ver passar, tentando algumas vezes até me alcançar... como num passo de mágica, eu silenciosamente iria desintegrar...
Meus conhecimentos se misturariam com o ar. E às nuvens iriam se juntar... o resto de mim, transformado em minúsculas gotas de água, cairiam na Terra e sobre as pétalas das rosas... sob a luz do luar... iriam repousar, cada vida parece longa, mas em relação à eternidade tem a duração de uma bolha de sabão... 
Aproveite a sua existência... tenha paz e alegria em seu coração... você vale e pode muito!... mais do que uma simples Bolha de Sabão. 


Texto Intuitivo e  Arte de Ricardo Jansen
Jornal Evangelho e Ação - Julho/97

sábado, 28 de julho de 2012

Arte e Espiritismo - Porta Recados


Aula - Saúde

CUIDANDO DA SAUDE

Objetivo:

Certificar os principais cuidados para a conservação da saúde integral.

ATIVIDADES:

1-Desenvolver uma atividade bem dinâmica com as crianças.

2-Brincar de ouvir o coração.

Após a atividade, pedir que as crianças coloquem a mão no peito e sintam o coração batendo forte.

Depois pedir que façam o barulhinho igual às batidas do coração.

Em seguida, fazer um breve relaxamento com as crianças deitadas em esteiras ou colchonetes.

Após o relaxamento pedir que novamente coloquem a mão no peito e sintam as batidas do coração, reproduzindo agora o novo ritmo.

3- Contar: A história de um
coração, utilizando os recursos das figuras e do tambor, ou objeto similar, para demonstrar o som das batidas do coração.

Observação: As figuras 1,4 e 6 são feitas através de dobradura conforme modelos no anexo 1


A HISTÓRIA DE UM CORAÇÃO

Fig.1- Esta é a história de um coraçãozinho chamado Dedé.
O Dedé bate dentro do peito do Pedrinho: Tum... Tum... (tocar o tambor)




Fig.2- Todas as vezes que o Pedrinho brinca de correr com os amiguinhos, o Dedé bate bem depressa: Tum-Tum, Tum-tum, Tum-tum (batida bem rápida).
E sempre que o Pedrinho fica calminho, o Dedé tambem fica calminho: Tum...Tum...Tum... (fazer batida bem lenta).
Uma vez, o Pedrinho estava gritando, com muita raiva!




Fig.3- Logo o Pedrinho ficou todo vermelho e depois ficou com dor de barriga!


Fig.4- O Dedé começou a passar mal.
Mas o Dedé fica bem quando o Pedrinho faz coisas boas.


Fig.5- Ontem Pedrinho ajudou a mamãe.
A mamãe ficou feliz... O Pedrinho ficou feliz...
E o Dedé?

Fig.6- Também ficou muito feliz!

Concluir que:
Sempre que estamos calmos, o coração bate calmo também.
Quando ficamos zangados, o coração bate diferente.
Todas as vezes que o coração bate calmo e feliz, o nosso corpinho ganha de presente... saúde.
Se estou sempre zangado e meu coração fica batendo sempre diferente, posso ficar doente.

Com antecedência tirar cópias e recortar os corações, dando uma cópia para cada criança. Pedir que as crianças enfeitem o coração como desejarem (colagem, giz de cera...).

Pedir que na rodinha, quietos e em silencio, coloquem a mão junto do coração e repitam:

peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com

sábado, 14 de julho de 2012

Sugestoes para Brincar - 2 anos - Dentro de Casa

1)Brincadeiras: Brincar de casinha


Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta
FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo
Ilustrações Daniel Lourenço
Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Também vale usar aquelas cabanas prontas, fáceis de montar. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.



Ilustrações Daniel Lourenço
2) Brincadeiras: Brincar com tinta
Você pode comprar telas ou variar os tipos de papel para as crianças pintarem
Redação Crescer
Nas primeiras vezes que você oferecer tinta e papel a seu filho, nem vai dar tempo de propor nenhuma atividade diferente – a possibilidade de colocar o pincel ou os dedos na tinta já é estímulo suficiente. Mas, conforme ele vai crescendo, é possível sugerir o que ele vai pintar. Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel kraft, tecido ou ainda uma folha de papel canson, um tipo mais sofisticado que pode render bons resultados se o que você está imaginando é colocar o trabalho na parede.
A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.
3) Brincadeiras: Fazer um mosaico
Vale criar figuras ou imagens abstratas com cores e formas diferentes
FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo
Ilustrações Daniel Lourenço
O ideal é usar o EVA, uma espécie de emborrachado que é fácil manusear. Vocês podem cortar em pedaços de formas diferentes e de várias cores. Depois, pegue um papel mais grosso, como uma cartolina, um potinho com cola branca, um pincel e, junto com a criança, cole uma peça ao lado da outra, deixando 1 mm entre elas. Vale tudo: criar figuras ou imagens abstratas com cores e formas diferentes.


4) Brincadeiras: Ver as fotos da família


Além de ver as fotos antigas, você pode aproveitar e montar novos álbuns com as crianças
Redação Crescer
Ilustrações Daniel Lourenço
Seu filho vai achar um barato ver suas fotografias de quando era pequena, dos avós, das viagens e, claro, dele mesmo. É um momento de recordação para vocês dois e muito importante para a criação da identidade dele, entender como cresceu, quem é sua família. Para a brincadeira continuar, vocês podem renovar o álbum ou criar novos: a criança vai adorar participar. 







5) Brincadeiras: Livros, livros e mais livros

Repetir os mesmos livros não tem o menor problema. As crianças adoram
Angela Senra
Ilustrações Daniel Lourenço
Se as crianças ainda não sabem ler, leia para elas. Você pode começar pelos livros-brinquedos ou pelos contos clássicos. Invista na dramatização, em tons de voz diferentes, caras e bocas. Não tem problema repetir: elas adoram, pois a cada vez que escutam, descobrem um novo elemento. Se já sabem ler, sugira que um leia para o outro. E escolha um canto da casa iluminado e aconchegante!











Dicas de Blog - Férias

FÉRIAS. E AGORA?

Para quem fica em casa, ou não tem recreacionistas à disposição todos os dias sabem que as férias são só pras crianças. Mas nem tudo está perdido, existem muitas lojas, brinquedotecas, clubes e escolas que oferecem algumas atividades para as crianças no mês de julho.
Entretanto, se você também não for fazer nada neste mês, porque não aproveitá-lo com seu filho? Deixe as atividades vindas de terceiros apenas para dias em que você realmente tiver um compromisso.
Ficar a sós com a criança, planejar certas atividades e brincadeiras são exemplos de momentos em que você pode descobrir muitas capacidades novas em seu pequeno.
Além daquelas dicas básicas como passeios: cinema, teatro, parque. Você também pode planejar um dia na cozinha com seu filho, no qual ele ajudará na elaboração de algum prato (vamos tentar pender pro lado saudável, ok?).
Se você tiver uma menina, pode proporcionar a ela um dia de beleza. Pintar as unhas, hidratar e fazer penteados e, dependendo da idade, até uma maquiagem!!
Além dos zoológicos em algumas cidades, também existem aquelas mini-fazendas. Estas são excelentes para passar um dia em contato com a natureza e animais.
Fazer um piquenique no quintal de casa, na área comum do prédio, em uma praça ou em um parque também é válido. Envolva a criança deste os preparativos, separar toalhas, guardanapos, copos etc. Também solicite ajuda para escolher e preparar os alimentos.
E ir a feira, também pode? Pode e muito. Hoje em dia, são poucas as crianças que tem contato ou que já foram a uma feira livre. Leve seu filho, mostre as barracas, como elas são ordenadas e quem sabe este não é um momento para fazer com que a criança entre em contato com novos legumes, frutas e verduras? (visita à mercados municipais também valem).
Entrar em contato com os transportes públicos também podem resultar em um ótimo passeio. Leve a criança para andar de ônibus, trêm e/ou metrô. Só se atente para os horários de pico, mas estas idéias são ótimas e agradam muito as crianças.
Organize um encontro com os amigos de seu filho. Faça um convite para passarem algumas horas (apenas algumas) em sua casa e programe com a criança o que será feito!
Além disso tudo, ainda temos livros de colorir e passatempo, dvds e revistas voltadas para as crianças (lógico que tudo dependendo da idade).

Dicas de Blog - Quadros de Rotina

DESCUBRA COMO AJUDAR A CONTROLAR A 

ANSIEDADE DE SEU FILHO

DescubracomoajudaracontrolaraansiedadedeseuCrianças ansiosas muitas vezes não sabem como se expressar e lidar com situações que exigem paciência, espera e instabilidade.


Se nós, adultos, muitas vezes nos pegamos com ansiedade e agitação por não saber o que está por acontecer, quem dirá uma criança que ainda não tem maturidade emocional suficiente e bem estruturada para lidar com esse tipo de situação.
É por este motivo, que muitas crianças demonstram ansiedade ao fazer algo que gostam muito, quando são pega de surpresas com alguma coisa, ou quando não sabem o que vai acontecer.
Uma dica simples e fácil para tentar acalmar seu pequeno é fazer um quadro de rotina: nele você colocará, junto com a criança, tudo aquilo que será feito durante o dia. Desta forma, ela já estará ciente de tudo e, consequentemente, irá desenvolver um melhor controle a esse respeito.
Neste quadro você colocará coisas como: tomar café, tomar banho, ir para a escola, brincar, hora de comer, dormir, passeio, parque etc.
Você pode fazer este quadro a partir de diferentes materiais e modelos.
Aqui vão alguns exemplos:
Esse modelo acima é comercializado por: http://www.petilola.com/2010/01/materias-de-decoracao-de-sala-2010.html
Este é bem delicado e de um jeito diferente e que chama atenção das crianças.
Fonte: http://ensinoeducativo.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

 
Este também é um modelo bem legal e feito em EVA.
Fonte: http://arteli-eva.blogspot.com/2010/04/quadro-de-rotina.html

Este modelo permite variar os desenho!
Fonte: http://meninahortela.blogspot.com/2010/03/arte-em-eva.html

Esse modelo permite explorar as cores e a ideia de usar pregadores é fantástica. Assim as crianças podem ajudar a montar a rotina do dia.
Fonte: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com/2012/02/quadro-de-rotina.html

 
Esse modelo pode ser feito com cartolina ou EVA e as plaquinhas podem ser colocadas com fita adesiva ou velcro!
Fonte: http://cantinhodarletecs.blogspot.com/2010/09/quadro-da-rotina-do-dia.html

 
Esse também foi feito em EVA e tem um formato diferente dos demais!
Fonte: http://artesdarachel.blogspot.com/2011/06/quadro-de-compromissos.html


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mensagem - André Luiz

MOCIDADE E VELHICE
André Luiz

Infância, juventude, madureza e velhice são simples fases da experiência material.

A vida é essência divina e a juventude é seiva eterna do espírito imperecível.
Mocidade da alma é condição de todas as criaturas que receberam com a existência o aprendizado sublime, em favor da iluminação de si mesmas e que acolheram no trabalho incessante do bem o melhor programa de engrandecimento e ascensão da personalidade.
A velhice, pois, como índice de senilidade improdutiva ou enfermiça, constitui, portanto, apenas um estado provisório da mente que desistiu de aprender e de progredir nos quadros de luta redentora e santificante que o mundo nos oferece.
Nesse sentido, há jovens no corpo físico que revelam avançadas características de senectude, pela ociosidade e rebeldia a que se confinam, e velhos na indumentária carnal que ressurgem sempre à maneira de moços invulneráveis, clareando as tarefas de todos pelo entusiasmo e bondade, valor e alegria com que sabem fortalecer os semelhantes na jornada para a frente.
Se a individualidade e o caráter não dependem da roupa com que o homem se apresenta na vida social, a varonilidade juvenil e o bom ânimo não se acham escravizados à roupagem transitória.
O jovem de hoje, pelas determinações biológicas do Planeta, será o velho de amanhã; e o ancião de agora, pela lei sublime da reencarnação, será o moço do futuro.
Lembramo-nos, porém, de que a Vida é imortal, de que o Espiritismo é escola ascendente de progresso e sublimação, de que o Evangelho é luz eterna, em torno da qual nos cabe dever de estruturar as nossas asas de Sabedoria e de Amor e, num abraço compreensivo de verdadeira fraternidade, no círculo das esperanças, dificuldades e aspirações que nos identificam uns com os outros, continuemos trabalhando.

(Do livro "Correio Fraterno", pelo Espírito André Luiz, Francisco C. Xavier)NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

Aula - Jesus - A Ovelha Perdida 2

Sugestões para a Parábola da Ovelha Perdida_

  Parábola da Ovelha Perdida,  pode ser estudada em Mateus 18.12-14 e Lucas 15.4-7.

Na Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que eu utilizo muito para preparar minhas aulas com as crianças, pela sua linguagem simples, clara e objetiva, esta parábola está escrita assim:

Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir.
Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
— Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
— Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la.
Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.
Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.”
— Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
Visuais – Aqui no blog já tenho postados alguns visuais sobre esta Parábola






Trabalhos Manuais – Pode ser confeccionado um dos Modelos de Máscara abaixo e fazer uma dramatização desta Parábola, que não é muito longa e por isso dá para fazer inclusive com Turmas como Maternal e Jardim.



Pode ser dada também esta Ovelhinha para as Crianças montarem.

Aula Jesus - A Ovelha Perdida




Versículo Chave, ou para Memorizar - Para visualizar o versículo principal da lição, os desenhos abaixo podem ser ampliados e podem ser trocadas as palavras dentro das ovelhinhas e referência bíblica, se for outro versículo.





karolpoerner.blogspot.com.b


sábado, 7 de julho de 2012

Artigo - Bullying


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo" afirma Cléo Fante(1). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio. 
(1)Educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ).
                                                                   Mais...
Cyberbullyng - A violência virtual
Na internet e no celular, menagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullyng ainda mais perverso.
                                                                         Mais...
Não deixe que os problemas os afastem dos seus filhos! 
Diálogo desde de cedo.
Permita que eles Falem! Ouça! 
Sem julgamentos. 
E oriente! 
SEMPRE!
                                                                       Elaine Saes